Depois do anúncio do regresso de Cristina Ferreira para a TVI, aos poucos outros rostos frequentes em “O Programa da Cristina” foram sendo cotados para também mudarem de canal. A apresentadora logo de partida levou consigo o realizador João Patrício e outros membros da equipa de produção, e neste fim de semana mais uma personalidade importante do programa anunciou que “vai com a Cristina”.

Na primeira semana de “Casa Feliz” Joana Barrios visitou João Baião e Diana Chaves na SIC, e cozinhou naquela cozinha que tantas vezes foi um espaço de conversa entre a cozinheira e Cristina Ferreira. Mas, afinal, agora já se sabe que esta foi uma participação especial que provavelmente não se vai repetir. Foi através de uma longa carta que Joana Barrios revelou que sim, vai com a Cristina. “É evidente que vou com a Cristina para onde ela for”, escreveu Joana Barrios, que ainda revelou como reagiu à notícia naquela sexta-feira, 17 de julho: “quando finalmente me sentei depois da cozinha arrumada, pensei que “se calhar, neste segmento que tanto adoro da minha profissão, sou capaz de estar parcialmente desempregada”.

Leia na íntegra:

“Em resposta à pergunta “VAIS COM A CRISTINA?”, eis a minha resposta um pouco barroca, eu sei.
Xs portuguesxs são muito nostálgicxs e têm muita dificuldade em aceitar mudanças. Por força da minha criação, mudanças e eu é tu cá tu lá. Talvez por isso aquela parte da instabilidade da profissão que escolhi não me tenha assustado muito na hora de escolher mesmo. Seja como for, também não sabia o que é que a Cristina andava a fazer, também fui apanhada de surpresa, porém não me surpreendi com essa fatalidade toda. Pensei antes “GRANDE!”. Já dissémos muitas vezes e é verdade, que temos um entendimento que vai para além do que é verbalizado. E quando soube da notícia liguei-lhe. E a Cristina contou-me. E eu dei-lhe os parabéns e fiquei muito feliz por ela. A Cristina não fica a lamentar o que não fez, não fica com saudades do que foi, porque quando se dá já ter sido, ela sabe que fez e deu o seu melhor. #unapologetic. Há muitos anos escrevi um texto sobre ela, quando ainda não a conhecia, e chamei-lhe it-girl. Continuo a vê-la como essa it-girl e o que fiz no final de tarde de 17 de Julho foi o seguinte: tinha estado a testar uma luz com o meu Marido, que ele tinha um trabalho grande e queria ver se a ideia que tinha para a luz era materializável. Eu sou a sua cobaia de luzes, por isso, fomos assim mais ao fim da tarde para o local certo, com xs miúdxs. Quando terminou o teste de luz, fizemos a piada do costume: “olha, já tens alto post para hoje” e eu ia consultar o telefone para combinar coisas familiares quando vi uma mensagem da minha cunhada a perguntar se era verdade. Parámos num café para comprar águas porque xs criançxs estavam com sede e eu comprei duas minis para nós. Brindámos à Cristina, à sua audácia e ao seu sucesso. Porque é genuinamente o que sinto por ela. A vida nessa sexta-feira decorreu como habitualmente e depois de encerrada a sessão de afazeres domésticos, quando finalmente me sentei depois da cozinha arrumada, pensei que “se calhar, neste segmento que tanto adoro da minha profissão, sou capaz de estar parcialmente desempregada”.

Mais do que resposta à curiosidade sobre se vou ou não com a Cristina (ser superior que se sobrepõe a qualquer instituição, sendo ela uma instituição) e a minha condição profissional que tanto vos tem preocupado, vamos então falar da condição de grande parte das pessoas que, como eu, trabalham nas artes performativas sem contrato. Caso não saibam, nas artes performativas também se inclui o universo televisivo, que por chegar a tanta gente pode às vezes dar a ideia de que uma pessoa vive em condições incríveis. Porque se “aparece na televisão”, a vida está garantida e encaminhada, e assim. LOL. Assumem-se muitos riscos nestas profissões. Riscos esses que serão eventualmente compensados com a visibilidade e a oportunidade de mostrar que se é boa profissional e que isso trará mais trabalhos, o reconhecimento dxs nossxs parxs e/ou do público. Num mundo ideal era assim. Mas não vivemxs nesse mundo, o estatuto profissional do Artista continua à espera de se tornar realidade e por muito que custe, a culpa da precariedade não é da Cristina. Relativamente à Cristina, tenho-lhe brindado todos os dias. É assim que faço a todxs xs amigxs que cumprem os seus sonhos, realizam as suas ambições e chegam onde se propõem chegar. A Cristina é das poucas pessoas com quem trabalhei nestas coisas mais mainstream que nunca me disse que tenho de mudar e que sabe o nome de todas as pessoas que estão no platô, por exemplo. Também é das poucas que se preocupa com a precariedade e que encontra formas de maximizar o ganho, minimizando o risco sempre que pode e como pode. A Cristina tem todas as qualidades, honesta e gaiteira, como na múisca do Telmo Miranda. E agora foi cumprir novos desígnios, envoltos em grande mistério (just like all legends do), que já fizeram correr mais tinta esta semana que a indústria de fast fashion terá vertido ilegalmente em cursos de água doce nos últimos dez anos. 
Posto tudo isto, é evidente que vou com a Cristina para onde ela for, da mesma forma que ela também vem comigo para onde eu for, porque nestas profissões é assim: os laços que se criam ficam para sempre e ficamxs felizxs com o sucesso alheio.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Relacionados

Televisão

Afinal, Cristina Ferreira não levou Joana Barrios para a TVI

A cozinheira de "O Programa da Cristina" permanece na "Casa Feliz"

Famosos

Vanessa Martins recebe elogios de Cristina Ferreira e Joana Barrios

A influenciadora partilhou uma fotografia que não deixou ninguém indiferente.

Famosos

Aqui está o vídeo do reencontro entre Joana Barrios e Cláudio Ramos

Os "ex-vizinhos" encontraram-se e está tudo registado em vídeo!

Mais no portal

Famosos

Os detalhes do visual de estreia de Fátima Lopes na SIC

O branco foi a cor escolhida para a "Gala dos Sonhos"

Famosos

Renato Godinho comemora 25 anos de estreia no teatro

Com um tesourinho da primeira experiência em palco!

Televisão

Tony, Mickael e David Carreira protagonizam momento de maior emoção da Gala dos Sonhos

Pai e filhos subiram ao palco para cantar um tema de muito significado em homenagem a Sara Carreira. Veja o vídeo.

Famosos

Rodrigo Guedes de Carvalho elogia Cláudio França: "É preciso ser uma pessoa inteligente para fazer este papel"

Veja a entrevista exclusiva com os pivôs da SIC

Holofote TV

Cláudio Ramos: "Talvez seja a primeira vez na história da televisão que o daytime esteja a ser feito de forma equilibrada"

O apresentador do "Dois às 10" mostra-se feliz ao fazer o balanço do último ano e afirma que as audiências não o fazem "perder o sono"

Lifestyle

Descarregue o Guia para organizar o Natal

Para que a noite de Natal seja uma alegria, o ideal é preparar tudo com calma. Nós ajudamos!

Televisão

Traição em "Amor Amor": Linda une-se a Ângela

Para o choque de Mel e Sandra

Dá que falar

Alergia fatal ou insolação? As teorias sobre a morte misteriosa de Bruce Lee aos 32 anos

O ator morreu apenas 6 dias antes da estreia de "O Dragão Ataca". As causas permanecem um mistério até hoje

Famosos

Inês Gutierrez faz desabafo no dia do seu aniversário

"Foi um ano de superação, mas a cima de tudo, de crescimento. Um ano em que conheci lugares feios que jamais achei que tivessem espaço na minha vida alegre.

Famosos

Fanny Rodrigues continua em festa. Saiba porquê...

A apresentadora comemorou 30 anos recentemente

Famosos

Descubra qual é o destino de sonho de Ricardo Pereira

E esta não é a primeira vez que visita esta zona de sol, praia e mar cristalino

Famosos

Laura Dutra fala sobre as cenas finais da personagem de Maria João Abreu: "Ela estava ali connosco!"

A atriz diz que "não foi nada fácil" gravar o fim de Sãozinha na novela "A Serra"