O meu filho está a engordar um pouco e gostava de lhe mandar merendas mais saudáveis. Ele tem 9 anos e é muito guloso. O que devo colocar na sua marmita para que ele coma melhor e com gosto? Natália, por e-mail

É fundamental, em todas as fases da vida, uma alimentação equilibrada, e é ainda mais importante durante o período de desenvolvimento escolar. O papel da escola é indispensável para a formação dos hábitos alimentares e todas as crianças em idade escolar já manifestam as suas vontades de comer este ou aquele alimento e, muitas vezes, torcem o nariz para comerem frutas, vegetais e legumes. Fazer com que as crianças substituam as guloseimas como: salgadinhos, refrigerantes, snacks e rebuçados por alimentos mais saudáveis não é uma tarefa fácil. De acordo com as tabelas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cada criança tem uma necessidade nutricional diferente, logo, o segredo dos lanches está nas combinações feitas entre as variedades dos alimentos. Assim, o lanche ideal é aquele que deve conter alimentos ricos em hidratos de carbono (pães, cereais, tostas, biscoitos, bolachas, etc.), que dão energia para a criança brincar e realizar todas as tarefas do dia a dia; frutas, que fornecem as vitaminas e os minerais essenciais para fortalecer e proteger o organismo de doenças; e proteínas (de preferência leite e derivados – que são ricos também em cálcio), que favorecem o crescimento e o desenvolvimento muscular e ajudam a fortalecer o sistema imunitário. É fundamental que os pais tenham alguma criatividade no momento de preparar o lanche. Se é difícil, então uma solução é pedir ajuda aos mais pequenos. O lanche deve ser saudável e atrativo. Em seguida exemplificaram-se algumas opções de lanches.

Lanche 1
• 1 bola de mistura (50 g)
• 1 c. (sobremesa) de queijo para barrar • 1 copo de 200 ml de sumo natural de laranja (ou em pacote)

Lanche 2
• 1 fatia de pão integral (25 g)
• 1 c. (sobremesa) de geleia de frutas • 1 copo de 200 ml
de leite com chocolate em pó (ou em pacote)
• 1 pera pequena

Lanche 3
• 1 fatia de bolo caseiro simples (tipo de iogurte
ou pão-de-ló) • 1 banana média • 1 copo de 200 ml de bebida à base de soja com sabor de frutas

Lanche 4
• 4 tostas • 2 c. (sobremesa) de requeijão • 1 copo de 200 ml de sumo natural de morangos (ou em pacote)

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