Na manhã desta quarta-feira, 13 de maio, a TVI anunciou que vai retomar as gravações das novelas no dia 18 de maio. O comunicado emitido pelo canal dá conta de que a Plural Entertainment estabeleceu uma lista de medidas de proteção, para garantir a saúde dos profissionais e atores no regresso às gravações. Assim, voltam a gravar os elencos de “Quer o Destino”, novela que já está em exibição na TVI, e “Amar Demais”, trama que ainda não estreou, e deve substituir “Na Corda Bamba”.

O anúncio vem depois de a SIC já ter anunciado o regresso das gravações de “Nazaré”. O elenco já fez os testes para a covid-19 na sede da SP Televisão, a produtora da novela. Afonso Pimentel documentou todos os passos do procedimento em vídeos publicados no Instagram.

Entre as medidas que vão ser adotadas pela Plural, a produtora das novelas da TVI, estão testes para o novo coronavírus, medições de temperatura, uso de máscara obrigatório nos bastidores e itens utilizados em cena desinfetados. Leia a lista completa de medidas:

Na semana que antecede o início das gravações, serão efetuados testes de despistagem à COVID -19 a todos os colaboradores da Plural.

No regresso ao local de trabalho, será feita monitorização bidiária da temperatura corporal dos colaboradores e todos receberão EPIs apropriados – Kit individual de viseira, máscaras, luvas e proteção de sapatos – bem como solução alcoólica para desinfeção das mãos.

Estará presente um profissional de saúde diariamente nas instalações para acompanhar todo o processo de retoma das gravações.

Nas instalações da Plural existem dispensadores de álcool-gel nas entradas e em zonas comuns (estúdios, salas, espaço de refeições, cenários) e será assegurado o reforço da limpeza permanente do interior do edifício incluindo zonas comuns e espaços de refeição.

Todos os procedimentos estão a ser assegurados para que se cumpram as regras básicas de limpeza e higienização definidas pela DGS, as regras de etiqueta respiratória e a distância social recomendada de 1,5 metros sempre que possível.

É obrigatório o uso de máscaras em espaços comuns no interior dos edifícios e nas viaturas de transporte. Durante as gravações, toda a equipa técnica e de produção deverá utilizar viseira/máscara cirúrgica enquanto esteja dentro da área de trabalho. Os atores deverão usar igualmente a máscara sempre que não estejam a gravar ou em processo de maquilhagem.

Todas as roupas e acessórios de cena serão pulverizadas e desinfetadas antes de serem utilizados pelo ator. Assim como todos os materiais utilizados no processo de maquilhagem e cabelos serão esterilizados e/ou desinfetados antes e entre utilizações. Sempre que possível, serão usados materiais descartáveis.

Os textos serão adaptados de forma a limitar os contactos físicos e aglomerados de pessoas no mesmo local. A figuração será retirada de todas as cenas gravadas em estúdio, de forma a restringir o acesso às instalações em espaços fechados. Nas gravações em exteriores a figuração será reduzida ao mínimo.

Sempre que as filmagens ocorram em espaços interiores, a equipa será também reduzida ao mínimo indispensável e todos os equipamentos técnicos serão desinfetados antes de serem utilizados.

O catering será assegurado em local que permita o devido distanciamento social e as refeições servidas em embalagens individuais em regime de take away, de modo a que todos os colaboradores possam afastar-se para cumprir o distanciamento social obrigatório.

As viaturas de transporte serão alvo de desinfeção e higienização permanente por parte dos seus motoristas e a circulação dentro das instalações da Plural deve ser restrita ao necessário. O número de ocupantes de cada viatura será também limitado ao mínimo possível, assegurando assim as regras de distanciamento social.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Relacionados

Famosos

Sofia Ribeiro celebra regresso às gravações

A atriz partilhou com os seguidores a alegria que sentiu assim que recebeu a notícia de que, em breve, vai voltar a pisar os estúdios da ficção

Televisão

Carolina Loureiro, José Mata e elenco de "Nazaré" fazem teste de covid-19

Os atores preparam-se para regressar às gravações.

Televisão

Afonso Pimentel mostra como são feitos os testes ao Covid-19

Protagonista de “Nazaré” foi testado para gravar em segurança

Mais no portal

Famosos

Os detalhes do visual de estreia de Fátima Lopes na SIC

O branco foi a cor escolhida para a "Gala dos Sonhos"

Famosos

Renato Godinho comemora 25 anos de estreia no teatro

Com um tesourinho da primeira experiência em palco!

Televisão

Tony, Mickael e David Carreira protagonizam momento de maior emoção da Gala dos Sonhos

Pai e filhos subiram ao palco para cantar um tema de muito significado em homenagem a Sara Carreira. Veja o vídeo.

Famosos

Rodrigo Guedes de Carvalho elogia Cláudio França: "É preciso ser uma pessoa inteligente para fazer este papel"

Veja a entrevista exclusiva com os pivôs da SIC

Holofote TV

Cláudio Ramos: "Talvez seja a primeira vez na história da televisão que o daytime esteja a ser feito de forma equilibrada"

O apresentador do "Dois às 10" mostra-se feliz ao fazer o balanço do último ano e afirma que as audiências não o fazem "perder o sono"

Lifestyle

Descarregue o Guia para organizar o Natal

Para que a noite de Natal seja uma alegria, o ideal é preparar tudo com calma. Nós ajudamos!

Televisão

Traição em "Amor Amor": Linda une-se a Ângela

Para o choque de Mel e Sandra

Dá que falar

Alergia fatal ou insolação? As teorias sobre a morte misteriosa de Bruce Lee aos 32 anos

O ator morreu apenas 6 dias antes da estreia de "O Dragão Ataca". As causas permanecem um mistério até hoje

Famosos

Inês Gutierrez faz desabafo no dia do seu aniversário

"Foi um ano de superação, mas a cima de tudo, de crescimento. Um ano em que conheci lugares feios que jamais achei que tivessem espaço na minha vida alegre.

Famosos

Fanny Rodrigues continua em festa. Saiba porquê...

A apresentadora comemorou 30 anos recentemente

Famosos

Descubra qual é o destino de sonho de Ricardo Pereira

E esta não é a primeira vez que visita esta zona de sol, praia e mar cristalino

Famosos

Laura Dutra fala sobre as cenas finais da personagem de Maria João Abreu: "Ela estava ali connosco!"

A atriz diz que "não foi nada fácil" gravar o fim de Sãozinha na novela "A Serra"