Segundo a psicóloga clínica Marta Leite, “em momentos tão dolorosos como a perda de alguém querido, a tristeza é, muitas vezes, tão avassaladora que há uma enorme falta de ânimo”, levando ao isolamento. No entanto, “partilhar o que se está a sentir pode ser uma forma de exteriorizar a dor da perda e encontrar apoio em pessoas que tenham passado pelo mesmo”.

Assim, atualmente e principalmente por parte das caras conhecidas, “deparamo-nos, com frequência, com a partilha de momentos de dor e de perda nas redes sociais”, uma vez que assim lhes é “permitido expressar a dor e receber mensagens de apoio num momento delicado”, “procurando, deste modo, empatia e suporte social” que tanto ajudam no processo de luto.

Por outro lado, “as redes sociais impulsionam a manifestação de sentimentos, por norma retraídos, permitindo a interação social de temas ainda considerados tabus e que dificilmente são tratados abertamente, como a morte e o luto”.

O processo de cicatrização emocional, ou luto, compreende 5 fases (que podem ser cíclicas e não ocorrer exatamente nesta ordem):

Negação
Não conseguir aceitar a perda e recusar-se a acreditar no que aconteceu.

Raiva
Quem passa pela perda muitas vezes interroga–se “Porquê a mim?”, “Porque tinha de nos acontecer?”. Surgem, muitas vezes, sentimentos de raiva por quem deu a fatídica notícia, do que causou a morte, do que poderia ter sido feito para evitar a perda. É uma fase em que é difícil
a pessoa relacionar-se com quem a rodeia.

Negociação
Neste momento, a negação e o isolamento já foram ultrapassados e quem perdeu um ente querido começa a pensar que, se mudasse o seu comportamento, poderia ter alguma espécie de salvação.
Depressão A fase mais crítica e delicada, em que a pessoa começa a entender o que aconteceu e passa a ter a perceção de que nada será como antes. É comum haver sentimentos de perda de sonhos, projetos, mudanças e insistentes lembranças associadas à pessoa, levando com frequência a momentos de choro intenso, isolamento e reflexão.

Aceitação
Trata-se de uma fase de maior tranquilidade para o indivíduo em si e para quem está à sua volta. Neste momento, a pessoa consegue ter expectativas mais tranquilas em relação ao que está a passar e aquilo que já viveu.

Se está a passar por uma situação semelhante…
Existem comportamentos que podem ajudar para que, aos poucos, possa ir recuperando a sua saúde emocional e fazer com que o luto e essa dor se tornem apenas numa saudade e memória afetiva, mais distante de pensamentos negativos. Atitudes que podem contribuir para este processo:
• aceite os seus sentimentos e saiba que o luto, pode ter avanços e recuos
• dê tempo a si mesma
• passe tempo com amigos e familiares
• evite isolar-se
• faça exercício físico regular, alimente-se e durma bem para que se possa manter saudável
• procure ajuda especializada.

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