Sinto-me, triste, amargurada e sem forças. Penso que sofro de ansiedade. Ou será depressão? Porque é tão difícil lutar contra isto? Como tratar? Vera, por e-mail

A ansiedade é uma doença psicológica tão limitante como uma doença física. Lá porque não é tão visível, não devemos menosprezá-la nem desvalorizá-la. Pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer estrato social.
Há vários tipos de ansiedade, mas podemos dizer que o “medo” é uma característica comum a todos eles. A pessoa que sofre com esta perturbação sente medo de tudo sem motivo aparente, mas este é real e reflete o medo de falhar, de se ser julgado, de se expor, etc.
Já a depressão, apesar de também ser uma perturbação psicológica e emocional, é caracterizada por um sentimento de “tristeza” e “angústia”. As pessoas deprimidas vivem num estado introspetivo, apáticas e anímicas, sem vontade de viver. Portanto, podemos concluir que ambas as perturbações são limitantes, mas têm sintomas e causas diferentes.
A ansiedade não se vê, mas sente-se. Contudo, há alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificá-la. Pessoas agitadas, inquietas, com tremores e suores, tensas, a hiperventilar e contraídas, são estereótipos da doença. Se mantivermos uma relação mais próxima com os indivíduos em questão podemos tentar perceber se costuma sentir pressão no peito, taquicardia, dores musculares, insónia, dores físicas inexplicáveis e pensamentos que não lhe saem da cabeça.

TRATAMENTO

A ansiedade resolve-se com psicoterapia. Há sempre uma causa, que é preciso identificar e resolver. Durante a nossa vida, passamos por vários eventos, alguns negativos e até traumáticos, que nos podem marcar, perturbar e condicionar para o resto das nossas vidas. A função da psicoterapia é ajudar a pessoa a identificar a causa real do problema e ensiná-la a usar as suas ferramentas para gerir essa emoção e dissociá-la de sentimentos negativos. A medicação não trata a ansiedade, porém, em fases agudas, pode ajudar a controlar os sintomas físicos, como, por exemplo, ajudar a dormir, a diminuir os batimentos cardíacos, diminuir
os tremores e sentir-se mais calma (quase que anestesiada). O problema dos psicofármacos é que, para além de não solucionarem a ansiedade, têm alguns efeitos secundários indesejados e grande parte deles causam dependência. Contudo uma abordagem ponderada e multidisciplinar é sempre positiva.

Palavras-chave

Mais no portal

Holofote TV

Como será o novo programa de Cláudio Ramos na TVI

O apresentador conversou com Cristina Ferreira na estreia de "Dia de Cristina" e os dois desvendaram alguns mistérios... Mas não todos!

Televisão

"Big Brother" - 3 concorrentes internados em uma semana e meia de programa

Depois de Luís e Bruno, agora André Filipe também precisou de assistência médica.

Televisão

SIC regista processo contra Cristina Ferreira no dia da estreia do novo programa da apresentadora na TVI

A estação de Paço de Arcos pede uma indemnização de 20 milhões de euros pela quebra do contrato.

Televisão

O que correu bem e não tão bem na estreia de "Dia de Cristina"

Do cenário às entrevistas muito esperadas, a redação do Holofote analisa o novo programa de Cristina Ferreira na TVI.

Em atualização
Televisão

EXCLUSIVO: André Filipe está internado com surto psicótico

O ex-concorrente de "Big Brother" foi expulso na última quarta-feira, dia 23 de setembro.

Famosos

Pedro Fernandes partilha tesourinho de 2005

O apresentador celebrou as bodas de cristal com uma publicação muito romântica

Televisão

Audiências: Estreia de "Dia de Cristina" vence na manhã mas perde à tarde

Cristina Ferreira chegou a ficar em terceiro lugar nas audiências, perdendo da SIC e da TVI.

Televisão

"Na Corda Bamba", de Rui Vilhena, noemada para os Emmy

Com chancela da TVI e Plural, esta é a única produção nacional nomeada

Famosos

Júlia Palha: "Os comentários são cada vez mais agressivos"

Aos 21 anos, a modelo e atriz voltou a ser convidada para dar a cara (e o corpo) por uma marca de lingerie, mas aquilo que ouve a propósito nem sempre é simpático

Famosos

Julie Sergeant confirma divórcio e assume bissexualidade

Foi "100 tabus" que a atriz falou sobre sexo no na estreia do "Dia de Cristina"

Famosos

Jessica Athayde mostra como o filho está crescido

Oliver tem um ano.

Famosos

Bárbara Norton de Matos já não está loira

A atriz mudou de look.