Devido a um comentário que Hélder fez, nesta segunda-feira, dia 11 de Maio, e que, inclusivamente, despertou as mais variadas reações nas redes sociais, a produção do “Big Brother” decidiu penalizar o participante de Santa Maria da Feira. De recordar que, numa conversa casual com uma colega, Hélder proferiu as seguintes palavras: “Eu prefiro ser mulherengo do que ser…” Apesar de não ter concluído a frase, ficou explícito que Hélder se referia a Edmar, concorrente com uma orientação assumidamente homossexual.

Certo é que, após o sucedido, a indignação dos portugueses obrigou a que Cláudio Ramos, o apresentador do programa, saísse de sua casa quando não estava previsto – de salientar que o anfitrião apenas dá a cara pelo formato nas galas, que decorrem aos domingos – para anunciar a punição.

“Vou ter uma conversa consigo que, sou muito sincero, não gostava de a ter… Mas antes de ter esta conversa consigo, gostava muito que olhasse com atenção para umas imagens…”, começou por dizer, esta terça-feira, 12 de maio, na emissão das 19 horas, confrontando o nortenho com um excerto da conversa que ocorrera na véspera.

“Se não tivesse a Soraia consigo na conversa, a conversa tinha ido até onde? A Soraia travou-o…”, comentou o apresentador, adiantando que a postura de Hélder aponta para um comportamento homofóbico.

“As pessoas não estão a perceber (…) Adoro esse tipo de pessoas”, retorquiu Hélder, imediatamente interrompido por Cláudio Ramos, que, uma vez mais, não gostou do discurso do participante: “Não se refira a esse tipo de pessoas, por favor. Eu não sou um tipo de pessoa, sou uma pessoa”, advertiu o apresentador, que não compreendeu por que motivo Hélder não gosta “de dizer a palavra homossexual”. “Não tenha medo da palavra. A minha filha, se tiver de dizer a orientação do pai, diz que o pai é homossexual”, atirou Cláudio Ramos, tentando desmistificar preconceitos na cabeça do concorrente e frisando que toda a sua postura “magoa as pessoas”.

Antes de anunciar a punição, Cláudio Ramos também mostrou imagens de Helder e Jessica do dia em que entraram na casa, nas quais o concorrente fez piadas consideradas sexistas em relação à colega.

O Big Brother emitiu o parecer final: “No ‘Big Brother’, as atitudes sexistas, homofóbicas xenófobas e racistas são inadmissíveis, tal como na nossa sociedade. Todas estas transgressão são delitos graves e a que o ‘Big Brother’ jamais poderá fechar os olhos. (…) Hoje, Portugal acordou extremamente revoltado com o seu comentário. (…) Como não posso deixar passar esta sua atitude em branco vou dar aos portugueses a oportunidade de decidir se querem que o Hélder permanece no jogo ou que seja expulso. A votação começa agora e todos saberemos o resultado na gala de domingo.” O concorrente de 39 anos, está, assim, nomeado e sujeito à decisão final do público. Veja no vídeo a reação de Helder.

Já ao final da noite, também Nuno Santos, diretor de programas da TVI, reagiu. Leia, de seguida, as palavras que assinou no Instagram,

“Vai por aí uma grande discussão sobre se, confrontada com um comentário onde a discriminação sexual existiu, a TVI fez bem ou fez mal, exagerou na dose e – velho pecado – foi à ‘procura de audiências’. Sejamos claros: o concorrente Hélder para defender o seu estatuto de “mulherengo”, sublinhou que, antes tal, que ser como um outro concorrente de orientação sexual diferente. 
Nas sociedades ocidentais estas graçolas boçais que sempre visam os que são diferentes, os que estão mais expostos, tantas vezes mulheres ou crianças, já tiveram um preço muito elevado. 
Não, o Hélder não foi fisicamente agressivo, tentou até ser subtil no seu comentário, tê-lo-á feito como exibição da sua masculinidade. Mas, ainda que assim fosse, ainda que assim seja, o tema não tem relevância?! Era imperativo mostrar e contextualizar a situação – aliás exibida em direto – e aplicar as regras. 
São as regras de um programa de televisão, mas refletem a lei e o bom-senso que, sendo por vezes raro, é quase um super poder. 
A TVI fez o que devia fazer. Qualquer outra atitude poderia ser entendida, até mais elogiada, mas nunca seria adequada aos tempos em que vivemos. 
Estamos em 2020.”

Palavras-chave

Assine a TvMais

Assine a TvMais, em papel ou digital, e aproveite os descontos que preparámos para si, desde €1,10 a edição. Aqui encontrará informação sobre famosos, televisão, dicas de beleza, saúde, culinária, moda e sexo, previsão de horóscopos e muitas outras rubricas que não vai querer perder! ASSINAR

Relacionados

Televisão

Sónia chora e afirma querer abandonar "Big Brother"

Saiba o motivo!

Famosos

Sofia Sousa reage à entrada da ex-sogra em "Big Brother"

A ex-concorrente de "Casa dos Segredos" vai torcer pela mãe de Tierry e avó paterna da sua filha, Yasmin

Televisão

O verdadeiro motivo para o "Big Brother" não ter base na cor da pele de Slávia

A participante questionou a produção do programa: "Senti-me de certa forma esquecida"

Mais no portal

Televisão

Série sobre as Doce estreia no sábado na RTP1

Ana Marta Ferreira, Bárbara Branco, Carolina Carvalho e Lia Carvalho são as protagonistas do filme que virou série para a televisão.

Famosos

José Mata: "Tenho muitas saudades da Maria João"

O ator faz um balanço da sua participação em "A Serra" e recorda a amiga.

Televisão

Ana Soares deixa a casa de "Big Brother": "Menos uma planta!"

É a segunda expulsa desta edição do reality show da TVI

Famosos

As imagens do casamento de sonho de Cláudia Jacques em Marraquexe

A relações públicas trocou alianças com Belmiro Costa numa cerimónia íntima no Marrocos

Famosos

Georgina Rodriguez sobre casamento: "Não depende de mim, oxalá"

Foi divulgado o trailer do novo documentário sobre a modelo produzido pela Netflix. E o vídeo mostra pormenores sobre a vida de Georgina e Cristiano Ronaldo.

Televisão

Tensão em “Festa é Festa”: Tomé, Bino, Aida e Florinda embarcam para Paris

Veja as imagens!

Famosos

Gustavo Santos separou-se e reencontrou o amor

Foi numa fase de mudança a vários níveis, em que refez a sua vida amorosa ao lado de Fernanda Zimmermann, que o escritor e palestrante de 44 anos encontrou inspiração para escrever a sua mais recente obra literária

Televisão

"Big Brother": Rui Pinheiro fez mudança radical no corpo - Veja o antes e depois

Deu nas vistas pelos músculas, mas era outra pessoa durante a faculdade.

Televisão

Desilusão em “Bem Me Quer”: Honório revela a Maria Rita que a enganou

A mentira de Honório tem feito correr muita tinta na trama da TVI e vai continuar a dar que falar nos próximos episódios.

Famosos

"Big Brother": Ana Barbosa tem passado de álcool, cancro e violência

A concorrente do reality show da TVI passou uma infância muito difícil por causa do pai e um mau bocado na gravidez

Televisão

Choque em “A Serra”: Vasco descobre que tem um tumor na cabeça

As emoções da novela da SIC

Televisão

Telespectadores elogiam emissão de "Festa é Festa": "Espetacular"

A TVI promoveu um sábado especial com 9 horas em direto de conteúdos da novela