Depois de 55 anos de carreira e 76 de vida, Marco Paulo está no epicentro de uma guerra de canais de televisão. O artista, que tem uma parceria com a SIC até ao final de abril e tem sido um convidado habitual dos programas da estação de Paço de Arcos, foi alegadamente convidado pela TVI para “mudar de casa”. Cristina Ferreira e o seu braço-direito, João Patrício, foram à residência do artista, nos arredores de Sintra, e o momento foi registado por um jornal nacional. O cantor chegou a dizer à nossa revista que se deu muito bem com a apresentadora, que, aliás, admira. “Conversámos, divertimo-nos muito e tirámos muitas fotografias.” O namoro da TVI não ficou por aqui e, segundo o cantor, poucos dias depois almoçou com alguns responsáveis da administração nas instalações do canal. “Um chauffeur veio buscar-me e pôr-me em casa. O almoço foi muito agradável e obviamente que não falámos sobre os meus bonitos olhos”, diz. Em cima da mesa de negociações estaria, inclusive, a apresentação de um programa de televisão a bordo de um cruzeiro no Douro e a produção de uma série sobre a vida de Marco Paulo “desde bebé aos dias de hoje”, conta o artista. Depois destas conversas que Marco considera “blá-blá-blá”, o cantor ficou à espera de uma proposta escrita mas, em vez disso, saiu um comunicado que o artista classifica como “deselegante”. 

Desmentido oficial 

Enquanto todas estas notícias vinham a público, a TVI coloca a palavra do cantor, que, recorde-se, esteve doente com cancro de mama, em causa. No documento, intitulado “Desmentido oficial sobre interesse na contratação de Marco Paulo”, a TVI afirma: “Foi o cantor Marco Paulo que, por sua iniciativa, abordou a TVI no sentido de se disponibilizar para uma eventual colaboração com o canal e, a seu pedido, se realizarem reuniões com alguns dos responsáveis do grupo”. O documento ainda chega mais longe: “Não podemos deixar de manifestar a nossa estranheza, quando confrontados com fotografias públicas sobre esses momentos supostamente reservados, o que nos leva a crer que, por trás desta ação, poderá existir uma tentativa tosca e grosseira de especulação sobre o valor de mercado de Marco Paulo, num momento de negociação do seu contrato que possa estar a ocorrer com outro canal televisivo”. Em choque com este desfecho, o artista disse à nossa revista que era “mentira”. “Não fui eu que pedi à Cristina (de quem eu gosto muito) para cá vir a casa, nem fui eu que pedi para ir almoçar com a administração.” Em relação à sua possível jogada para aumentar o seu valor de mercado, Marco garante: “Nunca falei sobre dinheiro com ninguém, o que queria era um programa onde pudesse ser eu próprio”. E acrescentou: “Eu não estou à venda. Sou um homem livre e ninguém manda em mim”. Tudo isto tem deixado Marco “cansado e saturado” e, garante, sem dormir. “Fui metido numa guerra de audiências com a qual tenho nada a ver”, sublinha. 

Mistério aumenta  

“Havia uma vontade da TVI em ter o Marco Paulo porque, sempre que ele marcava presença em qualquer programa, as audiências eram boas”, começa por contar fonte próxima do processo à TvMais. “O primeiro contacto foi feito pela TVI, mas não pela Cristina Ferreira. No entanto, ela passou depois a estar envolvida no processo”, revela a mesma fonte. A versão é confirmada pelo próprio Marco, que recorda o momento em que foi abordado. “Durante a transmissão de um concerto meu na SIC, uma pessoa de outro canal ligou-me e disse-me que eu deveria estar noutra estação e não naquela”, afirma Marco. “É uma pessoa com quem já almocei e jantei e que me enganou desta vez”, acusa. A TVI finaliza o comunicado e também fica entendido que fecha as portas ao cantor. “Desejamos muita sorte a Marco Paulo na sua carreira, que merece de todos nós o maior respeito e reconhecimento, mas reafirmamos que não existe qualquer interesse, nem no presente nem no futuro, da parte da TVI, na sua contratação e eventual colaboração com o canal, evitando assim a continuidade de notícias meramente especulativas, lesivas e falsas”, escrevem.

A vez da SIC 

Durante este processo, o canal de Daniel Oliveira mostrou interesse em continuar a relação com o cantor. “A SIC também me contactou”, mas, apesar de Marco ter estado no programa “Júlia” no dia 29 de março para “contar toda a verdade”, não garantiu qualquer ligação mais concreta com a estação depois de abril. Apesar da insistência de Júlia Pinheiro, o artista estabeleceu a sua posição: “Só falo depois do contrato assinado”. Certo é que a série que o cantor quer fazer sobre a sua vida e que o está a “entusiasmar muito” já está a ser preparada para o canal de Paço de Arcos. Fonte próxima garante à TvMais: “Vai para a SIC generalista e para a Opto [sistema de distribuição digital] e vai estrear ainda em 2021, no final do ano”. O artista vai ter um papel preponderante na produção da história que promete ser gravada na sua terra, em Mourão, no Alentejo, e estará também envolvido na  escolha dos atores que vão dar vida à família de Marco e até dele próprio. “Vou emocionar-me muito”, confessa o intérprete de “Maravilhoso Coração”.

Adeus, programa

Com este desfecho, não há, desta forma e até ver, possibilidade de o cantor voltar à apresentação, como fez nos anos 90 na RTP1, quando conduziu “Dois Amores” e “Música no Coração”. Isso, garante, não o deixa menos feliz. “Não sou apresentador, sou cantor.” E é isso mesmo que pretende fazer em breve. Marco Paulo – que já anunciou, no início deste ano, que vai deixar a carreira em 2024 –está a preparar um concerto no dia 18 de setembro no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e outro em outubro no Campo Pequeno, em Lisboa, para celebrar os 55 anos de carreira. Entretanto, também está a escolher reportório para um novo CD. “Que será lançado para o ano!”, conta, entusiasmado.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Marco Paulo tentou enganar Cristina Ferreira? A verdade da mentira

O cantor é acusado pela TVI de ter feito uma jogada para aumentar o seu valor de mercado. Ele diz que é mentira e continua a admirar a diretora daquele canal

Televisão

Audiências: Marco Paulo dá recorde a “Júlia”

Programa de Júlia Pinheiro liderou confortavelmente frente a Goucha

Famosos

Marco Paulo: "fui metido numa teia da qual não tive culpa nenhuma"

O artista falou da alegada contratação pela TVI.

Mais no portal

Famosos

Família e amigos rezaram por Maria João Abreu na praia

Familiares e colegas da atriz uniram-se numa corrente de oração na sua praia favorita.

Famosos

José Raposo fala pela primeira vez sobre o estado Maria João Abreu: "Para mim, é muito complicado"

José Raposo não consegue disfarçar a preocupação com o estado de saúde da ex-companheira: "Falar disto custa-me".

Famosos

Maria João Abreu tinha dois aneurismas: "Estava lá outro"

Maria João Abreu sofreu o rompimento de dois aneurismas. A atriz queixava-se há um mês com fortes dores de cabeça.

Televisão

Saiba quem socorreu Maria João Abreu nas gravações

Maria João Abreu sentiu-se mal nas gravações da novela "A Serra" na sexta feira, dia 30 de abril e foi prontamente socorrida por outro ator do elenco.

Famosos

Maria João Abreu começa novo tratamento

A atriz continua internada em estado grave no Hospital Garcia de Orta.

Famosos

Pedro Pé-Curto e Soraia terminam relação

Os ex-participantes dos reality shows da SIC decidiram seguir caminhos separados.

Famosos

Marido de Maria João Abreu reage a internamento da atriz

João Soares partilhou fotografias ao lado da amada.

Famosos

Maria Cerqueira Gomes elogia o pai da filha: "És um paizão!"

Maria Cerqueira Gomes falou do ex-companheiro publicamente.

Famosos

Jessica Athayde indignada com pais que usam redes sociais para "lavar roupa suja"

A atriz fez a publicação no mesmo dia em que o ex-marido de Mariana Patrocínio escreveu frases polémicas no Instagram.

Famosos

Joana confirma o fim da relação de Jéssica Nogueira e Gonçalo Quinaz

Jéssica Nogueira e Gonçalo Quinaz já não estão juntos. Joana Albuquerque confirmou a separação no programa de Manuel Luís Goucha.

Famosos

Marta Rangel partilha foto do parto: "Sim, é uma imagem impressionante"

A ex-participante de "Casados à Primeira Vista" mostrou aos seguidores o exato momento em que a filha Caetana veio ao mundo

Famosos

Marco Paulo feliz por pertencer à "grandiosa" família SIC

Depois de um período de ausência por conta de problemas de saúde, o artista prepara um regresso em grande