Umas recentes, outras antigas, todas fazem parte do imaginário da época festiva. Ouvimo-las nos espaços comerciais mas pouco sabemos sobre como foram escritas. E algumas nem tinham a ver com Natal! Na revista TeleNovelas desta semana pode conhecer as histórias por trás destas canções. Ouça-as abaixo!

Jingle Bells (1857)

Será uma das mais antigas e populares cantigas de Natal mas diz a lenda que foi escrita no outono de 1857 por James Lord Pierpont para assinalar a corrida anual de trenós que se realizava em Medford, Massachussets, EUA (cidade natal do compositor) no Dia de Ação de Graças (celebrado na última quinta-feira de novembro). Originalmente interpretada por um coro de escola, acabou por ser associada ao Natal nos anos 1860 e 1870, facto que se mantém até hoje.

All I Want For Christmas Is You (1994)

Foi escrita por Mariah Carey, que também a interpreta, em apenas 15 minutos! A ideia de uma canção (e álbum) de Natal veio da mente do então marido dela, Tommy Mottola, diretor da Sony Music. Estavam em agosto de 1994 mas Mariah decidiu decorar a casa com enfeites natalícios e assim surgiu a inspiração para compor, num quarto de hora, o tema que é o que mais dinheiro gera no Natal! Todos os anos, Carey recebe à volta de 1,14 milhão de euros em royalties!

Rockin’ Around The Christmas Tree (1960)

O tema é do compositor judeu Johnny Marks, autor de outros sucessos de Natal, como “Rudolph the Red-Nosed Reindeer” e “A Holly Jolly Christmas.” Para a interpretar, Marks escolheu uma menina de 12 anos, Brenda Lee, que já cantava mas sem grande sucesso e assim saltou para a ribalta.

Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow (1945)

É uma das mais tradicionais melodias de Natal mas a composição não teve esse propósito! Sammy Cahn e Jule Styne escreveram-na em julho de 1945, em Hollywood, Califórnia, durante uma vaga de calor. Os amigos simplesmente pediam que o tempo arrefecesse, sem fazer nenhuma referência ao inverno ou Natal… Acabou associada a esta época festiva e até Frank Sinatra gravou a sua versão nos anos 50.

Last Christmas (1984)

Quem não se lembra do videoclipe com George Michael na pele de um homem triste ao reencontrar a ex-namorada, um ano depois do fim da relação, numa reunião de Natal com amigos? O tema era tão só o namoro falhado, porém, o Natal sobrepôs-se-lhe… “Last Christmas” foi escrito por George na casa dos pais dele depois de um jantar em que esteve o colega dos Wham, Andrew Ridgley. “Ele desapareceu para o seu antigo quarto e depois chamou-me. Em menos de uma hora, fizemos o refrão da música. Foi um momento maravilhoso”, lembra Andrew.

It’s Beginning to Look a Lot Like Christmas (1951)

Foi uma canção feita para o Natal. Meredith Wilson inspirou-se no cenário em torno do Yarmouth’s Grand Hotel, na nova Escócia, onde ficou hospedada. O tema faz menção à enorme árvore que fica no jardim do hotel e ao Frost Park, que se encontra nas redondezas. êxito nas vozes de Perry Como, Fontane Sisters e Bing Cosb, foi, recentemente, interpretado por Michael Bublé.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Mais no portal

Famosos

Em dia de aniversário, recorde 27 fotos da carreira de Carolina Carvalho

A atriz celebra nesta sexta-feira, 3 de dezembro, 27 anos

Televisão

Surpresa em “Para Sempre”: Pedro e Clara unem-se para tirar Lourenço da prisão

As emoções da novela da TVI

Famosos

Fernanda Antunes depois da Gala dos Sonhos: "A palavra que a Sara mais dizia era obrigada"

A mãe da cantora reagiu ao carinho do público depois da emissão especial

Televisão

"Big Brother" - Rui e Débora em missão: "Somos uns atores incríveis!"

Rui e Débora tentam enganar os colegas. Afinal a proximidade entre os dois concorrentes é uma missão.

Famosos

Fátima Lopes sobre a gala da Associação Sara Carreira: "Nunca vivi nada igual"

Depois de uma noite de emoções fortes a apresentadora assumiu que a condução do espetáculo foi uma experiência marcante na sua carreira.

Famosos

"Big Brother": Rita chora e ameaça desistir

Rita foi alvo de uma partida das colegas durante a noite… a situação foi longe demais e a jovem ameaçou deixar o programa da TVI.

Televisão

"Big Brother" - Saiba quem são os concorrentes preferidos e os mais odiados

A poucas semanas de se conhecer o grande vencedor, os internautas votaram para eleger os concorrentes da sua preferência e os que não convencem.

Famosos

"Gala dos Sonhos": O abraço emocionado de Fernanda e Tony

O ex-casal mantem-se unido um ano após a morte da filha

Famosos

"Gala dos Sonhos": Famosos aplaudem solidariedade dos portugueses

O valor angariado durante a gala superou os 200 mil euros

Famosos

Patrícia Candoso anuncia gravidez com vídeo amoroso. Ora veja!

Aos 40 anos, a atriz prepara-se para reviver as delícias da maternidade

Televisão

Tensão em “A Serra”: Domingos e Rosalinda mentem em tribunal

As emoções da novela da SIC

Famosos

Cláudia Vieira partilha imagens do segundo aniversário de Caetana

A bebé nasceu a 1 de dezembro.