Lourenço. Foi este o nome que ambos escolheram quando abandonaram a entidade feminina com que nasceram. Mas muito mais os une. É que Lourenço Ódin Cunha e Lourenço Barcelos são velhos conhecidos. “Ele foi um dos miúdos que há oito anos, depois de eu entrar em ‘Casa dos Segredos’, me enviou mensagens a pedir orientações e conselhos. Desde essa altura que falamos com frequência, ainda há duas semanas estivemos a conversar. Mas não fazia ideia de que ele ia entrar no Big Brother!”, começa por revelar à TvMais Lourenço Cunha, ele que, em 2013, participou no reality show da TVI com o seguinte segredo: mudei de sexo este ano. O ex-concorrente, hoje com 39 anos, vê com bons olhos a entrada de Lourenço Barcelos no novo “BB”, pois acredita que, de alguma forma, poderá “passar o testemunho”. “Desde que participei tenho recebido centenas de mensagens, pedidos de opinião, de orientação de muita gente, e confesso que fico sem tempo para atender a todos com a atenção que estes casos merecem. Pode ser que, assim, o Lourenço e a sua história inspirem outros jovens e que ele também os possa ajudar”, conta-nos, revelando que, nos últimos anos, tem participado em inúmeras palestras, conferências e reuniões para contar a sua história, sempre “de forma gratuita”. “Faço-o porque acho que tenho esse dever, nunca cobrei nada”, frisa Lourenço Cunha.

“Ainda lhe falta tudo!”

Quando se apresentou aos espectadores da TVI, e também quando revelou aos colegas de programa que era transexual, Lourenço Barcelos, de 24 anos, disse que só lhe faltava a última cirurgia, referindo-se à parte da transformação dos genitais. Porém, isso é algo que não se faz numa só operação. “Quando ele diz que lhe falta essa cirurgia, quer dizer que lhe faltam cerca de 13 ou 14 pequenas cirurgias até ao fim do procedimento. Ou seja, ainda lhe falta tudo! Quando eu entrei já tinha feito quase 20 operações (agora já se fazem menos) e só me faltava a colocação da prótese. A única coisa que ele fez a nível cirúrgico foi a remoção dos seios, por isso, ainda tem um longo e duro caminho para percorrer. E digo longo e duro porque cá em Portugal, atualmente, este tipo de procedimentos está praticamente parado”, explica sobre as dificuldades que o estudante algarvio encontrará. Nos dias que correm é muito complicado fazer uma mudança de sexo no nosso país. “No serviço público não há consultas, não há operações, está tudo parado há vários anos, já antes da pandemia estava. Pelo privado há apenas um especialista dedicado à faloplastia, que é o meu médico, o dr. Décio, que não está a aceitar pacientes novos, está prestes a reformar-se e não tem sucessor”, diz. Quem precisa de fazer esta transformação tem de ir para fora. “Ainda há dias reencaminhei um miúdo para Londres, mas são cerca 125 mil euros. Se fosse em Portugal eram 30 mil.”

“O preconceito é inevitável”

Lourenço Ódin Cunha apoia a participação do jovem no reality show, mas, ressalva, “o preconceito é inevitável e não é preciso ser transexual para se sofrer com isso”. Um dos aspetos positivos foi o facto de, depois de ter estado no programa e ser reconhecido e chamado pelos colegas e pelos espectadores de Lourenço, nunca mais ninguém o tratou pelo nome feminino com que foi registado. “É muito duro quando ainda nos chamam pelo outro nome. É designarem-nos por uma coisa com a qual não nos identificamos. No meu caso, há mais de dez anos que me chamavam Ruca, mas ainda havia quem se referisse a mim pelo nome feminino. Após a ‘Casa dos Segredos’ acabou”, revela. Pode ser que o mesmo aconteça com Lourenço Barcelos, que, por vezes, ainda é chamado pelo seu nome feminino, Mafalda, principalmente pelo pai, que não aceitará muito bem a sua transformação. “Esta situação é muito complicada para todos, para nós, para as nossas famílias… É difícil para um pai e uma mãe entenderem e aceitarem. Felizmente, no meu caso, tive muito apoio deles, principalmente do meu pai, que até foi quem escolheu o meu segundo nome, Ódin.”

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Relacionados

Televisão

"Big Brother": Maria da Conceição já fez cirurgias plásticas

A concorrente de Valongo já se livrou, em duas ocasiões, de gordurinhas extra na barriga, e não descarta mexer no rosto para eliminar algumas rugas

Televisão

'Big Brother': Regina, a mãe de Lourenço fala sobre o processo de transformação, os custos e o passado

"É um bom filho, tudo aquilo que eu tenho”.

Televisão

"Big Brother": Lourenço revela que é transsexual aos outros concorrentes - Saiba quais foram as reações

O participante do Big Brother conta a sua jornada para os colegas da casa

Mais no portal

Famosos

Em dia de aniversário, recorde 27 fotos da carreira de Carolina Carvalho

A atriz celebra nesta sexta-feira, 3 de dezembro, 27 anos

Televisão

Surpresa em “Para Sempre”: Pedro e Clara unem-se para tirar Lourenço da prisão

As emoções da novela da TVI

Famosos

Fernanda Antunes depois da Gala dos Sonhos: "A palavra que a Sara mais dizia era obrigada"

A mãe da cantora reagiu ao carinho do público depois da emissão especial

Televisão

"Big Brother" - Rui e Débora em missão: "Somos uns atores incríveis!"

Rui e Débora tentam enganar os colegas. Afinal a proximidade entre os dois concorrentes é uma missão.

Famosos

Fátima Lopes sobre a gala da Associação Sara Carreira: "Nunca vivi nada igual"

Depois de uma noite de emoções fortes a apresentadora assumiu que a condução do espetáculo foi uma experiência marcante na sua carreira.

Famosos

"Big Brother": Rita chora e ameaça desistir

Rita foi alvo de uma partida das colegas durante a noite… a situação foi longe demais e a jovem ameaçou deixar o programa da TVI.

Televisão

"Big Brother" - Saiba quem são os concorrentes preferidos e os mais odiados

A poucas semanas de se conhecer o grande vencedor, os internautas votaram para eleger os concorrentes da sua preferência e os que não convencem.

Famosos

"Gala dos Sonhos": O abraço emocionado de Fernanda e Tony

O ex-casal mantem-se unido um ano após a morte da filha

Famosos

"Gala dos Sonhos": Famosos aplaudem solidariedade dos portugueses

O valor angariado durante a gala superou os 200 mil euros

Famosos

Patrícia Candoso anuncia gravidez com vídeo amoroso. Ora veja!

Aos 40 anos, a atriz prepara-se para reviver as delícias da maternidade

Televisão

Tensão em “A Serra”: Domingos e Rosalinda mentem em tribunal

As emoções da novela da SIC

Famosos

Cláudia Vieira partilha imagens do segundo aniversário de Caetana

A bebé nasceu a 1 de dezembro.