Tanto que Maria do Céu sofreu às mãos de Preciosa! A falsa moralista causou a maior dor possível ao filho e à nora, e durante muitos anos viveu bem com tanta maldade. Mas desde que o Euromilhões saiu à antiga vendedora de fruta que muita coisa mudou em Alvorinha. E, num gesto de grande generosidade, característica que sempre a definiu, Céu intercede pela sogra quando Zé Luís quer expulsar a própria mãe de casa ao descobrir que ela queria ganhar dinheiro às custas de Branca. E, apesar de altiva e arrogante, ela não irá esquecer esse gesto. Depois de muitas críticas e discussões, Preciosa finalmente percebe que Céu é mais do que um bom partido para Zé Luís – é a mulher ideal para ele.

No último episódio da trama, Céu encontra-se com Preciosa. A sogra aponta-lhe uma bonita caixa de cartão, decorada com papel de embrulho, que está pousada sobre o balcão. A líder das Pastorinhas olha para a mulher do filho com uma ansiedade contida. “É para ti, Céu”, diz-lhe. Surpreendida, a milionária não percebe o gesto e até desconfia: “Um presente seu… para mim?” “Espero que gostes”, diz a idosa com sinceridade. Ainda incrédula, a mãe de Telma e Bruno começa a rasgar o papel de embrulho com cuidado.

Um presente especial
Assim que abre a caixa… vê uma imagem de Nossa Senhora dos Sete Mantos, em porcelana. Céu olha mais uma vez para a mãe do marido, com uma expressão séria. Percebe de imediato o simbolismo daquele gesto. “Sei que não vives sem a tua santa de devoção… e como a tua se partiu, mandei fazer essa em porcelana”, conta. Mesmo desconcertada, a nora não consegue conter a emoção. “É linda!…”, diz, emocionada. Pega na imagem, contemplando-a, mas depois volta a colocá-la no balcão e olha Preciosa nos olhos. “Porque é que fez isto, Preciosa?” A viúva hesita… mas consegue arranjar coragem para ser sincera, assumindo pela primeira vez uma postura submissa.

“Levou tempo… mas consegui perceber que és muito melhor do que eu. És muito mais do que a Céu da fruta. Depois de tudo o que te fiz, do que vos fiz, a todos… tiveste a generosidade de pedir ao meu filho que me deixasse ficar… e isso nunca vou esquecer.” Preciosa emociona-se e fala de coração aberto, genuinamente arrependida. “Perdoas-me, Maria do Céu?” A ex-milionária olha para a sogra num misto de sentimentos. Zé Luís, que entretanto chegou, observa as duas em silêncio, comovido. Céu responde depois de pensar: “De que nos adianta guardar mágoa e ressentimento? Só vivemos uma vez…” Com a alma lavada, e profundamente agradecida, Preciosa sorri. A nora deixa que mais um ciclo da sua vida se feche.

Mais no portal

Famosos

Veja a primeira festa de aniversário da filha de Liliana Filipa e Daniel Gregório

Ariel fez um ano esta sexta-feira, dia 20.

Famosos

Rita Pereira com o filho na piscina à noite

A atriz e apresentadora está a passar férias no Dubai.

Famosos

Veja a primeira dança de Cristiana Jesus e Cláudio Alegre

Os ex-concorrentes de "Casa dos Segredos" casaram-se este sábado, ...

Famosos

Quanto custa o visual de Carolina Patrocínio nos Emmy Awards

A apresentadora optou por um vestido leve e colorido. Saiba todos o...

Famosos

Andreia Vale casou-se

A cerimónia aconteceu este sábado, dia 21, no Funchal.

Famosos

Os detalhes do casamento de Cristiana Jesus e Cláudio Alegre

Dos visuais, ao ramos da noiva, decoração e bolo. Veja alguns dos p...

Famosos

Jennifer Lopez arrasa ao voltar a desfilar com mítico vestido da Versace

A cantora de 50 anos volta a usar este modelo que tanto deu que fal...

Famosos

Cristiana Jesus chora de emoção ao entrar na igreja para se casar com Cláudio Alegre

A noiva não conseguiu segurar as lágrimas.

Famosos

Pedro Lima faz homenagem à avó de 90 anos

O ator admite que Bernadette é a grande referência da sua vida.

Famosos

João Mota explica como se sente após o fim do namoro com Mariana Monteiro

O namoro durou sete anos.

Famosos

Catarina Furtado celebra os 18 anos do enteado com fotos inéditas

A apresentadora assinalou a data especial desta forma.

Famosos

Sara Norte adia casamento e explica o motivo

A atriz vai dar o nó com Vasco Cruz.