O ambiente é de sonho: há mais sorrisos, mais disponibilidade, pensamos na vida e sabemos até valorizar o melhor do pior. Mas também há muito stresse, o grande vilão da época… A corrida contra o tempo para tentar cumprir a lista de presentes idealizada junta-se a uma celebração mais contida devido à pandemia de covid-19. E adivinhe quem é que sofre mais com todo este frenesim? Quem tem ao seu lado, é claro.
De modo a antecipar o que pode vir a acontecer, aqui ficam os atritos mais comuns que os casais enfrentam em época festiva e ensina-a a contornar obstáculos.

Discordam: um quer comprar tudo aos filhos, o outro diz que é excesso de mimo
Sentem-se, a sós, à conversa e ponham as cartas na mesa, literalmente. Afinal, o que é que as crianças querem? Definam, entre os dois, o que é mais justo e pertinente ser oferecido no Natal e o que deverá ser guardado para ser dado noutra altura do ano. E limitem-se a cumprir o que ambos acordaram. Nada de, pelas costas do outro, comprar mais uns extras… Isso vai desagradar – e muito! – àquele que não concorda com extravagâncias.

Um está exausto e… descarrega no parceiro
Dezembro é um mês atípico. O que há para fazer parece não caber nos 31 dias do mês e já todos começamos a acusar algum cansaço… Por isso, neste enquadramento, os efeitos do stresse (até) são aceitáveis, mas quando perceber que a sua paciência já está no limite, inspire e expire para se acalmar, antes de projetar toda a frustração em quem está ao seu lado.

“Estás a gastar demais…”
Entusiasmada com a época, que não facilita a vida a quem se deslumbra com as montras cheias de decorações originais, vai enchendo cada vez mais a casa e ele repara e não gosta… Elabore, nem que seja mentalmente, um plano das despesas mensais da casa e evite gastos que vão comprometer o vosso equilíbrio orçamental. Compre apenas um mimo ou outro para aprimorar a casa e não tudo o que vê, porque o mundo não vai acabar. Para o ano há mais e há sempre coisas tão giras!…

Ele não ajuda… em nada!
É o discurso que tem o ano todo na ponta da língua… Ele não divide as tarefas, nem se preocupa em fazê-lo. Os convidados estão a chegar, está esgotada e já cansada de ouvir “Vou ajudar para quê, se não sei cozinhar?”, mas este não é o momento para se preocupar com a falta de talento dele. Chame-o para a cozinha e delegue tarefas que não exijam um “curso superior em afazeres do lar”, tal como colocar a loiça na máquina ou desocupar a bancada.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Depois e perder o pai, Jorge Gabriel explica o motivo de continuar a trabalhar

Uma semana depois da morte de Albano, o apresentador da RTP desabafa.

Famosos

Da cabeça aos pés: Todos os detalhes deste visual de Maria Botelho Moniz

Peça a peça, saiba quanto custa o look que está a ser muito elogiado nas redes sociais.

Dá que falar

Leia em casa: A TvMais já está disponível na versão digital

Para ler no seu computador, telemóvel ou tablet.

Conteúdo Patrocinado

Oscar Magrini é Noé na segunda fase de 'Gênesis', a nova superprodução da Record TV que leva-o a acontecimentos marcantes na história da Humanidade

Televisão

André e Zena reagem à divulgação ilegal de vídeos sexuais

O par não esconde a tristeza e a surpresa. Recusa culpas e lamenta o que se está a passar. “Ficámos muito mal”, diz o músico

Famosos

Eis o novo visual de Cristina Ferreira

A apresentadora mudou o cabelo para a estreia de "All Together Now".

Famosos

"BB - Duplo Impacto" - Pedro Soá garante: "O Savate não me era interessante"

O "Tubarão" do Montijo, que desistiu do jogo "por questões de saúde", tece críticas ao rival

Famosos

Carlos Cruz arrasa Cristina Ferreira: "Não tem noção"

Numa entrevista a Leonor Poeiras, o ex-apresentador afirma sobre a diretora da TVI: "Gosta de alardear os seus sucessos".

Televisão

Cifrão é mais um nome confirmado em "All Together Now"

O coreógrafo também faz parte da equipa do novo programa de Cristina Ferreira.

Televisão

Depois de covid-19, "A Pipoca Mais Doce" tem alta e regressa ao "Big Brother"

A comentadora estará no "Extra" desta terça-feira.

Televisão

"Esta Manhã" é o novo programa diário da TVI e estreia em breve

Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto são os apresentadores do formato que mistura entretenimento e informação.

Televisão

Este é o novo programa de Iva Domingues na TVI

A apresentadora deixou a equipa do "Big Brother" para assumir um novo desafio na estação de Queluz.