Retratar particularidades da cultura indiana em contraponto aos hábitos e costumes do Brasil foi uma das premissas da autora Gloria Perez para escrever ‘Caminho das Índias’, uma das novelas mais pedidas pelo público português e que tem estreia marcada para 22 de março, no horário das 22h10, na Globo. Aquela que é considerada uma das novelas mais marcantes e apaixonantes da teledramaturgia tem várias histórias de bastidores, curiosidades e também o reconhecimento da crítica.   

Ao longo da sua história, a Globo já conquistou 18 Emmys em diversas áreas, mas ‘Caminho das Índias’ (2009) foi a primeira novela brasileira a ser distinguida pela academia. ‘India – A Love Story’ foi o título com o qual a novela venceu a 37ª edição do Emmy Internacional. Seguiram-se outras novelas da Globo a conquistar o troféu: ‘Laços de Sangue’, coprodução com a SIC (2011), ‘O Astro’ (2012), ‘Lado a Lado’ (2013), ‘Joia Rara’ (2014), ‘Império’ (2015), ‘Verdades Secretas’ (2016) e ‘Órfãos da Terra’ (2020).

Os atores e parte da equipa de criação da novela participaram num workshop, durante pouco mais de um mês antes do início das gravações, para ficarem mais familiarizados com a cultura indiana. As atrizes do núcleo da Índia, especialmente Juliana Paes (Maya) e Karina Ferrari (Anusha), tiveram aulas intensivas de bhangra, uma dança típica indiana, para compor os seus papéis.

‘Caminho das Índias’ popularizou várias expressões, tais como Are Baba (“Ora bolas”), Atchá (expressão de satisfação), Baguan Keliê (“Meu Deus!”), Firanghi (palavra pejorativa para estrangeiro, que não segue os costumes do país), Mamadi (mãe), Baldi (pai) e Namastê (“o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você”).

Uma vaca despertou a atenção dos telespectadores da novela. Emília, como era chamada na vida real, aparecia em cena a ser alimentada e reverenciada por Opash, personagem interpretada por Tony Ramos. A sua inclusão na novela deve-se ao facto de a vaca ser considerada um animal sagrado na Índia.

‘Caminho’ das Índias desenvolveu uma campanha social que tinha como tema os doentes mentais, representados por dois jovens esquizofrénicos, de classes sociais distintas: Tarso (Bruno Gagliasso), filho do casal de classe alta Ramiro (Humberto Martins) e Melissa (Christiane Torloni), e Ademir (Sidney Santiago), filho da humilde empregada Cema (Neuza Borges). Ambos frequentavam a clínica do Dr. Castanho (Stênio Garcia), abrindo espaço na trama para depoimentos verídicos de pacientes. A psicopatia foi outro dos temas abordados, no caso através da personagem Yvone (Letícia Sabatella).

A história de Gloria Perez também levantou uma discussão sobre a formação e a educação de crianças e jovens, criticando os pais que não dão limites aos filhos. O assunto foi abordado através de Zeca (Duda Nagle) e dos seus pais, César (Antonio Calloni) e Ilana (Ana Beatriz Nogueira). Quando chamados à escola devido ao mau comportamento do jovem, o casal saia sempre em defesa do filho e culpavam as professoras e a direção da instituição. Entre as más ações de Zeca estavam a intimidação de jovens da escola, o desrespeito aos mais velhos e até o espancamento de um aluno.

Foi com ‘Caminho das Índias’ que o ator Rodrigo Lombardi conquistou o público feminino e foi apontado como um novo galã de novelas. A sua personagem, Raj, conquistou uma grande popularidade junto dos espectadores.

Inspirado nas referências do que observou nas cidades de Jaipur, Jodhpur e Mumbai, o diretor de arte, Mário Monteiro, construiu 42 lojas e um templo em homenagem ao deus hindu Shiva, com os seus respetivos interiores, além das fachadas e das entradas de um cinema e das casas das quatro principais famílias do núcleo indiano: a dos Ananda, a dos Meetha, a de Shankar (Lima Duarte) e a de Pandit (José de Abreu).

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Atriz portuguesa contratada para novela da Globo "Verdades Secretas 2"

As gravações da novela encontram-se atualmente suspensas, devido à pandemia.

Televisão

Globo celebra o Dia Internacional da Mulher com a estreia da série ‘A Casa das Sete Mulheres’

A série começa a ser exibida no dia 8 de março, às 23h15

Televisão

Com Rafael Vitti e Isabella Santoni, "Malhação Sonhos" estreia dia 10 na Globo

A trama tem como pano de fundo os sonhos da juventude.

Mais no portal

Famosos

Sara Matos mostra atividade física que não abre mão durante a gravidez

No terceiro trimestre de gestação, a atriz mostra-se bastante ativa!

Famosos

Cristina Ferreira aposta em vestido com plumas azuis para última eliminatória de "All Together Now"

Uma peça assinada por Micaela Oliveira.

Famosos

Carolina Loureiro e Vítor Kley de férias em Espanha

O casal mostrou fotografias do passeio em Barcelona!

Televisão

Lucas Chumbo sobre desistência de "No Limite": "Eu sabia que não ia melhorar"

O surfista foi o quarto eliminado do reality show da Globo.

Televisão

Audiências: "Quem Quer Namorar com o Agricultor?" é o programa mais visto do dia

O reality show da SIC consolida-se como o líder de domingo à noite.

Famosos

Liliana Filipa e Daniel Gregório batizam os filhos com festa animada - Veja o vídeo!

O casal fez uma cerimónia de sonho para o batizado de Ariel e Santi.

Famosos

Nasceu a filha de Bruna Quintas e Guilherme Moura

E já há foto da bebé!

Famosos

Isabel Silva: "temos de sentir dor para aprendermos"

Numa conversa com Daniel Oliveira, a apresentadora falou da vida, da carreira, bem como de relacionamentos.

Famosos

Margarida Corceiro despede-se da personagem de "Bem Me Quer"

A atriz deu vida a Constança.

Televisão

Agricultor Zé Luís corre o mundo em busca de uma nova paixão

Já esteve em 23 países e desde que se divorciou, há 17 anos, tem corrido o mundo em busca de um amor. Gastou milhares de euros e até já viveu uma temporada na República Dominicana. Por cá, tem um monte no Alentejo... mas uma vida santa!

Famosos

Daniela Ruah mostra-se realizada com o fim de um recente projeto

Desta vez, atrás das câmaras.

Televisão

Ana Garcia Martins desabafa: “Espero anos melhores”

A “Pipoca Mais Doce” não foi, até ao momento, convidada para ser comentadora do novo reality show da TVI. Entretanto, o “ex” já assumiu um novo amor...