No âmbito da campanha Unidos por Portugal, a SIC e a FPF apoiaram 761 Instituições de Solidariedade Social de todos os distritos e regiões autónomas, bem como 42 corporações de Bombeiros de todo o país. A iniciativa, à qual se associaram as principais figuras do canal e da Seleção Nacional, recolheu 594.567,58 euros em donativos dos portugueses.
A SIC Esperança ficou responsável pela gestão e implementação das verbas angariadas e destinadas à compra de equipamento hospitalar e de proteção individual para hospitais e IPSS. Às 803 entidades apoiadas, foram entregues, entre os dias 17 e 27 de abril, cerca de 200 mil máscaras e pares de luvas, quase 4.000 litros de gel desinfetante e mais de 6.000 viseiras.
Em cada distrito, uma IPSS parceira ficou encarregue da distribuição das encomendas às instituições locais e as doações feitas às corporações de bombeiros foram coordenadas em sintonia com a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.
Encontram-se ainda em produção 5.000 kits reutilizáveis com todo o equipamento de proteção necessário para os profissionais de saúde na linha da frente na luta contra a COVID-19 – o primeiro kit de proteção individual reutilizável em Portugal, certificado pelo CITEVE e de origem 100 % portuguesa, que surge no âmbito de uma parceria com o projeto Open Air.
Várias marcas – Altice, AR Telecom, CUF, E.Leclerc, Forbo, Fundação Calouste Gulbenkian, Galp, Lusíadas Saúde, NOS, Nowo, Santander, SIBS, Tabaqueira e Vodafone – associaram-se a esta iniciativa, desempenhando um papel essencial.