“O trabalho com o Ricardo Pereira continua, uma vez que ele tem tido mais canções para aprender e preparar”

O público está apaixonando por Romeu Santiago e Mel, o cantor famoso e a nova estrelinha da música que fazem furor em “Amor, Amor”. Só que para os dois personagens cantarem, Ricardo Pereira e Filipa Nascimento tiveram aulas de técnica vocal. E não foram os únicos, pois também Joana Santos (Linda) e Joana Aguiar (Sandra) aprenderam com João Henriques, de 46 anos, professor de Voz na Escola Superior de Teatro e Cinema, na Amadora. “Como nenhum dos atores tinha tido alguma vez aulas de canto, o objetivo foi introduzi-los à prática respiratória, articulatória e de colocação vocal para o canto”, começa por dizer o docente à TvMais, acrescentando que também os ajudou na aprendizagem das canções “a partir das versões originais compostas e cantadas pelo Toy, a nível melódico, rítmico e textual, com o meu acompanhamento ao piano”

As aulas tiveram início a 16 de setembro e prolongaram-se até 11 dezembro de 2020, umas vezes semanais e outras quinzenais, “consoante a disponibilidade da agenda dos atores”, que começaram a gravar em outubro. “Depois disso tiveram aulas pontualmente, para a preparação de várias cenas em estúdio com o Toy”, recorda João Henriques, adiantando que as aulas, realizadas nas instalações da SIC em Paço de Arcos, tiveram durações diferentes: “Uma hora, hora e meia ou duas horas, de acordo com a quantidade de trabalho que tínhamos em mãos e a agenda de cada um, quer com a equipa de direção de atores, quer com as demais exigências da produção. No primeiro mês, enquanto decorriam os ensaios, houve mais tempo, mas assim que começaram as gravações, ficou mais apertado. Ainda assim, nunca se perdeu a regularidade do trabalho”. 

O professor, que durante alguns anos trabalhou no Teatro Nacional São João, no Porto, realça que foi uma experiência “incrível” e sobre a entrega das estrelas de “Amor, Amor” revela: “Todos estavam altamente motivados, apesar das reservas que sentíamos por haver pouco tempo para produzir os resultados esperados de um trabalho tão exigente”. João Henriques não poupa nos elogios aos quatro atores: “Cantar não é coisa que se aprenda em dois meses, especialmente com as expectativas de performance ao nível de uma novela de produção nacional. Mas todos revelaram um potencial vocal, auditivo e musical enorme”. 

Quanto à melhor voz, entre Ricardo Pereira, Joana Santos, Filipa Nascimento e Joana Aguiar, o docente prefere não individualizar e reconhece que “todos têm boas vozes, apesar das suas naturezas distintas, e dentro daquilo que se pode pedir a atores-cantores”. E realça que eles conseguiram surpreendê-lo pela positiva. “Sendo atores de muitíssima experiência, souberam ajustar tudo aquilo que já conheciam das suas vozes e aplicar nas novas exigências deste tipo de vocalidade e repertório. As surpresas foram acontecendo gradualmente e com a evolução do trabalho.” 

João Henriques tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas da direção vocal para teatro e encenação de ópera

“Eles são pessoas incríveis” 

Para João Henriques, o mais difícil desta tarefa foi a luta contra o tempo, já que as gravações de “Amor, Amor” arrancaram a todo o gás. “Tínhamos de conseguir satisfazer as altas expectativas, mas também sabíamos que, para além das minhas aulas, os atores tinham o apoio fundamental do Toy [autor dos temas originais da novela], não só para consolidar a interpretação das canções como para lhes garantir as condições ótimas na gravação em estúdio. Foi mesmo uma luta contra o tempo, mas com a metodologia das aulas, o alto empenho e seriedade com que se entregaram ao trabalho conseguimos atingir objetivos muito positivos.” 

Em relação ao que foi mais fácil no trabalho com os protagonistas e os outros atores da novela da SIC, o professor de voz destaca o “trato pessoal”. E conta: “Todos eles são pessoas incríveis, disponíveis e prontas para arriscar. Demo-nos muito bem e entendemo-nos com facilidade no trabalho técnico e musical. Conseguimos tornar as aulas momentos de grande prazer e desfrute. Foi uma grande alegria, dentro da natural ansiedade, pelo pouco tempo que tínhamos disponível”. E entre Ricardo Pereira, Joana Santos, Filipa Nascimento e Joana Aguiar, quem tem talento para enveredar por uma carreira na música? O professor esclarece: “Não creio que algum deles tenha essa ambição. Mas acredito que, se continuassem as aulas, poderiam consolidar as suas capacidades de atores-cantores e expandir ainda mais o seu potencial, quer vocal quer musical”.

As vozes de cada um

O professor revelou-nos os diferenciais da voz de cada um dos quatro atores principais de “Amor, Amor”. Veja na galeria!

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Tensão em “Amor, Amor”: Romeu acusa Ângela de incendiar o café de Linda

Saiba mais sobre as próximas emoções da novela da SIC!

Televisão

Elenco de "Amor, Amor" canta a música de Toy tema do genérico

Ricardo Pereira é o primeiro a substituir o cantor popular na abertura da novela da SIC!

Televisão

Em "Amor, Amor" Romeu é humilhado em palco - Veja as imagens!

O cantor dá mais um concerto animado, mas algo não corre bem... Entenda!

Mais no portal

Televisão

Audiências: 'Cristina ComVida' regista o pior resultado de sempre

O programa continua a descer nas audiências.

Famosos

Joana Madeira derrete seguidores com este vídeo da filha mais nova

A comediante surge num momento terno com Carolina, de três semanas.

Famosos

Em biquíni, Rita Pereira deixa mensagem aos 'haters'

A atriz mostrou ainda a sua excelente forma física.

Famosos

Ruth Marlene assistida no hospital com Covid-19

A cantora partilhou a notícia nas suas redes sociais

Televisão

Ana Marques fala sobre os comentários de Marco Paulo que foram criticados nas redes

"Ó Ana, podes calar-te um bocadinho?" foi uma das frases do cantor para a colega.

Famosos

José Raposo surge em momento amoroso com a filha Lua

O momento foi partilhado por Sara Barradas nas redes sociais.

Famosos

Ana Rita Clara emociona-se ao falar da saída da SIC e do novo projeto na TVI

A apresentadora esteve à conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos.

Famosos

Teresa Guilherme revela a Goucha como foi trabalhar com Cláudio Ramos

Na passada terça-feira, a apresentadora 'Big Brother - Duplo Impacto', deu uma entrevista no programa 'Goucha'.

Famosos

Cristiano Ronaldo afasta garrafas de Coca-cola e já há memes

Na conferência de Imprensa, o craque preferiu água e o momento não passou despercebido aos criativos da Internet

Famosos

Dolores Aveiro festeja assim a vitória da seleção no Euro2020

Foi uma vitória bastante celebrada pela mãe de Cristiano Ronaldo e os seus amigos.

Famosos

Celebridades apostam em linhas de beachwear e têm lucros fabulosos

Com corpos de sonho, são muitas as estrelas que se despem de preconceitos e exibem os seus atributos em campanhas publicitárias das mais variadas marcas de roupa de praia

Dá que falar

Caso Maria das Dores: As versões da defesa, da acusação e a confissão

Em 2007 mandou matar o marido, mas só confessou mais de dez anos depois. O último episódio da segunda temporada de "Crime sob o Holofote" recorda um dos casos mais mediáticos de Portugal.