Já chegou à plataforma de streaming da SIC, a OPTO, a produção nacional intitulada “A Generala”. A série, da autoria de Patrícia Müller e Vera Sacramento, conta a história de Maria Luísa Paiva Monteiro, uma jovem que, farta de viver num mundo onde as mulheres não têm nenhuma palavra a dizer, assume a identidade de um homem, Octávio, que entra para o Exército e acaba por chegar a general. As sensuais e lindíssimas Carolina Carvalho e Soraia Chaves, de 25 e 38 anos, respetivamente, são as atrizes que se transfiguram completamente para desempenharem esse papel – Carolina na fase mais jovem e Soraia alguns anos mais tarde.

Para a equipa de figurinistas, transformar duas sex symbol num homem comum foi um verdadeiro desafio. “Todo este trabalho de caracterizar as atrizes é feito por várias pessoas que trabalham em conjunto”, começa por dizer Tina Costa, responsável pelo guarda-roupa. Tina revela que o mais complicado foi conseguir vestir um fato a Soraia Chaves sem que ela continuasse a ser um mulherão. “Claro que, se a pusermos num fato preto à medida, a Soraia fica linda. Tem uma figura que permite estar sempre bonita. Fui buscar fatos dos anos 80 para que ela os vestisse, tendo feito muito poucas alterações. Colocámos, por exemplo, ombreiras duplas, para que ficasse com os ombros mais largos. Ou seja, não foi nada feito à medida de propósito para ela”, explica, acrescentando que isso transmitiu mais poder e personalidade à personagem. “Deixei que os fatos ficassem um bocadinho oversize [grande demais] propositadamente, para não se verem as formas. Por baixo dos fatos, a Soraia usava uma faixa que lhe comprimia as mamas e toda a roupa interior era masculina. Até as cuecas são de homem”, adianta Tina Costa.

Um desafio para a equipa de figurinistas

Esta transformação completa foi muito importante para a atriz. “Claro que a caracterização ajuda muito, mas todo o trabalho de acting [representação], a postura, a maneira de sentar e de andar que ela conseguiu recriar é formidável. O trabalho da Soraia para este papel é espetacular”, destaca. E se caracterizar Soraia Chaves foi difícil, fazê-lo com Carolina Carvalho ainda mais complicado foi. “A Carolina é muito bonita e tem cara de menina. Além disso, é pequenina e magrinha, por isso tive de mandar fazer todos os fatos à medida para ela.” E houve outro pormenor que tornou o trabalho da figurinista mais árduo. “Na série, a Carolina interpreta a personagem numa fase da sua vida em que ela assume várias personalidades para fazer as suas burlas. Embora sejam sempre masculinas, têm todas características diferentes”, conta Tina, rematando que esta foi “uma das produções mais complicadas” em que participou no que toca ao guarda-roupa, acrescido ao facto “de ter sido tudo feito neste contexto de pandemia”.

No que respeita à caracterização, “A Generala” também pôs à prova as capacidades da maquilhadora Magali Santana. “Foi um desafio devido à beleza delas! Qual das duas a mais bonita”, suspira a profissional. Para as transformar, teve fazer um trabalho meticuloso. “Tratou-se de evidenciar e marcar cada pormenor. Carregar rugas de expressão, baixar sobrancelhas, encovar os olhos. Não houve regras, apenas lhes retirei todo o glamour para lhes dar um aspeto duro, cru e masculino.” Para marcar o passar dos anos na personagem, Magali recorreu a um produto específico. “É um gel da família do látex que marca as rugas e deixa a pele caída e flácida. Usei-o muito na Soraia na fase final da história”, conclui.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Em "A Generala": Soraia Chaves e Carolina Carvalho na pele de um homem

Atrizes transformam-se num militar para dar vida a uma personagem controversa da História de Portugal.

Televisão

As primeiras imagens de Carolina Carvalho e Soraia Chaves como “A Generala” da SIC

Nova produção do canal vai estrear-se inicialmente na nova plataforma de streaming

Famosos

Carolina Carvalho aposta forte na moda e lança nova coleção de ganga

Lenços, blusões e...jeans! Conheça a nova e irreverente aposta da atriz

Mais no portal

Dá que falar

4 hinos para apoiar a seleção nacional no Euro 2020

Portugal estreia-se na competição a 15 de junho e não faltam canções para celebrar a equipa!

Televisão

Tensão em "Bem Me Quer": Lara envenena Henrique

A irmã de Artur está a matar o namorado, mas desta vez há quem a veja a pôr um estranho pó na bebida que entrega ao pai de Maria Rita

Dá que falar

O Holofote faz dois anos! Veja os artigos mais populares dos últimos 12 meses

No dia do nosso aniversário, recorde alguns dos temas que mais deram que falar!

Televisão

Vingança em "A Serra": Carlota invade moinho de Fátima e rasga todas as sacas de farinha

A empresária descobre que a rival conseguiu o seu ADN e mandou fazer um teste, ficando furiosa. Mais uma vez, prejudica o negócio da pastora para mostrar o seu poder

Televisão

Ana Palma: Agricultora tem vida marcada por violência, álcool e separações

Aos 36 anos, sonha ser mãe e é no campo que se sente feliz, mas, por detrás do sorriso, esta alentejana esconde um passado infeliz no amor e com muitas desilusões, que incluem situações mais delicadas….

Televisão

Trégua em "Festa é Festa": Tomé propõe aliança a Bino

Ao perceber que a imigrante pode vencer as eleições para a Comissão de Festas, o dono do café quer juntar-se ao rival para a combater, mas o presidente da junta acaba por o trair com... São!

Televisão

Tragédia em "Amor, Amor": Cátia incendeia quarto de Bruno

Veja as imagens!

Famosos

Herman José e Cristina Ferreira juntos na Madeira

Os apresentadores estão a aproveitar uns dias na ilha e há vídeo dos dois juntos!

Famosos

Cristina Ferreira e Diana Chaves apostam no mesmo modelo de jumpsuit - Saiba quanto custa!

Mais uma vez as apresentadoras mostram muito estilo ao escolherem uma peça de roupa igual.

Famosos

Ana Guiomar e Diogo Valsassina celebram data especial

Após comemorarem 15 anos de namoro, houve mais um dia marcanta para o casal.

Famosos

Leonor Poeiras aplaudida por esta famosa apresentadora

Saiba de quem se trata, bem como o motivo do elogio.

Famosos

As críticas ao desempenho de Júlia Palha como apresentadora

A jovem estreou-se fora da representação na SIC.