O ar cordato que Cristina Ferreira e Daniel Oliveira mantinham em público nem sempre permanecia quando se fechavam as portas. A apresentadora mudou-se para a SIC para concretizar o sonho de ter uma “casa” só dela, mas também para poder opinar ao nível de coordenação de conteúdos fora da apresentação, nomeadamente a ficção, o que o diretor de Programas nunca deixou fazer

A “casa” era dela, mas não podia ir à dos outros

Quando foi convidada para se mudar para a SIC, mais do que um milhão por ano ganho em salários, se cumprisse a totalidade dos objetivos – conseguiu o feito em poucos meses –, Cristina tinha em mente dois planos: a construção do seu mega-estúdio, transformado em casa, um programa que há muito queria fazer junto com João Patrício, o realizador que agora levou de volta para Queluz, e ter mais poder, aquele que lhe foi negado na TVI e que a fez voltar as costas à estação, abrindo uma fenda brutal nas audiências do canal. Em Queluz, tinha subido a diretora de Conteúdos Não Informativos aquando da segunda investida da concorrência, que soube usar em benefício próprio, mas a verdade é que nunca mandou em nada. Era, como chegou a mencionar nos corredores do canal, “uma trabalhadora incansável com muito pouco poder de decisão”.

Na altura, fazia manhãs e tardes, com o concurso “Apanha se Puderes”, o que a estava a deixar exausta. No entanto, mais do que o cansaço e não ter tempo para os outros negócios que gere, era o facto de Bruno Santos, na altura diretor de Programas, e Rosa Cullell, administradora, não a incluírem nos planos para a grelha. A apresentadora não queria ter um cargo que não exercia e deixou-os à terceira chamada de Paço de Arcos.

Na SIC, foi recebida com pompa e circunstância e teve poder, o que sempre quis, para fazer o seu programa exatamente como idealizara. Daniel Oliveira interveio, mas delegou nas suas mãos, o que continuou a acontecer nos 19 meses em que esteve no ar. Na sua “casa” mandava ela. O diretor, conhecido por ser controlador e guardar tudo para si, de acordo com o que a TvMais soube, não adorava esta situação, no entanto, era permissivo, afinal, ela era líder de audiências desde o primeiro dia. Quando “O Programa da Cristina” comemorou um ano, surgiu no final para a felicitar e estar junto dela, no entanto, não tinha havido um convite de Cristina para que o fizesse.

Os dois mantinham a devida distância e até “alguma medição de forças”, garante fonte do canal. “Francisco Pedro Balsemão é que aparecia mais vezes para conversarem e ver se estava tudo a correr bem, numa manobra até de charme. A Cristina estava estranhamente mais próxima do CEO do que do diretor de Programas e isso pôde ler-se agora no comunicado dela”, acrescenta a mesma fonte.

Queria opinar na ficção

A guerra fria com Daniel advinha do facto de a mulher mais influente do País querer ajudar noutras áreas de programação, sobretudo na ficção, em que fez mais do que um esforço para entrar. Sem sucesso. Daniel Oliveira não a incluía nestas tomadas de decisão, como também não a consultava em termos de reality shows ou outros programas. Mais uma vez, o cargo de consultora executiva da Direção-Geral de Entretenimento do grupo Impresa não servia para grande coisa. Cristina chegou a dizer, em círculo fechado, que “Daniel é controlador, não quer ouvir ninguém, mesmo quando devia. Alguém que trabalha de forma solitária”. A verdade, é que Oliveira não mudou uma vírgula na sua estratégia e fez sempre questão de sublinhar o trabalho de toda uma equipa, e não só o de uma pessoa, na recém-adquirida liderança da SIC.

Na TVI, onde já começou a trabalhar, embora a grande entrada seja a 1 de setembro, Cristina já fez saber que quer poder total na sua área de gestão e vai tê-lo. Aliás, trabalha com uma equipa que conhece bem e gosta. Apenas Nuno Santos, novo diretor-geral, é um conhecimento recente e com o qual conta para desmontar a SIC. Ambos já lá estiveram. Cristina responde com trabalho e Daniel contrapõe com a mesma capacidade, montando “Casa Feliz” em 48 horas. O jogo adensa-se, o poder de ambos é quase igual – ela vence, porque vai ser acionista e integrar a administração – e as armas estão a ser polidas de ambos os lados. “A Cristina, apesar de estar a ser atacada pela SIC, não se deixa abater, está tranquila e serena a começar a sua nova estratégia”, garante fonte de Queluz. Já do outro lado “querem guerra. Estão profundamente feridos com a sua saída e como a forma como a fez”, sublinha outra fonte.

Nos Globos não pôde fazer tudo quanto queria

A guerra fria com Daniel esteve bem patente também na edição dos Globos de Ouro apresentada por Cristina Ferreira. Deixou-a escolher as roupas, ter o seu espaço como queria com a sua equipa, mas a dada altura Daniel disse “basta”. A cerimónia não podia fugir ao que sempre foi e queria mais sobriedade, assim como a homenagem a Bárbara Guimarães, que lutava contra um cancro.

Cristina suscitou todo o tipo de controvérsia, como é habitual, quer pela liturgia no vestido ou a coroa na cabeça, até pelo discurso, mas a noite foi dividida com Bárbara na sua chegada à cerimónia mais importante do canal. Mais, também não pôde reconhecer Cláudio Ramos como tinha planeado para essa noite. O destaque que queria dar ao “vizinho” foi posto de lado pelo diretor de Programas. Já o discurso de Cristina teve vários alvos, os que na TVI não lhe reconheceram mérito e os que na SIC não a deixavam ir mais longe. Nos corredores do Coliseu, houve quem achasse que tinha ido longe demais, mas o facto não a incomodou. Sempre foi uma espécie de “galinha dos ovos de ouro” da SIC e estava no topo.

Não queria concurso

Embora o tenha conduzido com empenho, a verdade é que a anfitriã das manhãs achava que não deveria entrar à tarde a concorrer com um produto que tinha a sua cara: “Apanha se Puderes”. O tempo fora deste horário devia ser maior, o que não foi entendido pela Direção de Programas, que quis tentar. As audiências de “Prémio de Sonho” não foram boas e não alavancaram o horário antes do noticiário. De acordo com Daniel Oliveira, o concurso era a cara de Cristina… Mas não passou da primeira temporada.

Ricardo Araújo Pereira causou incómodo

No momento em que soube que Ricardo Araújo Pereira iria mudar-se também para a SIC e com um salário mensal de 50 mil euros por mês para estar no ar apenas uma vez por semana, Cristina não gostou da verba atribuída. Ela ganhava 80 mil para fazer diretos todos os dias, coordenar o seu programa e estar disponível para vários tipos de solicitação do canal. Não lhe pareceu justo, mas Daniel não ficou incomodado com o seu estado de espírito, assumiu fonte. O clima entre os dois ficou ainda pior.

Negou horário nobre

Em março de 2020, começaram os rumores de que estaria a ser preparado um formato para a loira mais famosa do País apresentar em horário nobre. Daniel Oliveira assumiu que tinha planos para tal. “A nossa ideia é que ela, na rentrée, possa estar num programa de prime time, que está a ser estudado em conjunto”, afirmou. O mesmo não queria Cristina. Se, no passado, lutou para o conseguir, atualmente estava confortável nas manhãs, que já lhe ocupavam muito tempo e queria ter maior responsabilidade ao nível de escolha de conteúdos, não de apresentação.

A mensagem de que não queria fazer noites foi deixada nas suas redes sociais. “O que me norteia profissionalmente é a qualidade, a diferença e a forma como entendo fazer TV. Tenho tido a sorte de o público me dar a mão”, disse. “Durante anos, ou melhor, desde sempre, os programas da manhã foram encarados como o parente pobre dos conteúdos televisivos. Eu, que nunca desejei prime time, para mim não há públicos melhores nem mais importantes, há públicos, sinto uma vaidade que não quero castigar ao saber que o ‘Programa da Cristina’ foi o programa com o share mais alto do dia”, acrescentou, referindo-se às audiências que tinha entre mãos.

Disputa surda por um lugar

Desde que entrou no grupo Impresa que fez saber que não pretendia ficar apenas como apresentadora. Percebe muito de televisão e queria poder para fazer mais. Há quem diga até, na SIC, que ambicionava ser diretora de Programas a médio prazo e que a crescente ligação a Francisco Pedro Balsemão a podia ajudar a concretizar o seu objetivo. Mas tudo estava concertado no canal e Cristina nunca teve essa hipótese, até porque sempre dividiu os louros do sucesso com Daniel Oliveira, que continua firme no cargo.

Agora, em barricadas opostas, vamos assistir, possivelmente, à maior batalha televisiva de todos os tempos e só o passar deste dirá quem vence. Daniel já assumiu que, desde dia 17, passou a ser sua “concorrente direta”. Esta prefere mostrar-se a trabalhar com afinco.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Em “Cacau”: Tiago descobre onde está Cacau e agride Marco

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Apple compra startup francesa especializada em Inteligência Artificial e visão de máquina

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

JL 1396

JL 1396

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Vamos falar de castas?

Vamos falar de castas?

Poeiras do Saara deixam Atenas envolta numa nuvem laranja

Poeiras do Saara deixam Atenas envolta numa nuvem laranja

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

VISÃO Se7e: Os novos restaurantes de Lisboa e do Porto – e um museu para não esquecer

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

O romântico vestido de noiva de Dânia Neto

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

3 limites que todos os casais devem ter

3 limites que todos os casais devem ter

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

7 sinais do corpo que indicam que está a comer demasiado açúcar

7 sinais do corpo que indicam que está a comer demasiado açúcar

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

Sebastião Bugalho: Inquérito por suspeita de violência doméstica arquivado por falta de provas

O elegante

O elegante "look" monocromático de Máxima dos Países Baixos