A menopausa é um período da vida das mulheres que carece de alguma atenção, uma vez que há alterações – hormonais e físicas – que devem ser observadas e tidas em conta para que sejam controlados os sintomas, prevenindo eventuais complicações que possam surgir na sequência das mudanças a que a mulher está sujeita nesta etapa. Ainda mais quando ela acontece antes da idade considerada normal. Nesses casos, estamos perante uma falência ovárica prematura (FOP) – que consiste na “suspensão da função dos ovários antes dos 40 anos, contrariando a falência ovárica espontânea que ocorre sobretudo aos 50 anos”.

Tem maior incidência em mulheres entre os 35 e os 40 anos, e, não sendo induzida, metabólica, pode surgir como consequência de “causas secundárias, como tendência familiar, alterações genéticas, doenças autoimunes, infeções virais, iatrogenia (quimioterapia, radioterapia, tratamento tóxicos para os ovários), ansiedade, doença da tiroide e aterosclerose”.

“Quando a mulher apresenta ausência das menstruações ou perdas menstruais irregulares de forma sistemática e antes dos 40 anos, deve ser investigada a função ovárica com exames analíticos”, alerta o médico ginecologista Joaquim Neves, sublinhando que o “diagnóstico de menopausa é retrospetivo, após confirmação de ausência de menstruação por 12 meses consecutivos”.

Existem ainda outros parâmetros que o médico pode avaliar para diagnosticar a condição, como, por exemplo, análises hormonais que ajudam a confirmar a redução da atividade dos ovários com a consequente diminuição da produção de estrogénios. “A abordagem da mulher com suspeita de FOP incluiu um estudo da história clínica com a recolha de elementos que podem indicar uma eventual causa (que, na maioria dos casos, não existe)”, conclui o especialista.

SINTOMAS:

• a ausência da menstruação (amenorreia) ou irregularidades nas perdas menstruais

• sintomas vasomotores como suores (sudorese acentuada) e afrontamentos (vespertinos/noturnos)

• alterações no padrão do sono

• irritabilidade

• queixas vaginais (secura; desconforto; dor nas relações sexuais; disfunção sexual)

• falta de concentração

EFEITOS

A curto/longo prazo da falência ovárica precoce estão relacionados com:

• infertilidade imediata

• alterações tróficas das mucosas (particularmente
a vaginal)

• alterações ósseas (sendo um dos itens no algoritmo da avaliação do risco clínico de fraturas de fragilidade, a ocorrência ou não de FOP).

Estas alterações ósseas serão mais relevantes com a idade avançada ou na presença de outras condições que interferem no metabolismo ósseo.

Estou na menopausa. E agora, o que fazer?

Antes de mais, não desespere e procure ajuda médica. Cada caso é um caso e o tratamento deve ser direcionado. “Na presença de sintomatologia vasomotora ou vaginal significativa e que interfere com as atividades diárias da mulher, pode ser elaborada intervenção médica com ou sem fármacos no sentido de minimizar os sintomas”, esclarece o especialista, lembrando que “o tratamento hormonal é a base de eleição da abordagem médica em mulheres sintomáticas, propondo tratamento sistémico na presença de sintomas vasomotores e alterações do sono ou queixas psicogénicas, e tratamento local na predominância de queixas vulvovaginais”. “Atualmente em Portugal existem formulação bioidênticas de hormonas disponíveis”, explica, explicando que “em alternativa ou na contraindicação das hormonas podem ser utilizados produtos similares, mas com eficácia mais reduzida e um padrão diferente de efeitos adversos”.

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

Vanessa Martins: "Nunca foi minha intenção ofender com o uso da palavra 'desleixada'"

Depois de gerar muitos comentários negativos nas redes sociais, a empresária decidiu explicar o termo usado.

Televisão

Fortes emoções em"Nazaré": Rui rapta e tortura Nazaré

Veja as imagens exclusivas!

Televisão

Sandra desisitiu da repescagem do "Big Brother" - TVI vai ressarcir os telespectadores que votaram

Entenda!

Famosos

Esta novidade pode fazer Carolina Loureiro perder a atenção de Vitor Kley

"Comprei a minha própria guerra", diz a atriz. Entenda!

Famosos

Cláudio Ramos recorda encontro com Manuel Luís Goucha há 20 anos: "a ele que disse pela primeira vez que queria fazer isto"

O próximo apresentador das manhãs da TVI fala do momento marcante do início da carreira.

Famosos

Luciana Abreu faz acusações chocantes em processo contra o ex-marido

Na reta final do julgamento do divórcio sem consentimento de uma das partes e alguns dias antes das alegações finais, a estrela da SIC acrescentou dados bombásticos ao processo! Luciana acusa o ex-companheiro de a violar e de consumir substâncias ilícitas

Televisão

Cristina Ferreira e Pedro Teixeira juntos em programa diário na TVI

Tudo sobre o segredo mais bem guardado!

Dá que falar

Juliana Paes está a incendiar as redes sociais com estas fotografias - e até Rita Pereira reconhece!

A atriz brasileira está de férias nas Maldivas e tem partilhado imagens muito sensuais!

Televisão

Cláudio Ramos mostra-se feliz com futuro na TVI

Depois de muito suspense e alguma incerteza do público sobre o destino do apresentador, o novo programa foi apresentado!

Famosos

Rita Pereira apresenta novo membro da família!

A atriz tem uma grande novidade.

Famosos

Sónia Araújo completa 50 anos! Recorde a carreira da apresentadora em imagens

A frente do "Praça da Alegria" há 25 anos, veja alguns dos principais momentos de Sónia Araújo na televisão e não só!

Famosos

Morreu o pai de Maria João Abreu

"A tua partida deixa um vazio enorme no meu coração", lamenta a atriz.