Voltámos ao confinamento, embora mais suave, e, mais do que nunca, é importante encontrar sintonia no nosso dia a dia. Depois de fazer um estudo a vários casais, o psicólogo norte-americano John Gottman, considerado o pai da terapia de casal, identificou quatro grandes atitudes que indicam que algo não está bem numa relação conjugal e que pode levar à separação. São elas a indiferença, o desdém, a crítica e a defensiva. Saiba como dar a volta a cada um destes comportamentos tóxicos para ser mais feliz.

Desdém ou menosprezo

Implica ver o parceiro como inferior e não como igual, como seria desejável. Em declarações ao “Business Insider”, Gottman classificou esta atitude como “o beijo da morte” numa relação.

Como ultrapassar: Se se sente constantemente mais esperto/a do que o/a outro/a, melhor, ou mais sensível, é menos provável que veja as suas opiniões como válidas. Por isso o desafio é colocar-se no lugar do parceiro para perceber a sua perspetiva.

Crítica

Chamadas de atenção construtivas são sempre bem-vindas num relacionamento e podem ajudar a fortalecer o vínculo do casal. No entanto, criticar sem nenhuma intenção positiva pode afetar muito a outra pessoa, inclusive fazer com que o seu sentimento arrefeça.

Resolver: Um relacionamento forte e duradouro é feito por parceiros capazes de aceitar plenamente o outro. Se for para criticar, faça-o sabiamente, para não sacrificar o seu vínculo com a outra pessoa.

Na defensiva

Se der por si a fazer frequentemente o papel de vítima… pode ser culpado/a de estar à defesa.

Solucione: Assumir a própria responsabilidade pode não ser agradável, mas evita muitas vezes que uma má situação fique… pior.

Silêncio ou indiferença

Quando sente que estão prestes a discutir, pega no telemóvel, afasta-se ou simplesmente ignora o outro? Pois bem, fazer isso para que o seu parceiro se desculpe por coisas que pode nem mesmo ter feito ou que ele “entre na linha” é algo completamente desrespeitoso.

Nova atitude: Os psicólogos dizem que impedir o diálogo pode ser tão tóxico para uma relação como o desdém. Ainda que uma discussão nunca seja agradável, é o ponto de partida para resolver as coisas.

Atenção!

Rever-se num ou em todos estes comportamentos ocasionalmente não é razão para fazer soar os alarmes do divórcio. O que poderá ser motivo de preocupação é verificar que estas atitudes acontecem com tal frequência que substituem as interações positivas. Caso seja o seu caso, tente mudar essas posturas.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Vanessa Martins: "Nunca foi minha intenção ofender com o uso da palavra 'desleixada'"

Depois de gerar muitos comentários negativos nas redes sociais, a empresária decidiu explicar o termo usado.

Televisão

Fortes emoções em"Nazaré": Rui rapta e tortura Nazaré

Veja as imagens exclusivas!

Televisão

Sandra desisitiu da repescagem do "Big Brother" - TVI vai ressarcir os telespectadores que votaram

Entenda!

Famosos

Esta novidade pode fazer Carolina Loureiro perder a atenção de Vitor Kley

"Comprei a minha própria guerra", diz a atriz. Entenda!

Famosos

Cláudio Ramos recorda encontro com Manuel Luís Goucha há 20 anos: "a ele que disse pela primeira vez que queria fazer isto"

O próximo apresentador das manhãs da TVI fala do momento marcante do início da carreira.

Famosos

Luciana Abreu faz acusações chocantes em processo contra o ex-marido

Na reta final do julgamento do divórcio sem consentimento de uma das partes e alguns dias antes das alegações finais, a estrela da SIC acrescentou dados bombásticos ao processo! Luciana acusa o ex-companheiro de a violar e de consumir substâncias ilícitas

Televisão

Cristina Ferreira e Pedro Teixeira juntos em programa diário na TVI

Tudo sobre o segredo mais bem guardado!

Dá que falar

Juliana Paes está a incendiar as redes sociais com estas fotografias - e até Rita Pereira reconhece!

A atriz brasileira está de férias nas Maldivas e tem partilhado imagens muito sensuais!

Televisão

Cláudio Ramos mostra-se feliz com futuro na TVI

Depois de muito suspense e alguma incerteza do público sobre o destino do apresentador, o novo programa foi apresentado!

Famosos

Rita Pereira apresenta novo membro da família!

A atriz tem uma grande novidade.

Famosos

Sónia Araújo completa 50 anos! Recorde a carreira da apresentadora em imagens

A frente do "Praça da Alegria" há 25 anos, veja alguns dos principais momentos de Sónia Araújo na televisão e não só!

Famosos

Morreu o pai de Maria João Abreu

"A tua partida deixa um vazio enorme no meu coração", lamenta a atriz.