Parece que as crianças nunca gastam toda a energia que têm! Simplesmente, não param. Agora que o inverno está aí, assim como as férias, e é nosso dever cívico permanecer mais tempo em casa por causa da pandemia, entretê-las pode ser um desafio. Como canalizar todo o seu entusiasmo? Aqui ficam algumas ideias de brincadeiras dinâmicas e outras que também vão servir para acalmar. E ainda vão proporcionar bons momentos em família.

Noite de jogos tradicionais
Um clássico para uma tarde ou noite de convívio em família. Pode ser o tradicional “Países”, o “Pictionary”, o “Monopólio”, imitar animais, o “Macaquinho do Chinês”… Se prefere algo mais físico, opte pelo divertido “Twister” ou o antigo “Jogo da Cadeira”.

Para acalmar
Mesmo os miúdos mais enérgicos se divertem com brincadeiras mais calmas. Que tal passarem
a tarde na maquilhagem com as meninas ou a desenharem personagens de super-heróis no rosto dos meninos? Podem fazer um teatro de seguida!

Desportos improvisados
Há quem adore futebol ou voleibol e dentro de casa é complicado praticá-los sem partir qualquer coisa… Aqui ficam duas alternativas: joguem futebol com bolas de espuma ou raquetes usando balões! O exercício e o riso estão garantidos!

Pedalar é permitido
Os mais novos acordam cedo, por isso, porque não pegar nas bicicletas ao fim de semana e dar um passeio em família quando parte do bairro ainda dorme? Escolham um parque ou serra onde haja trilhos em que a hipótese de se cruzar com muitas pessoas seja mínima. Vão sair revigorados!

A internet é amiga
No mundo fantástico dos computadores há, para além dos jogos que os miúdos adoram, um leque grande de conteúdos que podem ser bastante didáticos

Treinar em casa
Desde ginástica às artes marciais, é possível treinar em casa. A STAT – Academia de Artes Marciais oferece programas especializados para todas as idades. Tem aulas grátis no YouTube. O Born to Move é a aposta da Les Mills numa modalidade que combina movimentos de dança, artes marciais e ioga para toda a família. Procure em https://watch.lesmillsondemand.com/born-to-move-free.

Aprender a cozinhar
Se eles gostam de estar entre pratos e panelas, há algumas escolas de cozinha que proporcionam cursos ou workshops online. É o caso da petitchef.pt, que não só dá dicas de cozinha como estimula a alimentação saudável.

Saber mais sobre o mundo
E se não podemos visitar todos os dias os animais do Jardim Zoológico, do Oceanário ou do Badoca Safari Park, por exemplo, podemos visitá-los virtualmente através dos seus sites. Brincar aos cientistas também se torna mais fácil depois de consultar http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/.

Kids On
O Kids On promove o bem-estar de todas as crianças de forma segura e adaptável a cada família. Neste ginásio encontram-se aulas online pré-gravadas planeadas para promover o desenvolvimento integral da criança sem nunca esquecer a parte lúdica. Treinam-se as habilidades motoras de base, a coordenação e sentido de ritmo, a condição física, através das artes marciais, além da postura, consciência corporal e autocontrolo. https://ginasiokidson.wixsite.com/website-8 https://www.facebook.com/kidsonginasio.

Ouvir uma história
Para os que preferem ouvir contar histórias, as Bibliotecas de Lisboa – BLX – oferecem gratuitamente “Uma história tradicional por dia não sabe o bem que lhe fazia”, no seu canal de YouTube. E o site https://www.conta-meumahistoria.com/ proporciona muitas experiências na leitura.

E para os bebés ?
Os especialistas dizem que até aos 2 anos devemos evitar mostrar ecrãs aos mais pequeninos, mas isso não quer dizer que você não aprenda nesse fantástico mundo da internet algumas dicas para os entreter. No site do Gymboree, uma empresa especialista no desenvolvimento infantil e que promove aulas para crianças, pode aprender truques para animar o seus dias e dos seus filhos. Esta empresa é especialista em crianças dos 0 aos 5 anos. Saiba mais em http://bit.ly/gymboplay.

Karaoke
Descarregue uma app deste género, com músicas que agradem a miúdos e graúdos. É tempo de os mais novos também conhecerem temas do “tempo dos pais”… E entre gritos, desafinações e muitas coreografias, vai ver que todos se vão divertir a valer.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Depois e perder o pai, Jorge Gabriel explica o motivo de continuar a trabalhar

Uma semana depois da morte de Albano, o apresentador da RTP desabafa.

Famosos

Da cabeça aos pés: Todos os detalhes deste visual de Maria Botelho Moniz

Peça a peça, saiba quanto custa o look que está a ser muito elogiado nas redes sociais.

Dá que falar

Leia em casa: A TvMais já está disponível na versão digital

Para ler no seu computador, telemóvel ou tablet.

Conteúdo Patrocinado

Oscar Magrini é Noé na segunda fase de 'Gênesis', a nova superprodução da Record TV que leva-o a acontecimentos marcantes na história da Humanidade

Televisão

André e Zena reagem à divulgação ilegal de vídeos sexuais

O par não esconde a tristeza e a surpresa. Recusa culpas e lamenta o que se está a passar. “Ficámos muito mal”, diz o músico

Famosos

Eis o novo visual de Cristina Ferreira

A apresentadora mudou o cabelo para a estreia de "All Together Now".

Famosos

"BB - Duplo Impacto" - Pedro Soá garante: "O Savate não me era interessante"

O "Tubarão" do Montijo, que desistiu do jogo "por questões de saúde", tece críticas ao rival

Famosos

Carlos Cruz arrasa Cristina Ferreira: "Não tem noção"

Numa entrevista a Leonor Poeiras, o ex-apresentador afirma sobre a diretora da TVI: "Gosta de alardear os seus sucessos".

Televisão

Cifrão é mais um nome confirmado em "All Together Now"

O coreógrafo também faz parte da equipa do novo programa de Cristina Ferreira.

Televisão

Depois de covid-19, "A Pipoca Mais Doce" tem alta e regressa ao "Big Brother"

A comentadora estará no "Extra" desta terça-feira.

Televisão

"Esta Manhã" é o novo programa diário da TVI e estreia em breve

Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto são os apresentadores do formato que mistura entretenimento e informação.

Televisão

Este é o novo programa de Iva Domingues na TVI

A apresentadora deixou a equipa do "Big Brother" para assumir um novo desafio na estação de Queluz.