O terrível segredo que a vilã guardou durante tantos anos veio trazer uma grande reviravolta à trama da SIC. E, em breve, o pequeno Martim vai ficar a saber que foi enganado durante toda a vida e foge de casa. Acaba por aceitar ir viver com Tiago, mas não quer mais falar com Beatriz ou Eduarda. Numa tentativa de se redimir, a vilã ainda inventa uma história e diz ao filho que foi Beatriz e não ela quem o trocou na maternidade. O menino acaba por descobrir que a verdadeira progenitora o voltou a enganar a sua raiva para com ela vai aumentar ainda mais. Mas Eduarda não está disposta a desistir dele e tudo vai fazer para o reconquistar.

Cada vez mais cansada do afastamento, Eduarda telefona para Tiago e pede-lhe que a ajude a ver o filho. O médico informa-a de que tal não será possível, uma vez que o menino não a quer ver. “Não acredito que ele não tenha saudades minhas. Por favor, Tiago, ele está zangado, eu compreendo, mas tenho de fazer as pazes com ele, dá-me essa oportunidade”, pede-lhe a presidente da Câmara, desesperada. “Já lhe disse o que tinha a dizer, o Martim não quer vê-la. Ponto final”, garante o vilão. “Quando é que o trazes cá para a fisioterapia? Eu podia vê-lo nessa altura”, insiste ela, mas sem hipótese. Irritada, a vilã atira o telemóvel para cima da secretária.

No dia seguinte, Francisco e Rosete visitam o menino e oferecem-lhe um telemóvel, deixando-o visivelmente satisfeito. “É muito fixe. Adorei. Vou passar os contactos do telemóvel que a minha mãe me trouxe, que era do tio Afonso, para aqui”, agradece. De repente, tocam à campainha. Tomás vai abrir a porta e depara-se com Eduarda, que entra sem pedir licença. A vilã avança e estaca ao ver o ex-marido e a irmã junto ao seu filho. “Eu não posso ver o Martim, mas a Rosete pode? Ela não tem nada que estar aqui”, ataca. “Não estragues a tarde a toda a gente, Eduarda. Vês o Martim noutro dia”, intervém Francisco. “Eu sou a mãe dele. Tenho o direito de vê-lo!”, grita a vilã. E é nesse instante que Martim reage: “Não, tu não és minha mãe e não quero falar contigo”. A dona da fundação tenta fazê-lo mudar de ideias: “Vamos dar um passeio, meu amor. Comemos um gelado, vamos ao cinema. Tenho tantas saudades tuas!”, dispara, fazendo menção de se aproximar dele. Martim encolhe-se, amuado. “Não vês que estás a forçar o miúdo?”, atira Rosete. Eduarda ainda lhe oferece porrada quando o filho se levanta com a ajuda das muletas. “Vocês só sabem discutir…”, lamenta, triste. “Onde é que vais, querido? Desculpa, a avó não queria aborrecer-te”, afirma a mãe de Beatriz, ouvindo o que não desejava: “Já disse que não quero estar contigo, porque é que não percebes?!”, pergunta Martim, recusando-se a estar mais tempo ali e sai para o seu quarto.

Mais tarde, de semblante carregado, a presidente da Câmara reúne-se com o advogado. De repente, entra Beatriz, que pergunta à mãe o que queria falar com ela. “Chamei cá o doutor Silvério porque há uma coisa que precisamos de fazer com urgência. O Martim tem de voltar cá para casa. O mais rapidamente possível”, dispara, insistindo: “Tu não podes continuar a fazer tudo o que o Tiago quer, não podes facilitar. Ele não te respeita a ti nem a mim, e está a usar o Martim para nos magoar. Nós não merecemos e o Martim também não”. “Ele não me respeita? De que é que estás a falar?”, pergunta Beatriz. “Fui a casa dele para ver o Martim e ele estava lá com a tua tia Rosete. Ela tem direito a estar com o Martim e eu não? Doutor explique à minha filha o que temos de fazer”, atira a vilã. O advogado vai a falar de um pedido de regulação do poder paternal, mas a namorada de Diogo nem o quer ouvir. “Espere…. Foi para isto que me chamaram aqui? Para abrir mais uma guerra com o Tiago por causa do Martim? Não vai acontecer. Custa-me muito estar longe do meu filho, mas vou respeitar o que ele quer. Posso vê-lo sempre que quero, ele também me pode ver sempre que quer…”, afiança Beatriz, que deixa ainda um alerta. “Esta situação só vai mudar quando o Martim quiser. Ele é que vai decidir se quer voltar para casa e onde quer viver”. Em seguida, sai, deixando a mãe ainda mais arrasada.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Em "Terra Brava", Beatriz aterroriza Eduarda para vingar Rodrigo

É tempo de vingança na trama da SIC.

Televisão

Tensão em “Terra Brava”: Rita manipula Beatriz e ameaça destruir Diogo

A vilã não desiste de destruir o romance. Saiba tudo

Televisão

Em "Terra Brava", Martim escolhe ficar com Beatriz

O menino volta a andar e toma uma decisão: regressar para os braços da mulher que o criou como mãe. Mas não vai ter tarefa fácil

Mais no portal

Famosos

Saiba quanto custa o fato de banho de Maria Cerqueira Gomes que está a causar furor nas redes sociais

A apresentadora da TVI está a passar férias no Algarve.

Televisão

Saiba quanto Cristina Ferreira vai pagar pelas ações da TVI

Além de diretora de programas da estação de Queluz, a apresentadora será também acionista no grupo Media Capital.

Famosos

Cláudio Ramos revela: "Desde miúdo que tenho medo da água"

Uma confissão que surge com uma mensagem de coragem. Não só para este receio como para como encara todos os desafios na vida.

Famosos

Nem vai acreditar no motivo para Fafá de Belém ter ido vestido de noiva a casamento enquanto convidada

A artista ri do episídio. Mas a noiva não achou graça à situação.

Famosos

Vítor Kley fala do início do namoro com Carolina Loureiro

Uma história que deu origem a uma música romântica.

Famosos

Cláudia Vieira encantada com troca de carinho entre a filha mais nova e o cão da família

Caetana, de oito meses, adora as atenções de Yoshi.

Famosos

Catarina Gouveia mostra imagens da casa que comprou

A atriz está entusiasmada por esta ser a primeira vez que adquire um imóvel.

Famosos

Daniela Ruah quer regressar a Portugal - mas não consegue

A atriz está a viver nos EUA com a família.

Televisão

Nuno Santos fala sobre futuro de Maria Cerqueira Gomes na TVI

O diretor-geral da estação de Queluz acaba com os rumores.

Televisão

Tatiana de "Casados à Primeira Vista" já experimenta vestidos de noiva

Ainda não há data, mas já há vestido. Os dois ex-concorrentes da experiência social da SIC vão voltar a trocar juras de amor!

Famosos

Daniela Melchior, Diogo Infante e Pedro Lamares juntos na TVI

A atriz portuguesa regressa à nossa TV, após participar em “Esquadrão Suicida”, para uma nova minissérie do canal de Queluz de Baixo

Famosos

Todos os visuais de Maria Botelho Moniz na primeira semana de "Você na TV!"

A apresentadora mostrou um estilo próprio nos looks usados no programa da TVI!