Findo o prazo dado pela Impresa para Cristina Ferreira pagar os 20 milhões exigidos pela dona da SIC pela rescisão unilateral feita pela apresentadora, esta não pagou e recorreu aos seus advogados para preparar a defesa. Foi a nova diretora de Entretenimento e Ficção da TVI quem o fez saber através de comunicado há umas semanas. Bem apoiada pela sociedade de advogados Vieira de Almeida, prepara defesa.

De acordo com fonte ligada a Cristina, sabemos que, contratualmente, a indemnização seria na ordem dos 2 milhões, mas a Impresa pode alegar que quer uma indemnização por danos. E agora, o que se vai passar? Não havendo entendimento entre as partes, resta o recurso a tribunal, assegurou-nos Joana Carneiro, advogada especialista em Direito do Trabalho. “Das duas uma: ela considera e, por isso vai para tribunal, que a causa é nula, até pode ser abusiva, ou então, se o tribunal considerar que a cláusula é válida, terá de pagar o valor que está estipulado. Se não o fizer, o processo poderá passar a executivo, ou seja, à fase da penhora. Mas, provavelmente, se não pagou, é porque quer discutir a validade da cláusula ou, então, porque acha que em tribunal irá ser sempre possível negociar um valor inferior ao que está a ser peticionado. Será o tribunal a decidir se ela deve ou não esse montante”, explicou a causídica.

Mas atenção: mesmo que o grupo de Balsemão esteja a fazer uma estimativa por danos, precisará de provar tudo o que está a pedir. “Se são o autor da ação, têm o ónus da prova. Tudo o que estiverem a alegar para consubstanciar esse pedido de 20 milhões de euros, terão de fazer prova e depois vai ser conforme o processo estiver a decorrer e a capacidade de negociação de cada uma das partes que se vai chegar à resolução do diferendo”, explica ainda a advogada. D

ois cenários são possíveis: chegam a acordo quanto a um valor e o processo não é alvo de sentença ou, então, se não chegarem a entendimento, será o tribunal a arbitrar os prejuízos causados, qual o valor da cláusula, o que é exigido e o que não é. Penhora só mesmo se houver condenação e se for contrato com empresa, apenas esta pode ser alvo da penhora, não bens pessoais. Ou seja, prevê-se que esta guerra continue por muito mais tempo até haver um fim à vista.

Palavras-chave

Assine a TvMais

Assine a TvMais, em papel ou digital, e aproveite os descontos que preparámos para si, desde €1,10 a edição. Aqui encontrará informação sobre famosos, televisão, dicas de beleza, saúde, culinária, moda e sexo, previsão de horóscopos e muitas outras rubricas que não vai querer perder! ASSINAR

Mais no portal

Famosos

Catarina Furtado foi convidada para participar na Web Summit

Depois de Cristina Ferreira, agora a apresentadora da RTP também é anunciada como oradora do evento.

Famosos

Carolina Deslandes assume: "Somos namorados"

A cantora voltou a encontrar o amor e revela a identidade do novo companheiro.

Famosos

Sara Matos regista momento especial com o filho nos bastidores

Veja a fotografia.

Televisão

"Big Brother": Ana Morina e António desentendem-se

Saiba o motivo.

Famosos

Vanessa Martins lamenta peso perdido devido a uma gastroenterite

A influencer justificou o afastamento das redes sociais nos últimos dias.

Famosos

Bárbara Bandeira está visivelmente mais magra após a separação

A cantora assistiu ao desfile de Gonçalo Peixoto na 57a ModaLisboa

Televisão

Esta semana em 'Amor Amor': Rúben morre em incêndio

Final trágico para o bombeiro.

Televisão

Estes são os cinco nomeados desta semana no 'Big Brother'

Eram sete, mas dois foram salvos pelo novo líder da casa.

Famosos

Filho de Ana Marta Ferreira estreia-se na representação

Vasco tem cinco anos.

Famosos

Rita Pereira fala sobre a decoração da casa nova

A atriz da TVI faz questão de usar a sua criatividade para personalizar o espaço da família

Famosos

José Carlos Pereira: "Há tardes que deviam ser assim todos os dias"

O ator partilha uma fotografia especial da família, captada durante um passeio.

Famosos

Sara Matos faz revelações sobre o dia do nascimento do filho

Manuel nasceu a 16 de setembro.