Parece que as crianças nunca gastam toda a energia que têm! Simplesmente, não param. Agora que o inverno está aí, assim como as férias, e é nosso dever cívico permanecer mais tempo em casa por causa da pandemia, entretê-las pode ser um desafio. Como canalizar todo o seu entusiasmo? Aqui ficam algumas ideias de brincadeiras dinâmicas e outras que também vão servir para acalmar. E ainda vão proporcionar bons momentos em família.

Noite de jogos tradicionais
Um clássico para uma tarde ou noite de convívio em família. Pode ser o tradicional “Países”, o “Pictionary”, o “Monopólio”, imitar animais, o “Macaquinho do Chinês”… Se prefere algo mais físico, opte pelo divertido “Twister” ou o antigo “Jogo da Cadeira”.

Para acalmar
Mesmo os miúdos mais enérgicos se divertem com brincadeiras mais calmas. Que tal passarem
a tarde na maquilhagem com as meninas ou a desenharem personagens de super-heróis no rosto dos meninos? Podem fazer um teatro de seguida!

Desportos improvisados
Há quem adore futebol ou voleibol e dentro de casa é complicado praticá-los sem partir qualquer coisa… Aqui ficam duas alternativas: joguem futebol com bolas de espuma ou raquetes usando balões! O exercício e o riso estão garantidos!

Pedalar é permitido
Os mais novos acordam cedo, por isso, porque não pegar nas bicicletas ao fim de semana e dar um passeio em família quando parte do bairro ainda dorme? Escolham um parque ou serra onde haja trilhos em que a hipótese de se cruzar com muitas pessoas seja mínima. Vão sair revigorados!

A internet é amiga
No mundo fantástico dos computadores há, para além dos jogos que os miúdos adoram, um leque grande de conteúdos que podem ser bastante didáticos

Treinar em casa
Desde ginástica às artes marciais, é possível treinar em casa. A STAT – Academia de Artes Marciais oferece programas especializados para todas as idades. Tem aulas grátis no YouTube. O Born to Move é a aposta da Les Mills numa modalidade que combina movimentos de dança, artes marciais e ioga para toda a família. Procure em https://watch.lesmillsondemand.com/born-to-move-free.

Aprender a cozinhar
Se eles gostam de estar entre pratos e panelas, há algumas escolas de cozinha que proporcionam cursos ou workshops online. É o caso da petitchef.pt, que não só dá dicas de cozinha como estimula a alimentação saudável.

Saber mais sobre o mundo
E se não podemos visitar todos os dias os animais do Jardim Zoológico, do Oceanário ou do Badoca Safari Park, por exemplo, podemos visitá-los virtualmente através dos seus sites. Brincar aos cientistas também se torna mais fácil depois de consultar http://cienciaemcasa.cienciaviva.pt/.

Kids On
O Kids On promove o bem-estar de todas as crianças de forma segura e adaptável a cada família. Neste ginásio encontram-se aulas online pré-gravadas planeadas para promover o desenvolvimento integral da criança sem nunca esquecer a parte lúdica. Treinam-se as habilidades motoras de base, a coordenação e sentido de ritmo, a condição física, através das artes marciais, além da postura, consciência corporal e autocontrolo. https://ginasiokidson.wixsite.com/website-8 https://www.facebook.com/kidsonginasio.

Ouvir uma história
Para os que preferem ouvir contar histórias, as Bibliotecas de Lisboa – BLX – oferecem gratuitamente “Uma história tradicional por dia não sabe o bem que lhe fazia”, no seu canal de YouTube. E o site https://www.conta-meumahistoria.com/ proporciona muitas experiências na leitura.

E para os bebés ?
Os especialistas dizem que até aos 2 anos devemos evitar mostrar ecrãs aos mais pequeninos, mas isso não quer dizer que você não aprenda nesse fantástico mundo da internet algumas dicas para os entreter. No site do Gymboree, uma empresa especialista no desenvolvimento infantil e que promove aulas para crianças, pode aprender truques para animar o seus dias e dos seus filhos. Esta empresa é especialista em crianças dos 0 aos 5 anos. Saiba mais em http://bit.ly/gymboplay.

Karaoke
Descarregue uma app deste género, com músicas que agradem a miúdos e graúdos. É tempo de os mais novos também conhecerem temas do “tempo dos pais”… E entre gritos, desafinações e muitas coreografias, vai ver que todos se vão divertir a valer.

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a TvMais, CARAS, VISÃO JÚNIOR, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais ASSINAR

Mais no portal

Famosos

Fernando Daniel mostra ecografia do filho

O cantor aguarda o nascimento do primeiro rebento, fruto da relação com Sara Vidal.

Famosos

Deborah Secco celebra estreia da filha em televisão na novela "Salve-se Quem Puder"

Maria Flor, de cinco anos, surge em cena ao lado da própria mãe.

Famosos

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez divertem-se na noite lisboeta

O atleta e a companheira estiveram com o grupo musical Calema em Portugal.

Famosos

Telma Monteiro reage após eliminação dos Jogos Olímpicos

"Dói e é difícil até entender o que sinto", explica a judoca.

Famosos

Os visuais elegantes de Tiago Teotónio Pereira e Rita Patrocínio em casamento

Looks frescos e com estilo.

Famosos

Sofia Arruda comemora segundo aniversário do filho com grande festa

Xavier teve direito a uma festa especial.

Famosos

Atletas portugueses lutam por medalhas em Tóquio - Saiba quando competem!

Saiba quem são os atletas com maiores chances de trazerem medalhas para Portugal!

Televisão

Fadoalado vencem "Got Talent Portugal" - Veja as imagens da final

O grupo vindo dos Açores venceu o grande prémio!

Televisão

Próximo "É Urgente o Amor" fala de discriminação e solidariedade

O novo programa de Catarina Furtado tem conquistado o público pelas histórias emocionantes. Saiba o que esperar do próximo episódio!

Televisão

Jessica Antunes e Rui Pedro de "Big Brother" vão ser pais!

O casal que se conheceu no reality show da TVI revelou que vai aumentar a família!

Televisão

Agricultor Tiago Belo foi abandonado e escravizado em França

Nunca teve um namoro longo, mas quando cria ter encontrado o amor, a namorada deixou-o de um dia para o outro. Mas a pouca sorte do agricultor não se fica por aqui, e após a trágica morte do pai teve de emigrar para terras gaulesas, onde sofreu muito!

Televisão

Diana Chaves e João Baião: “Temos descoberto que somos a companhia perfeita um do outro”

Há 12 meses que a dupla das manhãs da SIC se juntou, após a saída surpreendente de Cristina Ferreira do canal. São inseparáveis, cúmplices…e estão a vencer no seu horário!