O segredo de Vitória está prestes a ser descoberto. Com todas as informações sobre ela, Rita telefona a Catarina a pedir-lhe um encontro. “Vou ser transparente consigo… Por isso é que lhe vou mostrar as provas que tenho sobre o passado da Vitória, porque não quero que essa mulher continue a enganar a sua família…”, diz a ex-mulher de Lucas. Toda a informação que aqui está chegou-me via detetive. Aí dentro está o nome e o contacto dele, pode confirmar que é dos melhores do país…”, continua, mostrando algumas fotografias, que comprovam o que diz. A matriarca dos Santa Cruz empalidece e as suas mãos começam a tremer e pede para levar as fotografias com ela.

Ao chegar a casa, Catarina dá de caras com Lucas que lhe pergunta onde foi. Quando vai para lhe responder, suspende as suas palavras ao ver Vitória. Cruzam olhares e Catarina não esconde o ódio. Ao abrir a boca, começa a tremer descontroladamente, pernas e braços e tem um ataque epilético. A enfermeira reage de imediato para que ela não caia desmaiada. A mãe de João começa a recuperar, até que abre os olhos. Todos tentam perceber se ela está bem. “Esta é a Vitória, é enfermeira… e eu tenho três irmãos, temos os nomes dos evangelistas, eu sou o Lucas, o seu filho mais velho… …”, conta o engenheiro. Ao ouvir o nome da enfermeira, olha fixamente para ela. “Eu sou a enfermeira Vitória… estive ao seu lado quando veio para casa do hospital…”, diz a rapariga. Nesse instante. A vilã recorda-se do momento em que Marcos lhe contou tudo e começa a apertar a mão de Vitória com muita força, sem a soltar. “Está-me a magoar, senhora dona Catarina”, diz ela. Em vez de parar, a malvada crava a outra mão no braço dela e é Lucas quem a salva. Esgotada, a matriarca dos Santa Cruz fecha os olhos e o pai de Ana pergunta a Vitória se precisa de ajuda médica. Ela não responde e pede que levem a doente para o quarto.

Quem vai logo ao encontro da mãe é Mateus, que lhe pergunta o que aconteceu. “Traga-me um chá, Lucas, por favor… mas tem de ser você. Não quero estranhos no meu quarto…”, pede-lhe, para ficar a sós com o veterinário. “Mateus, ouça… ouça com atenção. O Marcos tinha razão em tudo… essa enfermeira é a… a maluca que vos desgraçou na Senhora do Ó”, anuncia ela, prosseguindo: “Mentiu-nos o tempo todo… e, se até Nosso Senhor tem limites na capacidade de perdão, imagine-se uma simples pecadora como eu…. Abrimos as portas desta casa, recebemo-la como se fosse família… dei-lhe tudo, carinho, afeto, compreensão…”. O vilão reage: “Deixe estar, mãe… guardado está o pedaço… ela já vai ver como é que mordem, quero estar presente quando ela perceber que a descobrimos”.

Veja as imagens na nossa galeria

Acompanhe tudo sobre as novelas portuguesas aqui, em Holofote.pt!

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Televisão

"Big Brother": eis os nomeados da noite

Após uma reviravolta, ficou decidido quem irá a votos.

Televisão

"Big Brother": Renato é o líder da semana

Por votação dos colegas.

Televisão

Liliana ou Diogo? Já se sabe qual o novo concorrente do "Big Brother"

Em noite de expulsões, um concorrente será substituído.

Televisão

"Big Brother": Renato poderá salvar um dos nomeados

Perceba o porquê.

Televisão

"Big Brother": Diana abandona a casa

A votação foi renhida.

Televisão

Sandra emociona-se ao recordar história de vida

A concorrente sentiu-se discriminada desde cedo.

Televisão

Teresa Guilherme esclarece situação de André Filipe

A apresentadora revelou a posição da produção, através de um comunicado.

Televisão

Sandra e Carina: concorrentes decidem quem teve mais razão

O "Big Brother" definiu que, esta noite, 27 de setembro, a "neutralidade" não era uma opção.

Famosos

Os visuais da semana de Fátima Lopes

Veja todas as apostas da apresentadora das tardes da TVI na última semana.

Famosos

O domingo de Cristina Ferreira em imagens

A apresentadora recarregou energias num sítio especial.

Famosos

Cláudia Vieira mostra como ir ao cabeleireiro com uma bebé

A atriz mostrou Caetana a dar "uma mãozinha" na lavagem do cabelo.

Televisão

Fernando Rocha vai entrar em nova novela da SIC

O humorista aceitou o convite para integrar o elenco de “Bate Coração”, a próxima trama do canal. E promete surpreender no papel de bombeiro!