Na manhã desta quarta-feira, 13 de maio, a TVI anunciou que vai retomar as gravações das novelas no dia 18 de maio. O comunicado emitido pelo canal dá conta de que a Plural Entertainment estabeleceu uma lista de medidas de proteção, para garantir a saúde dos profissionais e atores no regresso às gravações. Assim, voltam a gravar os elencos de “Quer o Destino”, novela que já está em exibição na TVI, e “Amar Demais”, trama que ainda não estreou, e deve substituir “Na Corda Bamba”.

O anúncio vem depois de a SIC já ter anunciado o regresso das gravações de “Nazaré”. O elenco já fez os testes para a covid-19 na sede da SP Televisão, a produtora da novela. Afonso Pimentel documentou todos os passos do procedimento em vídeos publicados no Instagram.

Entre as medidas que vão ser adotadas pela Plural, a produtora das novelas da TVI, estão testes para o novo coronavírus, medições de temperatura, uso de máscara obrigatório nos bastidores e itens utilizados em cena desinfetados. Leia a lista completa de medidas:

Na semana que antecede o início das gravações, serão efetuados testes de despistagem à COVID -19 a todos os colaboradores da Plural.

No regresso ao local de trabalho, será feita monitorização bidiária da temperatura corporal dos colaboradores e todos receberão EPIs apropriados – Kit individual de viseira, máscaras, luvas e proteção de sapatos – bem como solução alcoólica para desinfeção das mãos.

Estará presente um profissional de saúde diariamente nas instalações para acompanhar todo o processo de retoma das gravações.

Nas instalações da Plural existem dispensadores de álcool-gel nas entradas e em zonas comuns (estúdios, salas, espaço de refeições, cenários) e será assegurado o reforço da limpeza permanente do interior do edifício incluindo zonas comuns e espaços de refeição.

Todos os procedimentos estão a ser assegurados para que se cumpram as regras básicas de limpeza e higienização definidas pela DGS, as regras de etiqueta respiratória e a distância social recomendada de 1,5 metros sempre que possível.

É obrigatório o uso de máscaras em espaços comuns no interior dos edifícios e nas viaturas de transporte. Durante as gravações, toda a equipa técnica e de produção deverá utilizar viseira/máscara cirúrgica enquanto esteja dentro da área de trabalho. Os atores deverão usar igualmente a máscara sempre que não estejam a gravar ou em processo de maquilhagem.

Todas as roupas e acessórios de cena serão pulverizadas e desinfetadas antes de serem utilizados pelo ator. Assim como todos os materiais utilizados no processo de maquilhagem e cabelos serão esterilizados e/ou desinfetados antes e entre utilizações. Sempre que possível, serão usados materiais descartáveis.

Os textos serão adaptados de forma a limitar os contactos físicos e aglomerados de pessoas no mesmo local. A figuração será retirada de todas as cenas gravadas em estúdio, de forma a restringir o acesso às instalações em espaços fechados. Nas gravações em exteriores a figuração será reduzida ao mínimo.

Sempre que as filmagens ocorram em espaços interiores, a equipa será também reduzida ao mínimo indispensável e todos os equipamentos técnicos serão desinfetados antes de serem utilizados.

O catering será assegurado em local que permita o devido distanciamento social e as refeições servidas em embalagens individuais em regime de take away, de modo a que todos os colaboradores possam afastar-se para cumprir o distanciamento social obrigatório.

As viaturas de transporte serão alvo de desinfeção e higienização permanente por parte dos seus motoristas e a circulação dentro das instalações da Plural deve ser restrita ao necessário. O número de ocupantes de cada viatura será também limitado ao mínimo possível, assegurando assim as regras de distanciamento social.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Sofia Ribeiro celebra regresso às gravações

A atriz partilhou com os seguidores a alegria que sentiu assim que recebeu a notícia de que, em breve, vai voltar a pisar os estúdios da ficção

Televisão

Carolina Loureiro, José Mata e elenco de "Nazaré" fazem teste de covid-19

Os atores preparam-se para regressar às gravações.

Televisão

Afonso Pimentel mostra como são feitos os testes ao Covid-19

Protagonista de “Nazaré” foi testado para gravar em segurança

Mais no portal

Televisão

Estes são os quatro nomeados da nona gala do 'Big Brother Duplo Impacto'

Como habitualmente, um deles foi colocado 'na chapa' por nomeação direta do líder da casa.

Televisão

Bernardina é expulsa do 'Big Brother'

E a primeira salva foi Jéssica Fernandes.

Famosos

David Carreira revela sobre morte de Sara Carreira: "senti que ainda não estava na altura de sorrir"

O cantor falou da morte da irmã, Sara, no último episódio do documentário 'Os Sonhos Não Têm Teto’.

Televisão

Programa de Ljubomir Stanisic já tem data de estreia

Já não falta muito para a versão portuguesa de 'Hell’s Kitchen’,

Famosos

Cláudia Vieira mostra vídeo da filha a caminhar e fãs deliram

A pequena Caetana já caminha de forma muito desenvolta.

Famosos

Maria Botelho Moniz: vinte anos depois, teve outra aula com Pedro Bianchi Prata

A apresentadora partilhou o que fez este sábado com o namorado.

Famosos

De biquíni preto, Georgina Rodríguez arrasa em capa de revista

A modelo espanhola foi a estrela de uma revista italiana.

Famosos

David Carreira mostra o seu apoio a Carolina Carvalho

Carolina Carvalho estreou-se na apresentação de um programa da SIC.

Televisão

Já foram apuradas as canções finalistas do 'Festival da Canção 2021'

A final tem lugar no próximo sábado, dia 6 de março

Famosos

Paulo Rocha sobre Joana Santos em "Amor, Amor": "um ato de coragem imenso"

Não se conheciam e deram-se bem desde o primeiro dia. Ele está rendido e não esconde as saudades de trabalhar por cá

Famosos

Júlia Palha em entrevista: "sou tímida como o caraças"

Aos 22 anos, a atriz está a dar vida à sua primeira protagonista na SIC. Acaba de comprar casa e ainda está apaixonada

Televisão

Tragédia em “Amor, Amor”: Vanessa é assaltada e descobre que está grávida

Vanessa acorda do assallto confusa e em pânico.