É com o Alqueva como pano de fundo, sob o sol que já se faz sentir, que têm sido passados os dias de Tatiana Valério, de 31 anos. Desde outubro que ali vive com o companheiro, Joaquim, e a filha, Maria Constança, que celebra agora o primeiro ano de vida. Radiante, a ex-concorrente do reality show da SIC não esconde que é hoje uma mulher muito mais feliz e que a vida no campo é ainda melhor do que imaginava.

A Maria Constança acaba de celebrar 1 ano de vida. Como tem corrido esta aventura de ser mãe?

Como costumo dizer, é desafiante, arrebatador e, igualmente, maravilhoso. É realmente uma experiência completamente nova mas difícil. Temos de nos reinventar como pessoa para nos conseguirmos adaptar a uma realidade diferente de tudo aquilo a que estávamos habituados. Deixamos de ser a prioridade para tudo e isso acaba por ter consequências, como é óbvio. Ultimamente, tenho até tentado falar sobre isso, as consequências da maternidade. É efetivamente uma coisa maravilhosa, mas que traz consequências negativas para a vida.

No seu caso, o que mudou?

Acima de tudo, e na parte negativa, sem dúvida, o cansaço físico. Já não durmo o que dormia, por exemplo (risos). A Maria também não é uma bebé que durma muito bem. Deixamos de ser a prioridade, temos sempre alguém dependente de nós e que não podemos descurar em nenhuma altura. Temos até falta de tempo enquanto casal.

O que é que isso alterou na sua vida com o seu companheiro?

Nós não tivemos muita vida antes da Maria (risos). Esse é o grande desafio para um casal e isso também me faz acreditar que se aguentamos isto, aguentamos qualquer coisa. Portanto, acabámos por, numa fase ainda muito precoce da nossa relação, fazer coisas que as pessoas acabam só por concretizar ao fim de muitos anos: o juntarmo-nos, o começarmos um negócio, mudarmos para uma vida nova, termos uma filha. Foi muita coisa. Este ano foi realmente muito arrebatador.

E foi mãe em pleno pico da pandemia, no primeiro confinamento, em março de 2020.

Exatamente. Não foi o parto que tinha planeado. Tinha imaginado que, eventualmente, poderia ter um parto super-humanizado, com o pai presente, uma coisa fantástica. Acabei por ter um parto sozinha, uma cesariana… Lá está, tive de me reinventar, de me adaptar ao que tinha.

Nova vida no Alentejo

Mudou-se para terras alentejanas a tempo definitivo em outubro. Como tem corrido?

Já fizemos seis meses de vida no campo e se me pergunta se trocava esta vida, sem dúvida que não, jamais! Tem coisas negativas – é óbvio! –, tem de se gostar muito para deixar toda uma vida citadina e para nos mudarmos para o meio do nada. Para chegar a qualquer lado temos de andar um bocadinho. Habituei-me a fazer 17 quilómetros para ir ao supermercado, mas também lá está, faço esses 17 mais depressa do que 5 em Lisboa. É preciso gostar mesmo para que a parte positiva se sobreponha à negativa. Para mim, é o realizar de um sonho, sem dúvida alguma.

Tem sido aquilo que imaginava?

Melhor ainda. Como geralmente vou sozinha – ainda para mais em tempos de pandemia, e só saio mesmo para ir às compras, até mesmo por causa da bebé –, é quando tenho os meus cinco minutos de reflexão em que olho para o lado e penso: ‘Bolas, estou no campo a viver o meu sonho’. Quase que parece uma coisa um bocado parva uma pessoa pensar nisso quando vai às compras, mas é mesmo a verdade. É o realizar de um sonho. Agora, a prioridade já não é ir a lojas de roupa. É, sim, ir a lojas agrícolas e de bricolage (risos). Há todo um novo mundo. Tal e qual como com a minha indumentária: neste momento, passou a ser calças de ganga, galochas e algo para meter por cima… As prioridades mudaram e apaixonei-me por uma vida no campo, por coisas completamente diferentes.

Como ocupa o seu tempo aqui na herdade?

Deixei a minha profissão completamente em Lisboa, mas continuo a trabalhar em casa. Deixei esse stresse e essa vida lá na cidade. Tenho um negócio online na área dos mercados financeiros e consigo conjugar a maternidade com o meu trabalho. Acabo por gerir toda a parte deste negócio, mantenho a minha ligação ao mundo exterior através do computador. Sou eu que trato da gestão da empresa de prestação de serviços agrícolas que tenho com o Quim. Relativamente aqui à herdade, temos um projeto agrícola que eventualmente só arrancará para o ano. Neste momento, estamos a tratar das bases. Para 2022, queremos arrancar com a exploração da herdade.

A sua vida depois do programa ainda é melhor do que já era?

Sim, sem dúvida. Conheci o Quim nas gravações do programa. A vida acabou por seguir o seu rumo, aconteceu depois do programa, acabámos por nos conhecer, juntar, fazer a nossa vida. No fundo, foi o programa que me trouxe a vida que hoje tenho.

O desejo de ter outro filho

Ainda só passou um ano desde que deu à luz, mas Tatiana quer ter mais filhos. “Agora é preciso sedimentar o que já está construído. Foi uma mudança muito grande, o ter a Maria, começarmos o projeto, o Quim também passa muito tempo fora de casa. Tudo a seu tempo. Não daqui a muito – que é para eles também se aturarem um ao outro –, mas primeiro sedimentar aqui o que já está pronto”, confidencia.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Tatiana Valério abre as portas da casa no campo: "Estou a viver um sonho"

A ex-participante de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" comemora 1 ano da filha e seis meses a residir no campo!

Televisão

Tatiana Valério revela que a filha usa fraldas reutilizáveis

Preocupada com o ambiente, a ex-participante de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" explica como tem lidado com a bebé de dois meses.

Televisão

Tatiana Valério sobre a filha bebé: "Ela já sabe protestar"

Mãe há dois meses, a ex-participante de "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" revela os seus medos e alegrias com a maternidade.

Mais no portal

Televisão

Audiências: 'Cristina ComVida' regista o pior resultado de sempre

O programa continua a descer nas audiências.

Famosos

Joana Madeira derrete seguidores com este vídeo da filha mais nova

A comediante surge num momento terno com Carolina, de três semanas.

Famosos

Em biquíni, Rita Pereira deixa mensagem aos 'haters'

A atriz mostrou ainda a sua excelente forma física.

Famosos

Ruth Marlene assistida no hospital com Covid-19

A cantora partilhou a notícia nas suas redes sociais

Televisão

Ana Marques fala sobre os comentários de Marco Paulo que foram criticados nas redes

"Ó Ana, podes calar-te um bocadinho?" foi uma das frases do cantor para a colega.

Famosos

José Raposo surge em momento amoroso com a filha Lua

O momento foi partilhado por Sara Barradas nas redes sociais.

Famosos

Ana Rita Clara emociona-se ao falar da saída da SIC e do novo projeto na TVI

A apresentadora esteve à conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos.

Famosos

Teresa Guilherme revela a Goucha como foi trabalhar com Cláudio Ramos

Na passada terça-feira, a apresentadora 'Big Brother - Duplo Impacto', deu uma entrevista no programa 'Goucha'.

Famosos

Cristiano Ronaldo afasta garrafas de Coca-cola e já há memes

Na conferência de Imprensa, o craque preferiu água e o momento não passou despercebido aos criativos da Internet

Famosos

Dolores Aveiro festeja assim a vitória da seleção no Euro2020

Foi uma vitória bastante celebrada pela mãe de Cristiano Ronaldo e os seus amigos.

Famosos

Celebridades apostam em linhas de beachwear e têm lucros fabulosos

Com corpos de sonho, são muitas as estrelas que se despem de preconceitos e exibem os seus atributos em campanhas publicitárias das mais variadas marcas de roupa de praia

Dá que falar

Caso Maria das Dores: As versões da defesa, da acusação e a confissão

Em 2007 mandou matar o marido, mas só confessou mais de dez anos depois. O último episódio da segunda temporada de "Crime sob o Holofote" recorda um dos casos mais mediáticos de Portugal.