Por trás de uma grande mulher há outras pessoas que trabalham afincadamente para que o seu sucesso, e o do canal, seja possível. Cristina Ferreira não é exceção. Reuniu-se daqueles que considera serem os melhores em cada pelouro e faz-se acompanhar destes para onde quer que vá. Aconteceu, em parte, quando deixou a TVI para se mudar para a SIC e volta a acontecer no regresso ao canal de Queluz de Baixo. Há uma verdadeira task force na qual confia e que são fundamentais para aquela que quer que seja uma jogada de mestre: voltar a pôr a TVI na liderança absoluta com formatos inovadores e os clássicos renovados.

Lurdes Guerreiro (diretora de Produção)
Em setembro, Lurdes Guerreiro comemora um ano como diretora de Produção Nacional da TVI. Aceitou o convite sem saber que, em poucos meses, se iria reunir com uma das suas grandes amigas: Cristina Ferreira. A amizade e cumplicidade nasceu nos bastidores de muitos programas que Lurdes produziu enquanto diretora criativa, produtora e diretora-geral da Endemol Portugal, atualmente Endemol Shine Group, responsável por inúmeros formatos televisivos nos vários canais generalistas existentes.
A carreira do atual elemento da equipa de Cristina foi feita praticamente toda na produtora Endemol, onde trabalhou durante 20 anos. Aprendeu com Piet-Hein Bakker e sucedeu-lhe no cargo quando o ex-marido de Alexandra Lencastre saiu. Deixou a Endemol em abril de 2019 e integrou a TVI cinco meses depois. Nestas mudanças de ambas, a amizade nunca foi beliscada, com as duas a encontrarem-se variadíssimas vezes. A trabalhar têm sintonia total, como a nossa publicação chegou a constatar nos bastidores de programas como “A Tua Cara Não me é Estranha” ou “Dança com as Estrelas”.

André Manso (diretor de Talentos)
O produtor que Cristina Ferreira levou com ela para a SIC é o elemento mais discreto de toda a equipa, mas garantem-nos que é “completamente eficaz e capaz de montar o que quer que seja em muito pouco tempo”. Só isso justifica os diretos em que a apresentadora simulou aulas de ginástica, lojas de roupa, casamentos, em que contactou, no último minuto, convidados surpresa ou mudou todo o alinhamento previamente feito. Sem André Manso “tal não seria possível”, assegura-nos fonte próxima. Na TVI foi, durante muito tempo, o produtor de “Somos Portugal”, programa que percorre o País e obriga a vasta logística. É com ele, João Patrício e Lurdes Guerreiro que Cristina tem montado toda a sua operação “setembro é amanhã”. Os quatro formam a nova força de elite do entretenimento do canal. André é casado com Iara Rodrigues, a nutricionista que acompanha a própria Cristina no seu plano alimentar e que também será convidada para estar nos programas da TVI, como aliás sempre fez, mesmo com a apresentadora na SIC.

João Patrício (diretor de Conteúdos)
Experiente realizador, passou por alguns programas das manhãs e tardes televisivas e conhece bem o funcionamento destes horários. Trabalhou com Fátima Lopes durante 20 anos, indo com ela da SIC para a TVI quando esta aceitou o convite para reforçar a equipa de apresentadores do canal de Queluz, em 2010. São grandes amigos. Quando deixou “A Tarde é Sua”, João Patrício tinha um duplo cargo: realizador e diretor de Conteúdos do programa de Fátima Lopes. “Trabalhador incansável, sabe lidar como ninguém com os apresentadores, aprendeu tudo o que havia para aprender e nunca deixou de ser a mesma pessoa, um ser humano incrível, acima de tudo”, contou-nos um amigo que trabalhou com ele na produtora Comunicasom, responsável por “SIC 10 horas”, conduzido por Fátima no canal de Paço de Arcos.
Cristina conheceu-o nos corredores da TVI e, sobretudo, através de longas conversas que tinham quando esta ficava a substituir a colega. Conhecida por ter bom olho para quem trabalha muito e bem, começou a sonhar com ele uma “casa” que seria programa. Licenciaram a ideia em conjunto e propuseram-na ao canal, que a declinou. Quando Cristina foi para a SIC, Patrício tinha de ir com ela e avançou sem hesitações para fazerem aquele que foi, até agora, o maior desafio das suas carreiras. É o homem de confiança de Ferreira em estúdio e, mais do que isso, é o homem do leme. Estão juntos para o que der vier e a nova diretora até já chama “sobrinhos” aos filhos de João, que foi pai, pela terceira vez, no dia 9 de agosto.
É tão destemido quanto a “patroa” e gosta de arriscar. “Vivi a mais bela aventura televisiva da minha vida. A que se segue será ainda mais empolgante. Vamos a isto!”, publicou nas redes sociais no dia em que se despediu de “O Programa da Cristina”.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Suzana Garcia afirma que seria rival de Cristina Ferreira numa possível corrida presidencial

Numa entrevista polémica, a ex-comentadora do "Você na TV!" critica a atual diretora de entretenimento e ficção da TVI.

Famosos

Cristina Ferreira aposta em fato preto com barriga à mostra para dia de reuniões

Elegância e sensualidade caminham lado a lado neste visual escolhido pela diretora de entretenimento e ficção da TVI.

Famosos

Cristina Ferreira surpreende com novo negócio

E não está relacionado com televisão.

Mais no portal

Televisão

As Helenas de Manoel Carlos. Recorde as musas do autor de novelas da Globo

Com "Laços de Família" no ar, na Globo Portugal, o público tem a oportunidade de rever uma delas.

Famosos

Pedro Teixeira partilha a primeira foto da filha ao lado de Sara Matos

A imagem revela que as duas têm um gosto em comum.

Famosos

Após testar positivo à COVID-19, Angie Costa quebra o silêncio

"Tenho tido todos os cuidados e mesmo assim aconteceu".

Famosos

Nem imagina quanto custa esta camisola de Maria Botelho Moniz

A apresentadora usou uma peça surpreendentemente acessível conduziu no programa "Big Brother - A Revolução: Última Hora".

Famosos

As "Primeiras Vezes" de João Paulo Rodrigues

O apresentador aceitou o nosso desafio e recordou alguns momentos marcantes (e engraçados) da sua vida.

Famosos

Cristina Ferreira em isolamento após receber convidada com Covid-19 na TVI

Bárbara Bandeira, que esteve na quarta-feira no “Dia de Cristina”, revelou ter contraído o vírus.

Dá que falar

O vídeo viral destas irmãs brasileiras é a melhor coisa que vai ver hoje

Maria Eduarda ou Maria Antónia? A Internet não perdoa e não demorou a escolher lados nesta briga em plena festa de aniversário.

Famosos

Elenco de "Bem Bom" participa no nosso desafio das perguntas

Veja como se saíram Carolina Carvalho, Bárbara Branco, Lia Carvalho e Ana Marta Ferreira.

Famosos

Bárbara Bandeira tem Covid-19

A cantora deu a notícia na sua página no Instagram

Lifestyle

Chocolate quente especial: uma delícia para os dias mais frios

Este não é um chocolate quente qualquer...

Televisão

Esta semana em 'Amar Demais': Vanda e Raul fazem amor

Resumo semanal da novela da TVI.

Televisão

Esta semana em 'Terra Brava': Eduarda é desmascarada

Resumo semanal da novela da TVI.