Daniela – 28, gestora financeira e empresária, Valongo

Diretamente de Valongo para a cozinha da SIC, Daniela da Silva já está a dar nas vistas, depois de, à segunda semana de programa, ter enfrentado o chef Ljubomir Stanisic. Ela tem mão para a pastelaria, mas também se safa nos salgados. Quem a conhece, destaca-lhe o foco com que sempre guiou a sua vida. “Desde pequenina que ela sempre foi muito focada. Sempre quis ser boa aluna e estudava muito”, conta a irmã, Andreia, à TvMais. O gosto pela cozinha surgiu por intermédio do pai e do avô Álvaro. “Eles gostavam muito de ir comer fora. A minha irmã acompanhava-os e sempre gostou. Desde pequenina, com 6, 7 anos, já ia com eles a Ponte de Lima, à Mealhada para almoçar, jantar”, recorda. Ainda em criança, Daniela passou por uma grande dor: a perda deste avô, com quem não só ia muitas vezes comer fora como também ao estádio ver os jogos do FC Porto. “Éramos muito pequeninas, a Daniela devia ter 8 ou 9 anos. E o meu avô morreu de doença prolongada. Fomo-nos muito abaixo, porque víamos a minha mãe a ir ao hospital para as visitas. Foi uma fase muito complicada”, lembra.

Poucos anos após a perda desta referência, as duas irmãs voltaram a passar por um tumulto, quando o casamento dos pais chegou ao fim. Algo que também deixou marcas, sobretudo em Daniela, “que era muito a menina do papá”. “Mas nós percebemos que assim era melhor, eles vieram ter connosco, disseram que se iam separar e nós aceitámos. Queríamos que eles estivessem bem”, diz Andreia, que não se esquece de que ao início foi mais complicado. “O nosso pai trabalha muito, anda sempre ao telemóvel, não pára quieto. E estávamos pouco tempo juntos, por causa do trabalho dele. Mas aprende-se a lidar com tudo, não ficam traumas”, completa.

A grande prova de fogo para a concorrente de “Hell’s Kitchen” chegaria mais tarde, tinha então 24 anos. E aí o processo foi bem mais complicado. “A Daniela esteve muito doente e sofreu muito. Perdeu muito peso, porque levou imenso tempo a descobrir o que teria. Foi tudo de repente”, explica a irmã da rapariga, que levou mais de um ano a descobrir o que tinha. “Foi uma altura má para ela. Os meus pais estavam muito preocupados. O meu pai ia com ela a um médico, a minha mãe a outro. Começaram a vê-la emagrecer imenso, do nada ficou esquelética, pálida, a ver-se os ossos”, prossegue. Até que um “médico salvador” descobriu o que se tratava. E o diagnóstico não foi bom: Daniela tinha um adenoma cancerígeno no sistema digestivo. “Teve também pólipos e por causa disso emagreceu. Mas ao descobrirem o que era, ela fez medicação e tratamentos. Felizmente, tudo correu bem. Há já algum tempo que não tem nada”, confidencia Andreia, que tem muito orgulho em afirmar que, mesmo perante esta desgraça, a irmã não baixou os braços e foi então que viu ainda mais programas de culinária, leu mais livros e o “bichinho” da cozinha a fez seguir em frente. Até que decidiu lançar a sua empresa de catering e doçaria. Hoje, faz entregas na zona do Grande Porto e tem em vista inaugurar uma loja para expor os seus produtos. Mas há outro sonho que alimenta: “Ela quer muito ir estudar para a Le Cordon Bleu em França, na vertente pastelaria. Só que aquilo é muito caro, para além das despesas de ter de lá viver. E também gostava muito de ter um programa de televisão”, diz. A verdade é que ainda hoje Daniela conjuga este seu negócio com o trabalho como gestora financeira na empresa do pai, que sempre a apoia em seguir novas aventuras. A participação no programa da SIC veio dar “mais um empurrãozinho” na concretização destes desejos.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Hell's Kitchen perdeu mais um concorrente

Desta vez, foi uma mulher.

Televisão

"Hell's Kitchen" - Diogo, António Pedro e Lucas abriram restaurante juntos

Concorrentes já se lançaram com projetos próprios após o programa da SIC.

Televisão

Cândida, de "Hell's Kitchen" teve de denunciar o patrão por assédio sexual

A chef brasileira, que vive na Áustria é uma das concorrentes do reality show gastronómico da SIC.

Mais no portal

Famosos

O comentário João Manzarra na publicação misteriosa de Cristina Ferreira

"Ser pessimista não tem qualquer utilidade, é uma perda de tempo", escreveu Cristina. O apresentador da SIC não concorda.

Televisão

Surpresa em “Amor, Amor”: Ângela engana Anselmo e recupera a editora

Saiba tudo sobre esta cena da novela da SIC

Televisão

Surpresa em “A Serra”: Carlota tenta desmascarar Tomás, mas é enganada

As emoções da novela da SIC!

Famosos

José Fidalgo terá publicado foto da filha sem autorização da mãe

O ator usou várias fotografias da pequena Maria para celebrar o aniversário da menina. A mãe da criança não gostou e ameaça levar o caso a tribunal.

Famosos

Helena Coelho esteve em trabalho de parto por mais de 24 horas

A apresentadora da TVI relata como foi a chegada da primeira filha.

Famosos

Filhos de Luana Piovani regressam a Portugal depois de 2 meses longe da mãe

As restrições impostas devido à pandemia de covid-19 atrasaram o regresso de Bem, Liz e Dom.

Famosos

Visual de Rita Pereira em "All Together Now" foi escolha de última hora

Conheça a história curiosa por trás deste look!

Famosos

Adeus Mel! Filipa Nascimento já cortou os cabelos depois de terminadas as gravações de "Amor, Amor"

A atriz despediu-se da personagem na última semana e agora já não tem mais o estilo da cantora.

Televisão

Restaurante de concorrentes de “Hell’s Kitchen” já tem data de inauguração

Lucas, Diogo e António Pedro vão abrir um espaço inovador em Vila Verde

Televisão

As reações da internet a "Princípio, Meio e Fim", novo programa de Bruno Nogueira na SIC

O formato já é um dos principais assuntos no Twitter.

Televisão

Ljubomir Stanisic expulsa dois concorrentes da cozinha de "Hell's Kitchen"

No último domingo, 11 de abril, foram dois os cozinheiros que tiveram de deixar a competição.

Famosos

Visual de Cristina Ferreira em "All Together Now" agita redes sociais mais uma vez

A apresentadora apostou num look polémico que dividiu opiniões.