Marta Rangel, ex-participante do programa da SIC “Casados à Primeira Vista”, partilhou no Instagram que ainda sofre com as sequelas da covid-19. A comunicadora foi diagnosticada a 14 de novembro e internada no dia 27, grávida de 17 semanas. Passou 3 dias na unidade de cuidados intensivos e só recebeu alta 8 dias depois.

Num vídeo publicado na rede social, Marta mostra um exercício de fisioterapia respiratória para recuperar a capacidade normal do pulmão. “Faço exercícios 4 vezes/dia, 10 inspirações de cada vez. Com sorte, os pulmões poderão regressar ao “normal” em 6 meses/1 ano. Segundo o médico de Reabilitação Respiratória, para a m/idade, altura e peso, eu deveria ter uma capacidade respiratória de 3000 ml, em condições normais, e 3500 em esforço. Neste momento, estou a fazer exercícios para atingir os mil litros e comecei nos 750″, relatou Marta.

A comunicadora fez questão de destacar que o vírus não é leve e mesmo numa pessoa saudável de 39 anos, como é o seu caso, pode ser extremamente perigoso:“Partilho este testemunho para alertar, mais uma vez, para a gravidade e consequências da Covid: não é uma gripe, não atinge só os mais velhos e vulneráveis nem as pessoas com problemas de saúde. Eu tenho 39 anos, sempre fui saudável, nunca tive problemas de pulmões (nem asma),não tinha qq factor de risco e, mesmo assim, tive sintomas graves e estive internada de 27/11 a 05/12 no HSFX, 3 dias nos cuidados intensivos.”

Marta também relata alguns dos sintomas que sentiu que indicaram estar com a capacidade respiratória reduzida: “Qndo cheguei a casa, ir da sala à casa-de-banho – 5 ou 6 metros – deixava-me mto cansada. Tarefas como tomar banho ou fazer a cama deixavam-me exausta.Tive alta há cerca de 1 mês e meio e sinto-me melhor. No entanto, antes de ter Covid, fazia treinos com PT 1 a 2 vezes/semana e caminhadas de 7km, às vezes, 14km. Agora, fico exausta com uma volta ao quarteirão para passear a Sunny.”

Por fim, Marta Rangel deixa o apelo para que as pessoas cumpram as regras do confinamento geral. “Para todas as pessoas que estão mais focadas nas excepções do que na regra – ficar em casa; para todas as que arranjam todo o tipo de justificações para sair, peço: por favor, ouçam os profissionais de saúde. Eu estive internada quando existiam menos casos. Fui muito bem tratada. Nesta altura, tinham tempo para perguntar-me como eu estava – o q é mto importante qndo estamos isolados. Não queiram saber o q é estar nos cuidados intensivos e aperceberem-se de pessoas que morreram. Não queiram saber o q é estar sempre a ouvir máquinas a apitar c/os nossos sinais vitais. Não queiram saber o q é ouvir uma máquina disparar e questionarem-se o q terá acontecido. Não queiram saber o q é estar sem ver a família, os amigos e passar-vos pela cabeça que, se calhar, não vão sair dali.Protejam-se por vocês, pelos outros, por todos os profissionais de saúde que dão a vida por nós”

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Televisão

Paixão em “Amar Demais”: Ema perdoa Zeca e fazem as pazes

Emoções fortes.

Televisão

Emoção em “A Serra”: Tomás salva Leonor da morte

As emoções são muitas no episódio de hoje.

Televisão

Marco Delgado e Maria João Bastos juntos em nova série

Amigos de longa data, os dois atores voltam a contracenar em “Prisão Domiciliária”, um novo projeto da plataforma de streaming da SIC

Televisão

Esta semana em 'A Serra': Fátima revela a Tomás que é pai de Leonor e fazem amor

A queijeira confirma junto de Rosalindaque o socorrista tem uma filha

Televisão

Esta semana em 'Bem Me Quer': Maria Rita é desmascarada

Mercedes descobre que, afinal, a enteada se aliou a Henrique e conta tudo a Afonso, que jura vingança

Televisão

Esta semana em 'Amor, Amor': Linda salva Sandra

A viver em casa de Rute, a rapariga descobreque Dora a humilhoue foge, acabando por ser amparada pela mãe de Mel, que chama Romeu

Famosos

Namorada de João Félix revela grande novidade

Veja o que Margarida Corceiro partilhou com os fãs.

Famosos

Veja o detalhe ternurento desta fotografia partilhada por Cristiano Ronaldo

O atleta partilhou mais um momento em família.

Famosos

Carolina Carvalho tem novo desafio profissional

Saiba qual!

Famosos

Morreu Alfredo Quintana

O guarda-redes da Seleção Nacional de Andebol tinha 32 anos.

Famosos

Joana Cruz revela detalhes das últimas análises que fez

A locutora luta contra o cancro da mama.

Famosos

Foi assim que Fátima Lopes desejou um feliz aniversário ao filho

Leia as palavras da apresentadora.