Daniela – 28, gestora financeira e empresária, Valongo

Diretamente de Valongo para a cozinha da SIC, Daniela da Silva já está a dar nas vistas, depois de, à segunda semana de programa, ter enfrentado o chef Ljubomir Stanisic. Ela tem mão para a pastelaria, mas também se safa nos salgados. Quem a conhece, destaca-lhe o foco com que sempre guiou a sua vida. “Desde pequenina que ela sempre foi muito focada. Sempre quis ser boa aluna e estudava muito”, conta a irmã, Andreia, à TvMais. O gosto pela cozinha surgiu por intermédio do pai e do avô Álvaro. “Eles gostavam muito de ir comer fora. A minha irmã acompanhava-os e sempre gostou. Desde pequenina, com 6, 7 anos, já ia com eles a Ponte de Lima, à Mealhada para almoçar, jantar”, recorda. Ainda em criança, Daniela passou por uma grande dor: a perda deste avô, com quem não só ia muitas vezes comer fora como também ao estádio ver os jogos do FC Porto. “Éramos muito pequeninas, a Daniela devia ter 8 ou 9 anos. E o meu avô morreu de doença prolongada. Fomo-nos muito abaixo, porque víamos a minha mãe a ir ao hospital para as visitas. Foi uma fase muito complicada”, lembra.

Poucos anos após a perda desta referência, as duas irmãs voltaram a passar por um tumulto, quando o casamento dos pais chegou ao fim. Algo que também deixou marcas, sobretudo em Daniela, “que era muito a menina do papá”. “Mas nós percebemos que assim era melhor, eles vieram ter connosco, disseram que se iam separar e nós aceitámos. Queríamos que eles estivessem bem”, diz Andreia, que não se esquece de que ao início foi mais complicado. “O nosso pai trabalha muito, anda sempre ao telemóvel, não pára quieto. E estávamos pouco tempo juntos, por causa do trabalho dele. Mas aprende-se a lidar com tudo, não ficam traumas”, completa.

A grande prova de fogo para a concorrente de “Hell’s Kitchen” chegaria mais tarde, tinha então 24 anos. E aí o processo foi bem mais complicado. “A Daniela esteve muito doente e sofreu muito. Perdeu muito peso, porque levou imenso tempo a descobrir o que teria. Foi tudo de repente”, explica a irmã da rapariga, que levou mais de um ano a descobrir o que tinha. “Foi uma altura má para ela. Os meus pais estavam muito preocupados. O meu pai ia com ela a um médico, a minha mãe a outro. Começaram a vê-la emagrecer imenso, do nada ficou esquelética, pálida, a ver-se os ossos”, prossegue. Até que um “médico salvador” descobriu o que se tratava. E o diagnóstico não foi bom: Daniela tinha um adenoma cancerígeno no sistema digestivo. “Teve também pólipos e por causa disso emagreceu. Mas ao descobrirem o que era, ela fez medicação e tratamentos. Felizmente, tudo correu bem. Há já algum tempo que não tem nada”, confidencia Andreia, que tem muito orgulho em afirmar que, mesmo perante esta desgraça, a irmã não baixou os braços e foi então que viu ainda mais programas de culinária, leu mais livros e o “bichinho” da cozinha a fez seguir em frente. Até que decidiu lançar a sua empresa de catering e doçaria. Hoje, faz entregas na zona do Grande Porto e tem em vista inaugurar uma loja para expor os seus produtos. Mas há outro sonho que alimenta: “Ela quer muito ir estudar para a Le Cordon Bleu em França, na vertente pastelaria. Só que aquilo é muito caro, para além das despesas de ter de lá viver. E também gostava muito de ter um programa de televisão”, diz. A verdade é que ainda hoje Daniela conjuga este seu negócio com o trabalho como gestora financeira na empresa do pai, que sempre a apoia em seguir novas aventuras. A participação no programa da SIC veio dar “mais um empurrãozinho” na concretização destes desejos.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Hell's Kitchen perdeu mais um concorrente

Desta vez, foi uma mulher.

Televisão

"Hell's Kitchen" - Diogo, António Pedro e Lucas abriram restaurante juntos

Concorrentes já se lançaram com projetos próprios após o programa da SIC.

Televisão

Cândida, de "Hell's Kitchen" teve de denunciar o patrão por assédio sexual

A chef brasileira, que vive na Áustria é uma das concorrentes do reality show gastronómico da SIC.

Mais no portal

Famosos

Companheiro de Débora Monteiro faz-lhe declaração de amor em dia de aniversário

Miguel Mouzinho publicou um texto dedicado à atriz.

Famosos

Liliana Filipa fala sobre a sua relação com Daniel Gregório: "muitas vezes estamos de costas voltadas"

"Nem sempre é um conto de fadas."

Televisão

Cenário de "Dois às 10" cai em cima de Maria Botelho Moniz

Famosos

Cristianinho passa festa de aniversários com meninos de associação

O filho de Cristiano Ronaldo celebrou 11 anos de vida na passada quinta-feira, dia 17.

Famosos

João Baião deixa mensagem carinhosa a Tânia Ribas de Oliveira

A apresentadora celebra mais um ano de vida esta sexta-feira.

Famosos

Tânia Ribas de Oliveira completa 45 anos

A apresentadora falou da maneira como vive os aniversários.

Famosos

Sara Matos celebra o primeiro aniversário do sobrinho: "Um ano de ti"

A atriz assinalou a data nas redes sociais.

Televisão

Um mês após a morte de Maria João Abreu, viúvo vai estar na SIC

Carla Andrino vai apresentar o programa "Estamos em Casa" e receber João Soares

Famosos

Carla Andrino em lágrimas ao recordar Maria João Abreu: “Tem sido um vazio enorme”

Um mês após a morte da amiga, a atriz contou como tem sido voltar a gravar “A Serra”

Famosos

Inspire-se nos visuais destas famosas para o verão

Fique a par das tendências de Verão

Famosos

Famosas mostram-se de "cara lavada" e toalha na cabeça

Saiba quem.

Famosos

Katia Aveiro deixa mensagem carinhosa a Cristianinho

Para celebrar o 11º aniversário do filho mais velho de Cristiano Ronaldo