Ainda nem se estreou na ficção da SIC e pode estar a caminho da concorrente TVI, de onde saiu no início deste ano e com a qual manteve contrato de exclusividade durante 16 anos. A diva, alcunha pela qual Alexandra Lencastre ficou conhecida no meio artístico, recebeu um convite com que não contava nesta fase da sua carreira, prestes a estrear aquela que será a primeira novela no canal de Paço de Arcos, “Bate Coração”. E tudo pode mudar (outra vez!) nos canais rivais.

Depois de ter batido a porta a Nuno Santos, diretor-geral da TVI (que tentou por tudo mantê-la na estação com um novo contrato de exclusividade e um salário de 15 mil euros mensais) alegando estar insatisfeita com a forma como foi tratada no passado, o que a deixou triste e desiludida com uma empresa a quem deu tudo profissionalmente, Alexandra voltou, de forma inesperada, a ser convidada a regressar a Queluz. Desta vez pela mão de Cristina Ferreira e sob o lema de que “a TVI tem passado”, ou, para bom entendedor, que não esquece quem por lá já fez muito sucesso e liderou audiências.

De acordo com fonte ligada à atriz, “a Cristina quer muito a Alex, quer contar com ela para a ficção, sabendo que ela é uma das melhores atrizes nacionais, além de ter uma aura de vedeta, uma certa dose de loucura que poucos ou nenhum têm neste País. Ela aparece e faz-se notar em qualquer circunstância. É brilhante e o público adora-a”. Sem ainda ter luz verde para fazer contrato de exclusividade com Lencastre, que é o seu objetivo quando entrar capital dos novos acionistas, Cristina avançou, de acordo com o que apurámos, para um primeiro contacto com atriz, falando-lhe da novela que quer estrear em setembro de 2021 e na qual Alex, como é tratada no meio, seria uma das estrelas principais. Nessa altura, a diretora conta ter a “casa arrumada” e todos os projetos de ficção estarão já sob a sua alçada direta, o que ainda não acontece com as novelas em exibição, produções decididas antes da sua entrada na TVI.

Até agora, Alexandra ainda não terá decidido se volta ou não. O certo é que, segundo a mesma fonte, “o convite a desestabilizou”, fazendo-a mudar nos corredores da produtora com a qual está a trabalhar (SP Televisão). “A Alexandra gosta da Cristina, já trabalhou com ela diretamente e acredita na sua força para mudar as coisas”, revelam-nos. Há muito que as duas se conhecem e confiam uma na outra. “A Cristina sabe muito bem lidar com as inseguranças da Alexandra e apoiou-a sempre”, firmou fonte ligada à TVI. Sobretudo, a apresentadora sabe bem que Lencastre é um dos maiores troféus que um canal pode ter. Além de uma atriz versátil e talentosa, pode conduzir com facilidade programas de entrevistas, como aconteceu recentemente com “Irresistível”, da SIC Mulher, e é a rainha de qualquer programa de entretenimento, basta pensar em “A Tua Cara Não me É Estranha”, na qual foi jurada em quase todas as edições.

Outro fator que ajuda nesta possível aliança futura entre as duas loiras é o facto da atriz não ter contrato de exclusividade com a SIC, podendo terminar a novela e sair, se assim o entender, ou mesmo chegar a um entendimento com Daniel Oliveira, diretor de Programas da estação de Paço de Arcos, deixando a produção antes. Outro cenário que está em cima da mesa é ver o seu salário aumentado na SIC ou de ser-lhe feito um contrato – algo que foi sempre muito importante para Alexandra –, uma vez que volta a ser disputada pelos dois canais privados.

Entra mais tarde em “Bate Coração”

A conversa com Cristina Ferreira e a hipótese de uma mudança poderão estar na base do pedido de Alexandra para não ficar com um dos papéis principais na novela da SIC “Bate Coração”, contrariando o que estava previsto. A atriz não estaria também satisfeita com a personagem e, ainda a produção não está no ar, “já se queixava que estava doente”, alegam colegas. Daniel Oliveira trocou-a por Luísa Cruz e fez com que entrasse mais tarde na novela, tal como ela queria, mas fê-la sentir que não é muito permeável a este tipo de instabilidade. “A mudança surge de forma a que a atriz possa compatibilizar a sua participação com os restantes desafios atuais. Alexandra Lencastre deverá começar a gravar em novembro”, pode ler-se numa notícia do site da SIC. Quanto a isto, a diva só se manifestou com uma frase enigmática nas redes sociais. “Don’t tell me what they said about me, tell me what you said to defend me”, que significa: “Não me contes o que eles disseram sobre mim, diz-me antes o que disseste para me defender”.

A consagrada atriz voltou à SIC, onde trabalhou durante vários anos, em fevereiro. Fê-lo sem contrato de exclusividade, mas com a promessa de vários projetos que a aliciaram. Foi apresentada com pompa e circunstância. “A Alexandra é fantástica e está na melhor fase artística da sua vida. É ótimo tê-la connosco e perceber que é alguém para quem o valor da palavra vale mais do que tudo o resto. Traz frescura, experiência, qualidade, irreverência e vontade de estar na SIC. Aqui terá vários desafios e condições de cativar o público com o seu talento, tendo o reconhecimento que merece. Com a vinda da Alexandra, conseguimos, simultaneamente, reforçar o elo que nos une aos portugueses, fortalecer ainda mais o naipe de atores que trabalham connosco, consolidar a nossa forte aposta na ficção nacional e reforçar a oferta nos canais temáticos”, afirmou Daniel Oliveira. Na altura, Alexandra também fez sentir o seu entusiasmo. “2020, ano de mudança! Entrada numa nova década com uma energia renovada, com esperança, fé e confiança num caminho diferente e, no entanto, também familiar. Fecho um ciclo do qual me orgulho, não só pelo que colhi e guardei de grandes profissionais, mas também porque dei sempre o melhor de mim. Entro na SIC pela melhor porta: a da verdade, respeito, consideração e transparência. Estou motivada para todos os desafios da minha nova casa e por reencontrar tantos companheiros. Chego com um sorriso nos lábios e uma flor no coração.” Mas a verdade é que, em 2021, tudo pode mudar outra vez. Resta saber se Cristina Ferreira vai convencer a diva a voltar. Cristina quer Alexandra na sua ficção Alexandra mudou-se para a SIC sem contrato de exclusividade.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Manuel Luís Goucha nas tardes, Fátima Lopes nos fins de semana - Eis a estratégia de Cristina Ferreira para a TVI

Ano novo, grelha nova! É o que está a ser preparado para bater a concorrência da SIC e voltar à liderança!

Famosos

Casaco rosa e máscara com aplicação de renda: eis o visual de Cristina Ferreira para começar o dia

"Sonhos cor de rosa", disse, brincando com o seu visual.

Televisão

Aqui está a estratégia de Cristina Ferreira para a TVI em 2021

A diretora de entretenimento e ficção vai revolucionar a grelha da estação de Queluz!

Mais no portal

Dá que falar

4 hinos para apoiar a seleção nacional no Euro 2020

Portugal estreia-se na competição a 15 de junho e não faltam canções para celebrar a equipa!

Televisão

Tensão em "Bem Me Quer": Lara envenena Henrique

A irmã de Artur está a matar o namorado, mas desta vez há quem a veja a pôr um estranho pó na bebida que entrega ao pai de Maria Rita

Dá que falar

O Holofote faz dois anos! Veja os artigos mais populares dos últimos 12 meses

No dia do nosso aniversário, recorde alguns dos temas que mais deram que falar!

Televisão

Vingança em "A Serra": Carlota invade moinho de Fátima e rasga todas as sacas de farinha

A empresária descobre que a rival conseguiu o seu ADN e mandou fazer um teste, ficando furiosa. Mais uma vez, prejudica o negócio da pastora para mostrar o seu poder

Televisão

Ana Palma: Agricultora tem vida marcada por violência, álcool e separações

Aos 36 anos, sonha ser mãe e é no campo que se sente feliz, mas, por detrás do sorriso, esta alentejana esconde um passado infeliz no amor e com muitas desilusões, que incluem situações mais delicadas….

Televisão

Trégua em "Festa é Festa": Tomé propõe aliança a Bino

Ao perceber que a imigrante pode vencer as eleições para a Comissão de Festas, o dono do café quer juntar-se ao rival para a combater, mas o presidente da junta acaba por o trair com... São!

Televisão

Tragédia em "Amor, Amor": Cátia incendeia quarto de Bruno

Veja as imagens!

Famosos

Herman José e Cristina Ferreira juntos na Madeira

Os apresentadores estão a aproveitar uns dias na ilha e há vídeo dos dois juntos!

Famosos

Cristina Ferreira e Diana Chaves apostam no mesmo modelo de jumpsuit - Saiba quanto custa!

Mais uma vez as apresentadoras mostram muito estilo ao escolherem uma peça de roupa igual.

Famosos

Ana Guiomar e Diogo Valsassina celebram data especial

Após comemorarem 15 anos de namoro, houve mais um dia marcanta para o casal.

Famosos

Leonor Poeiras aplaudida por esta famosa apresentadora

Saiba de quem se trata, bem como o motivo do elogio.

Famosos

As críticas ao desempenho de Júlia Palha como apresentadora

A jovem estreou-se fora da representação na SIC.