Sou constantemente picado. Sempre que há mosquitos, lá estou eu cheio de borbulhas e chego a fazer alergias a essas picadas. Como posso evitar isto? Há algum medicamento que afaste os mosquitos, que se possa tomar e altere alguma coisa na minha pele ou sangue que me deixe de tornar tão apetecível às picadas? David, Oeiras

Este é um tema comum nas consultas de Imunoalergologia. Embora ainda não estejam totalmente esclarecidos os motivos, parece haver tendência para algumas pessoas serem picadas com mais facilidade ou frequência do que outras. Pensa-se que fatores como o odor corporal e a transpiração, a idade (crianças) e a presença de atopia (tendência alérgica) poderão ter influência.
A reação típica à picada da melga (uma baba que provoca comichão e desaparece em 2 ou 3 dias) ocorre em todas as pessoas e, embora se possa considerar um tipo de reação alérgica, é habitualmente limitada e inofensiva. Muito raramente podem ocorrer situações mais graves, sendo a principal complicação a infeção da lesão, resultante do ato de coçar a pele (mais comum em crianças).
A prevenção é o melhor remédio! Nos meses mais quentes, durante os quais andamos mais ao ar livre e com menos roupa, devem ser evitadas atividades exteriores sobretudo ao fim do dia e à noite (horas de maior atividade dos insetos), é recomendado o uso de repelente (que pode ser adquirido em farmácias, parafarmácias ou supermercados) e de roupa que cubra o máximo possível de superfície corporal (adequada à temperatura ambiente).
Se, apesar das medidas preventivas, surgirem picadas, pode ser aplicada localmente uma pomada antialérgica para aliviar a comichão. O gelo também é útil se aplicado de imediato.
Em casos selecionados, pode haver indicação para tratamento com anti-histamínico oral e outro tipo de pomadas, devendo esta orientação ser dada por um médico. A observação médica também é essencial quando se suspeite de infeção das lesões.

Dra. Joana Bruno Soares é Imunoalergologista no Hospital Lusíadas, Lisboa

Palavras-chave

Mais no portal

Famosos

O longo desabafo de Liliana Campos sobre depressão: "Estava numa espiral de dor"

A apresentadora de "Passadeira Vermelha" falou sobre a morte da mãe, da menopausa precoce que sofreu e das tentativas frustradas que fez para gerar um bebé...

Famosos

Tudo sobre as sandálias de "parar o trânsito" de Cristina Ferreira

A apresentadora arrasou com o visual escolhido esta quarta-feira para o programa das manhãs da SIC.

Famosos

A forma como Tânia Ribas de Oliveira celebrou o aniversário do filho mais novo

A apresentadora foi com o marido, João Cardoso, e os filhos, Pedro e Tomás, ao Jardim Zoológico de Lisboa

Famosos

O vídeo de Eduardo que está a derreter a internet

Carolina Patrocínio mostrou o bebé ao colo do pai.

Famosos

Rita Pereira partilha uma das fotos preferidas do seu 'indiozinho'

A imagem mostra o filho Lonô.

Famosos

Carolina Deslandes canta para o filho em vídeo do mais amoroso que há

Simplesmente enternecedor.

Famosos

Cláudio Ramos recorda tempos em que tinha "uma farta cabeleira"

O apresentador do 'Big Brother' recordou um outro visual...

Televisão

Big Brother: O primeiro beijo de Soraia e Daniel Guerreiro

De forma inesperada, o hipnoterapeuta beija a colega na cama. Sandrina e Iury assistiram, 'de camarote', ao momento.

Famosos

Jessica Athayde fala da sua relação com Tâmara Castelo: "No dia que bati no fundo com 40 quilos passei a ser paciente dela"

A terapeuta assinala esta quarta-feira o seu aniversário.

Televisão

Soraia e Daniel Guerreiro: romance condenado

As atitudes de Daniel Guerreiro com Soraia continuam a merecer muitas críticas e há quem o acuse de estar a jogar com a jovem e a manipulá-la

Televisão

"Big Brother": Daniel Monteiro pede Iury oficialmente em namoro

Veja o momento em que o casal oficializou a relação.

Televisão

"É do programa do Goucha?" Manuel Luís Goucha reage a confusão no matutino da SIC

Um telespetador entrou em direto no programa da SIC convencido de que estava no "Você na TV. Manuel Luís Goucha já reagiu ao momento cómico - e deixou um recado a Cristina.