No especial ‘Falas Negras’, que é composto por 22 depoimentos reais de pessoas que lutaram contra o racismo e pela liberdade, Taís Araújo interpreta Marielle Franco, vereadora e ativista dos direitos humanos que foi executada na noite de 14 de março de 2018. A atriz confessa ter ficado “emocionada” ao saber que iria interpretá-la. “Marielle Franco é uma personagem importante para a história recente do Brasil. Fiquei muito emocionada com o convite porque a Marielle significa muito para mim, em muitos lugares. Eu fiquei muito feliz”, destaca.

Além de Marielle Franco, ‘Falas Negras’ engloba outros depoimentos interpretados por atores, todos na primeira pessoa, num projeto criado por Manuela Dias, sob a direção de Lázaro Ramos. O programa foi transmitido por ocasião do Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no passado dia 20 de novembro e poderá ser visto este domingo, dia 29 de novembro, às 21h15, na Globo. 

Taís Araújo confessa que ‘Falas Negras’ fez com que tivesse sentido vontade de “ter conhecido mais Marielle Franco”. “Me deu esse desejo de falar “meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução? ” Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer”, realça. Para a atriz, o facto de ser dirigida pelo marido, Lázaro Ramos, é um motivo de grande alegria. “Eu adoro ser dirigida pelo Lázaro. Ele é um diretor muito afetuoso, ao mesmo tempo, é firme. Ele sabe muito o que quer e consegue passar para o ator, potencializando esse ator. Não só o elenco, mas a equipe também. O clima no set que ele dirige é sempre muito bom porque você sente a valorização de cada profissional. E cada profissional se sente valorizado e, consequentemente, está ali dando seu melhor. Então, é bonito de ver, também enquanto companheira dele, o quanto ele é talentoso nesse lugar. No lugar da concepção, da criatividade, do maestro e no lugar do líder. Porque é fundamental valorizar sua equipe e ele faz isso como ninguém”, destaca.

Lázaro Ramos explica como foi o processo de escalação do elenco de ‘Falas Negras’. “Procuramos atores que fossem bons contadores de história, porque o projeto, na verdade, é isso. Ele não tem grandes movimentos de câmera e mudanças de cenários, aposta na capacidade de os atores contarem bem essa história, que é o que vai fazer com que o espectador se envolva com ela”, explica Lázaro. E todas as falas são muito fortes. Lázaro Ramos confessa que, desde o seu primeiro contacto com os textos, ficou mexido. “Quando li o material todo, fiquei parado por um tempo pensando em como que eu ia lidar com aquilo. Mas, ao mesmo tempo, sei que tudo aconteceu de verdade, não tem ficção aqui. É o que a nossa História produziu. Então, senti como um convite para refletir sobre como a gente vê a História. O meu desejo é que as pessoas se sintam motivadas a agir. É a nossa História, foi o que nós produzimos. E aí? O que faremos com isso?”, questiona.

‘Falas Negras’ é composto pelos depoimentos de Nzinga Mbandi (Heloisa Jorge), Olaudah Equiano (Fabrício Boliveira), Toussaint Louverture (Izak Dahora), Harriet Tubman (Olivia Araujo), Mahommah G. Baquaqua (Reinaldo Junior), Virgínia Leone Bicudo (Aline Deluna), Luiz Gama (Flavio Bauraqui), Rosa Parks (Barbara Reis), Nelson Mandela (Bukassa Kabengele), James Baldwin (Angelo Flavio), Malcolm X (Samuel Melo), Milton Santos (Aílton Graça), Martin Luther King (Guilherme Silva), Nina Simone (Ivy Souza), Lélia Gonzalez (Mariana Nunes), Muhammad Ali (Babu Santana), Angela Davis (Naruna Costa), Luiza Bairros (Valdineia Soriano), Marielle Franco (Taís Araujo), Mirtes Souza (Tatiana Tiburcio), Neilton Matos Pinto (Silvio Guindane) e Jovem protesto George Floyd (Tulanih Pereira). 

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Novela "Império" já tem data para estrear na Globo Portugal

Trama assinada por Aguinaldo Silva tem Alexandre Nero, Lilia Cabral e Marina Ruy Barbosa entre os papéis principais.

Televisão

As Helenas de Manoel Carlos. Recorde as musas do autor de novelas da Globo

Com "Laços de Família" no ar, na Globo Portugal, o público tem a oportunidade de rever uma delas.

Televisão

Taís Araújo e Lázaro Ramos: “Quem passar a pandemia e continuar casado não se separa nunca mais”

O tema é a história central do próximo episódio da série da Globo "Amor e Sorte", que tem o casal de atores brasileiros como protagonistas

Mais no portal

Dá que falar

Leia em casa: A TvMais já está disponível na versão digital

Para ler no seu computador, telemóvel ou tablet.

Televisão

Oscar Magrini é Noé na segunda fase de 'Gênesis', a nova superprodução da Record TV que leva-o a acontecimentos marcantes na história da Humanidade

Famosos

Eis o novo visual de Cristina Ferreira

A apresentadora mudou o cabelo para a estreia de "All Together Now".

Famosos

Carlos Cruz arrasa Cristina Ferreira: "Não tem noção"

Numa entrevista a Leonor Poeiras, o ex-apresentador afirma sobre a diretora da TVI: "Gosta de alardear os seus sucessos".

Televisão

Depois de covid-19, "A Pipoca Mais Doce" tem alta e regressa ao "Big Brother"

A comentadora estará no "Extra" desta terça-feira.

Televisão

"Esta Manhã" é o novo programa diário da TVI e estreia em breve

Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto são os apresentadores do formato que mistura entretenimento e informação.

Famosos

Filho de Pedro Lima alerta para os riscos do confinamento para a saúde mental

João Francisco Lima destaca: "a COVID mata, mas a falta de saúde mental também"

Famosos

Apresentador Faustão vai deixar a Globo depois de mais de 30 anos

Fausto Silva comanda o "Domingão do Faustão" há 32 anos.

Famosos

A troca de mensagens amorosa de Júlia Pinheiro e Rui Maria Pêgo

Mãe e filho trocaram elogios publicamente nas redes sociais, e os fãs adoraram!

Televisão

Júlia Palha e José Mata são os protagonistas da nova novela da SIC - E aqui estão as primeiras imagens!

O vídeo promocional de "A Serra" começou a ser exibido na estação de Paço de Arcos nesta segunda-feira.

Famosos

As fotografias de David Carreira no regresso às gravações de "Bem Me Quer"

"Foi um bom dia de gravações", revela o ator, que surge a sorrir nas imagens.

Dá que falar

Depois de polémica sobre xenofobia, Luana Piovani faz sugestão à SIC

A atriz fez uma participação na sitcom "Patrões Fora" que foi muito criticada. Agora, decidiu reagir à polémica com uma sugestão.