Acho que as pessoas só vão perceber até que ponto levo as coisas com seriedade se eu for bem firme. Por isso, acabo por resolver tudo a gritar. Mas muita gente deixou de falar comigo ou distanciou-se de mim. Será que tem a ver com a minha maneira de ser? Carla, por e-mail

Muitas vezes, o falar mais alto não passa a mensagem que queremos ou a outra pessoa a recebe da forma como gostaria que ela a recebesse. No processo de comunicação existem inúmeros fatores que estão envolvidos e, claro, constam destes as diferentes sensibilidades nas pessoas que nos ouvem. O falar alto ou o gritar pode ser entendido por outra pessoa como um “ataque” e algumas pessoas podem sentir-se mais desconfortáveis com esta forma de comunicação, não se identificando com ela. 

Quanto ao facto de sentir que as pessoas se afastaram de si, por essa característica do seu discurso, tente perceber se efetivamente isto está relacionado ou se se afastaram porque as vidas tomaram rumos diferentes, às vezes pode acontecer. Porém, recomendo que faça pequenos ajustes, se sente que realmente tem um discurso mais exaltado, vá tentando corrigir e perceber o feedback dos que lhe são próximos. Por vezes, de forma mais calma conseguimos que os outros nos escutem verdadeiramente e não somente nos oiçam.

Mais no portal