Todos os anos, depois das férias grandes, o regresso às aulas revela-se um momento marcante e representa um começo, o que significa que pode ser simultaneamente nostálgico, emocionante e gerar ansiedade. Por isso, comece já a planear o dia com calma e com estas dicas.

Alinhar horários

Apesar de, nas férias, o cumprimento de horários nãoser tão rígido tanto para os adultos como para as crianças, é muito importantes que, umas semanas antes de as aulas começarem, vá recuperando os horários para que, no primeiro dia, o sono e a preguiça não sejam mais um fator desestabilizador, já que este dia já terá demasiadas emoções. Além disso, é importante deixar também já definidos horários para depois da escola, para fazer os trabalhos de casa ou atividades extra.

Conversar

O começo ou recomeço da vida escolaré um momento muito importante paraas crianças e é vivido de formas diferentes por cada uma delas. Conversar comos seus filhos para perceber o que estãoa sentir pode parecer banal, mas é essencial para obter várias informações importantes acerca da sua relação com a escola, com os colegas, com os professores. Podem ser revelados medos e angústias, que deve desmistificar, ou desvendadas expectativas.

Delinear a rotina

Antes de as aulas começarem, pode sempre levara criança à porta da escola, explicar qual será o caminho, quanto tempo demora e que naquele recreio irá brincar muito e fazer amigos. Se fizer sentido para a dinâmica familiar, inscrever as crianças no ATL antes do início das aulas pode ser também uma mais-valia. Assim, no primeiro dia, a carga emocional é menor e já existe uma ligaçãocom o espaço, as regras e os colegas.

Preparar o material

Levar os seus filhos a comprar o material escolar, para além de um bom momento familiar, ajuda a que as crianças se vão mentalizando para a nova temporada que aí vem. Ajudar na escolha dos materiais faz com que se entusiasmem e criem apreço pelo que é seu. Pode forrar os livros, personalizar cadernos, canetas e outros com etiquetas, criando também num bom momento de partilha com os mais novos e garantir que os itens escolares são todos identificados e não se perdem tão facilmente.

Manter a calma

Este é um dia de grande importância tanto para as crianças como para os pais. Se é mãe ou pai de primeira viagem, é normal que se sinta ainda mais nervoso e ansioso. Separarmo-nos dos nossos filhos pode ser um processo doloroso para ambos e tem de ser encarado com a maior leveza possível. Manter a calma faz com que os seus filhos também se sintam mais tranquilos e encarem o momento como algo positivo. Para os pais pode ser igualmente importante a predefinição de horários no sentido de sentirem que tudo está controlado e bem encaminhado. Agora é só “deixar rolar”.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Mais no portal

Famosos

Ana Garcia Martins vai a evento com o namorado: "Preferimos manter a relação mais reservada"

A influenciadora digital surgiu em público com Diogo Orvalho mas não quis posar para os fotógrafos ao lado do namorado

Televisão

Tânia Ribas de Oliveira na vice-liderança com "A Nossa Tarde"

Na segunda-feira, dia 6, o programa da RTP1 ultrapassou "Goucha", na TVI, e por momentos liderou contra "Júlia", na SIC

Famosos

Diana Monteiro deslumbra em visual preto para gala especial: "Tinha este vestido guardado há muito tempo"

A cantora foi uma das figuras públicas que subiu ao palco no tributo aos 40 anos de carreira do médico Ângelo Rebelo. Ao Holofote.pt, revelou pormenores do look

Famosos

Joana Diniz revela qual é o problema de saúde que enfrenta

Joana Diniz continua à espera de diagnóstico e deixou de treinar. A ex-concorrente de “Big Brother Duplo Impacto” teve de alterar as suas rotinas.

Famosos

José Carlos Pereira impressiona ao cantar Bon Jovi - Veja o vídeo!

O ator apresentou-se na festa de 40 anos de carreira do médico Ângelo Rebelo

Famosos

Pedro Barroso anuncia que vai ser pai: "O amor multiplica-se"

O ator e a namorada, Mariana Marques, esperam um bebé e anunciaram de forma amorosa

Famosos

Inês Gutierrez deixa barriguinha de grávida à mostra em visual de aniversário

A apresentadora comemorou os 30 anos com amigos e familiares e exibiu a barriga na reta final da gestação. Saiba quanto custa o visual!

Famosos

Este vestido de Sofia Arruda custa apenas 24 euros e é uma inspiração para as festas de Natal

A atriz prova que não é preciso gastar muito para garantir a elegância nesta quadra festiva

Famosos

A reação da filha de Sara Prata ao ver o Pai Natal pela primeira vez

A atriz partilhou um vídeo da pequena Amélia a encontrar o velhinho das barbas brancas

Famosos

Sofia Ribeiro mostra-se apaixonada com o namorado em Paris

A atriz está a viver momentos de muita felicidade ao lado de José Valente Maia

Famosos

A decoração de Natal impressionante de João Baião

O apresentador tem uma árvore giratória e uma verdadeira aldeia de Natal em casa!

Famosos

Pedro Teixeira mostra-se um pai babado ao partilhar nova imagem ternurenta de Sara Matos com o filho

O casal vive momentos de muito amor com a chegada de Manuel