Mara Marquitos. Foto: Filipe Faleiro/Shine Iberia

Tem apenas 15 anos e há mais de metade da sua (ainda curta) vida que convive diariamente com um grave problema de saúde que, ao longo dos anos, lhe tem roubado a visão. Mara Marquitos, uma das surpresas do terceiro programa de “Provas Cegas” de “The Voice Kids” na RTP1, sofre com um tumor no cérebro. A família suspeitou que alguma coisa de errado se passava quando a jovem tinha 7 anos. “Foi a 17 de janeiro de 2014. Começámos a perceber que algo não estava bem. Ela era a melhor aluna e passou a ser a pior. Começou a deixar de ver e tinha enormes dores de cabeça”, relembra a mãe, Sandra Marquitos, de 39 anos, acrescentado: “Hoje ela tem 0% de visão no olho esquerdo e apenas 6% no olho direito. O tumor, ainda que considerado de baixa malignidade, está numa zona do cérebro que não se pode operar”.

Desde então, a menina já fez vários tratamentos e tem de ser constantemente vigiada para controlar o tumor e tentar evitar que este aumente de tamanho. “A vida da Mara, assim como de toda a família, não tem sido nada fácil. Ela vive uma grande revolta e tem de fazer medicação para isso, pois, como é normal, não lida bem com o problema. Por outro lado, é uma menina muito inteligente, doce e uma força da natureza”, conta a mãe, também ela uma apaixonada por música: “Cheguei a cantar em duas bandas da minha zona. E participei no programa [da SIC] Cantigas da Rua”. Sandra Marquitos, que trabalha agora como esteticista, sonha ver a filha triunfar no mundo da música.

Mara Marquitos. Foto: Filipe Faleiro/Shine Iberia

“Quero voltar à patinagem”

Participar em “The Voice Kids” era um enorme desejo para Mara Marquitos, que considera “um dos dias mais felizes” aquele em que viu o anúncio a revelar que o programa juvenil iria regressar à antena da RTP1 com uma nova edição. Não pensou duas vezes e inscreveu-se logo! A jovem não toca nenhum instrumento musical, nem alguma vez teve aulas de canto. Porém, isso nunca a impediu de passar os dias a cantarolar por casa. “Sempre que gostei de cantar e, às vezes, os meus irmãos até pedem para eu me calar. Mas acho que eles gostam de me ouvir. Dou-me muito bem com os meus irmãos”, afirma a concorrente de Valado de Frades (no concelho da Nazaré), que está a realizar um enorme sonho.

O grande ídolo e referência de Mara no mundo artístico é Bárbara Bandeira, de 19 anos. “É a minha cantora preferida. Já lhe pedi um autógrafo.” A menina, que no concurso dos domingos da RTP1 interpretou o tema “Eu não Sei Quem te Perdeu”, de Pedro Abrunhosa, fez girar duas cadeiras e segue na competição na equipa de Fernando Daniel, o mentor de 24 anos.

Vingar no mundo da música não é o seu único objetivo e tenta que a cegueira não a limite em nada. “Quero voltar à patinagem. Foi uma coisa que já fiz e gostei muito”, partilha Mara, ela que também já praticou natação e dança. Apesar de as aulas terem sido interrompidas até ao dia 8 fevereiro, devido à propagação da Covid-19 (passando nessa data para ensino à distância), a jovem está a frequentar o 8o ano. “A Mara perdeu um ano da escola quando esteve internada no Hospital de Coimbra. Ela está no ensino regular, mas com recurso a um equipamento especial, a Lupa TV, um aparelho eletrónico que a ajuda aumentando os caracteres dos livros e dos cadernos escolares”, revela a mãe de Mara Marquitos, um grande exemplo de superação e de coragem.

Viagem em família à Eurodisney
A ida a Paris em 2019, nomeadamente ao famoso parque temático das histórias de encantar, foi um dos dias mais felizes da sua vida. E não deixou de registar o momento em que encontrou a Minnie, posando para a fotografia ao lado da mãe, Sandra, do padrasto, António João, e dos dois irmãos, Iara, de 11 anos, e Hugo, de 16. “Gostei muito! Nunca vou esquecer”, revela a estudante que frequenta o 8º ano.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

"The Voice Kids": Como estes concorrentes estão ligados a famosos

Têm pais ou professores conhecidos do público... Reveja ainda as suas atuações em palco

Televisão

O motivo para Carolina Deslandes ter deixado o palco no "The Voice Kids"

Durante as provas cegas uma situação fez a jurada sair do palco.

Televisão

"The Voice Kids": Os mentores como nunca os viu! (veja as fotos)

Carlão, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Fernando Daniel em grande estilo

Mais no portal

Televisão

Em "Amor, Amor", Romeu diz a Linda que não é pai de Mel e ela acaba o romance

A cantora fica furiosa: "Desaparece!"

Televisão

Joana Albuquerque sobre Bruno Savate: "Já não estamos mais juntos"

A jovem revela o motivo do fim da relação.

Famosos

César Mourão revela que se inspirou em Paulo Gustavo para fazer "Esperança"

O humorista fez uma homenagem ao artista brasileiro que morreu nesta quarta-feira, 5 de maio.

Famosos

Marco Paulo vai ter programa na SIC ainda em 2021

A estação de Paço de Arcos confirma contratação do cantor.

Televisão

Hernâni Carvalho é o apresentador do próximo "Estamos em Casa"

O jornalista comanda a emissão do próximo sábado na SIC.

Famosos

Beyoncé faz homenagem a Paulo Gustavo

O humorista brasileiro morreu na madrugada desta quarta-feira, 5 de maio. A cantora norte-americana fez questão de prestar um tributo ao artista.

Famosos

Isabel Silva revela motivo para ter deixado a TVI

Depois de 10 anos a trabalhar na estação de Queluz, a apresentadora decidiu desligar-se do canal. Agora revela o porquê.

Famosos

João Baião dedica palavras emotivas a Maria João Abreu: "És uma mulher forte e vais superar este desafio"

Ao lado de Diana Chaves, o apresentador falou sobre o estado de saúde da atriz em direto no "Casa Feliz".

Televisão

Joana Barrios estreia programa de culinária na 24kitchen

"O da Joana" é o primeiro programa de culinária da amiga de Cristina Ferreira

Dá que falar

Cristina Ferreira é criticada depois de dizer que presentes feitos por crianças nas escolas são "um horror"

Em "Cristina ComVida" a apresentadora disse a frase polémica.

Famosos

Carlos Areia deixa mensagem a Maria João Abreu

O ator faz parte do elenco de "Patrões Fora"

Famosos

Artistas portugueses chocados com morte de Paulo Gustavo

Veja o que escreveu Joaquim Monchique.