Sabia que a nossa alimentação pode ser afetada pelo que sentimos? Isso acontece porque, segundo a psicóloga e especialista em nutrição emocional e emagrecimento, Diana Peixé, o ser humano é guiado principalmente pela busca do prazer. “Quando estamos tristes, zangados e ansiosos, optamos por alimentos que estejam associados ao prazer e ao afeto, que conseguem preencher uma determinada necessidade emocional. Se não estivermos atentos, porém, isso pode causar não só o ganho de peso como também outros problemas, como a compulsão alimentar”, explica. Quer um exemplo? Chega a casa após um dia cansativo de trabalho e quer uma piza. Automaticamente, o seu cérebro associa esse ato a algo bom. Sendo assim, da próxima vez que chegar a casa cansada, a sua mente pedirá automaticamente aquela recompensa. São essas escolhas emocionais que acabam por fazer com que entremos num ciclo vicioso. Damos dicas para comer com mais consciência e manter a sua saúde em dia.

Somos o que sentimos
O cortisol é uma hormona importante, pois deixa o nosso organismo preparado para situações de perigo, mantendo a pressão normal e diminuindo a queima calórica para poupar energia em caso de risco. O problema é que o nosso organismo não sabe a diferença entre uma situação de risco real e imaginária. Assim, em momentos de stresse, tensão, ansiedade e tristeza, por exemplo, o corpo interpreta que estamos em perigo e libera cortisol que, em excesso, aumenta o risco de desenvolvermos diabetes, hipertensão arterial e depressão. Segundo a especialista, quando os níveis do cortisol estão muito elevados, o corpo não consegue queimar gordura e o açúcar vai direto para o abdómen. Veja o que incluir e o que tirar da ementa e quais as mudanças adotar no dia a dia para regular os níveis da hormona.

– Consuma alimentos ricos em triptofano: o aminoácido presente no arroz integral, na soja, nas oleaginosas, carnes, ovos, leite e derivados proporciona prazer e bem-
-estar.

– Diminua a ingestão de cafeína: a substância é estimulante, o que faz com que os níveis de cortisol aumentem. Bebidas que a possuem são: café, chá-mate, chá preto, chá branco, chá verde e refrigerantes
à base de cola.

– Coma de três em três horas: isto não é uma regra, OK? Há pessoas que esperam ter fome para se alimentarem e ficam bem assim. No entanto, se ficar sem comer por muito tempo a deixa ansiosa ou stressa o seu organismo, coma a cada três horas

– Mastigue bem os alimentos: o nosso corpo demora cerca de 20 minutos a entender que está saciado. Por isso, quem come devagar, normalmente, consome 30% menos comida em comparação às pessoas que fazem a refeição em menos de 10 minutos.

– Evite ir às compras com fome: vá após uma das refeições principais, como almoço ou jantar. Quando estamos satisfeitos, tendemos a comprar só aquilo que é necessário e evitamos levar disparates para casa.

– Pratique atividades físicas: natação, corrida e dança ajudam a diminuir o stresse e, assim, regulam
o nível de cortisol. Exercícios de respiração, meditação e alongamentos também ajudam.

Transtornos alimentares
Comer doces após um dia stressante no trabalho ou devorar a comida em momentos de tristeza são exemplos de uma alimentação movida pela emoção. “A compulsão alimentar nada mais é que preencher um vazio, como se a comida fosse um substituto do amor e do colo. A anorexia é a mesma coisa”, afirma. Imagine que discutiu com o seu marido e só pensa em comer um chocolate.

Talvez a deixe aliviada uns minutos, mas não resolverá o problema. “Para mudar a situação, deve analisar o seu comportamento e emoções perante a comida. Veja se comeu para se sentir melhor e se isso ocorre constantemente. Perceba se busca prazeres imediatos para se sentir bem. Analise diariamente. Não tenha vergonha em procurar ajuda de um psiquiatra e/ou endocrinologista”, conclui.


Mais no portal

Famosos

Cristina Ferreira preparada para encarar o frio e a chuva

A apresentadora agasalhou-se com um casaco bem quentinho.

Famosos

É assim o domingo ideal de Cláudia Vieira

A atriz encantou os fãs com nova fotografia da sua família.

Famosos

Marina Ruy Barbosa perde amiga em acidente com jato privado

Em setembro, a empresária casou-se e Marina foi uma das suas madrin...

Famosos

Camila Pitanga sobre a namorada: "Nunca nos escondemos"

A atriz da Globo está num relacionamento com a artesã Beatriz Coelho.

Famosos

Luana Piovani e Pedro Scooby só falam o "estritamente necessário"

A atriz e apresentadora fez um desabafo.

Famosos

Os filhos de Inês Herédia já aprenderam a ficar de pé

A estrela derreteu os fãs com uma nova publicação.

Famosos

Pedro Teixeira encanta no mercado com a filha

Veja como Maria está crescida!

Dá que falar

Gato defende peixes de amigo faminto

O vídeo tornou-se viral.

Famosos

Bárbara Bandeira sai de casa dos pais

A cantora recorreu às redes sociais para anunciar a mudança.

Famosos

Divulgadas imagens do resgate de Pedro Scooby

O surfista foi "engolido" por uma onda na Nazaré. Veja o vídeo.

Rita Pereira
Famosos

Rita Pereira anuncia decisão importante na sua vida profissional

"E aquilo que poderia ser visto por muitos como uma fraqueza, para ...

Televisão

Os vestidos transparentes estão na moda e não é que Cristina Ferreira arriscou e usou um?