iStock-941712444.jpg

Nos meses de inverno, os sintomas das constipações e gripes, causadas por vírus, podem ser potenciados e prolongados, em especial no caso das pessoas que em geral sofrem de alergias. E, com a chegada da primavera, aumenta a chamada “febre dos fenos”, um tipo de rinite sazonal causada pela reacção alérgica ao pólen, que nesta altura do ano é libertado pelas flores e arrastado pelo vento, entrando nas nossas casas e locais de trabalho.
O número de pessoas a sofrer de alergias tem registado um aumento constante, e tanto adultos como crianças são afetados, porque cada vez são em maior número e variedade os elementos poluentes.
Alergia ou constipação?
Alguns sintomas, como nariz entupido, espirros, comichão nos olhos, nariz e garganta não são típicos só das alergias, podendo também ser característicos de constipações, ou até mesmo gripes… As constipações são causadas por vírus e, normalmente, os sintomas desaparecem após uns dias, ao contrário do que acontece com as alergias. As reacções alérgicas são desencadeadas durante a exposição a certas substâncias presentes no ar, como por exemplo os aeroalérgenos.
A rinite é o tipo mais comum das alergias relacionadas com o aparelho respiratório, afetando cerca de 10% da população do nosso país. Além da rinite alérgica perene (devida às partículas que desencadeiam reacções alérgicas em ambientes diversos), e da polinose (ou “Febre dos Fenos”, uma rinite sazonal causada pela reacção alérgica ao pólen), mais comum nos meses de primavera, são muitas as reacções alérgicas que afetam o nosso bem-estar e dos nossos filhos.
Como melhorar a qualidade de vida do alérgico?
A alergia traz sintomas incómodos, responsáveis pela diminuição da qualidade de vida e mesmo perda de produtividade na escola ou trabalho. A principal forma de evitar alergias é impedir que os aeroalérgenos sejam inalados pelas pessoas. Para isso, é fundamental tratar o ar (via de transmissão) que se respira e combater as fontes (focos de contaminação).

Conselhos importantes

1 – Ao lavar as roupas de cama, procure fazê-lo com água bem quente (acima dos 55o C), a cada 7 dias, a fim de eliminar os ácaros.

2 – Se possível, utilize capas antiácaros nos colchões e nas almofadas e evite utilizar edredões de penas, que são mais propícios
à acumulação de bactérias.

3 – Caso haja mofo, utilize uma solução de limpeza, de 1 parte de cloro para 4 partes de água. Não misture produtos à base de cloro com produtos à base de amoníaco. A mistura liberta gases tóxicos, prejudiciais à saúde.

4 – Limpe todas as manchas de mofo que encontrar. Se o material for muito poroso e não puder ser totalmente limpo, deite-o fora.

5 – Espere que as superfícies estejam totalmente secas antes de voltar a dispor objectos sobre as mesmas.

6 – Utilize exaustores em cozinhas e casas de banho. Esta medida diminui a humidade e evita a instalação de germes.

8 – Realize a limpeza regular de sistemas de ar condicionado e desumidificadores, uma vez que estes aparelhos acumulam, internamente, humidade ou sujidade, levando por isso ao aparecimento de fungos e bactérias.

7 – Ventile espaços fechados, tais como sótãos, arrecadações, despensas e garagens. Na verdade, a humidade relativa de qualquer ambiente deve estar sempre abaixo dos 50%, pois, acima disso, fungos, bactérias e ácaros desenvolvem-se mais rapidamente.

9 – Quando ocorrerem danos causados por água, como no caso de enchentes ou inundações, os materiais devem ser limpos e secos em 24 horas.

10 – Retire o alérgico do ambiente quando for utilizado o aspirador do pó ou quando for feita a troca de lençóis, pois a concentração de ácaros, fungos e bactérias no ar aumenta no momento da limpeza.

11 – As pessoas alérgicas devem evitar o uso de carpetes e tapetes felpudos, pois o aspirador do pó não é capaz de remover todos os ácaros e fungos das suas fibras.

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Televisão

Tony Carreira elogia atuação de Edmundo Inácio no "The Voice Portugal"

O candidato da equipa de Diogo Piçarra interpretou "Sonhos de Menino" e conquistou uma vaga na final

Famosos

Inês Folque: "Esta gravidez foi muito mais complexa"

A apresentadora está grávida do segundo bebé.

Televisão

Audiências: "Big Brother Famosos" vence e alcança 1,5 milhão de telespectadores

Cristina Ferreira já reagiu aos números do último domingo: "Obrigada!"

Televisão

"BB Famosos": Namorada de Liliana reage à polémica da última gala

Depois de ser confrontada em direto e falar sobre a relação com Bruno de Carvalho, Liliana disse: "Eu gosto de mulheres sim e se me apetecer gostar do Bruno, vou gostar do Bruno"

Famosos

Catarina Furtado surge com franja e surpreende fãs

O visual escolhido para a noite do último domingo, 16 de janeiro, está a dar que falar!

Famosos

Georgina Rodriguez mostra a barriguinha de grávida

Nas novas fotografias partilhadas pela modelo, é possível ver a barriguinha de grávida de gémeos!

Famosos

Afinal, como realmente morreu Jim Morrison?

O caso misterioso é tema do novo episódio de Crime sob o Holofote

Famosos

As reações dos famosos ao cabelo 'curto' de Cristina Ferreira

A apresentadora surpreendeu com o visual escolhido para a gala mais recente do "Big Brother Famosos".

Famosos

Morreu Françoise Forton

A atriz tinha 64 anos.

Televisão

Estão escolhidos os finalistas do "The Voice Portugal" - Reveja as atuações

Saiba quem são os 5 concorrentes que vão disputar o grande prémio

Famosos

Cláudio Ramos regressa ao "Dois às 10": "Aqui vou eu para os braços da Maria"

Depois de uma semana de férias, o apresentador já regressou ao programa da manhã da TVI

Televisão

As palavras de Ana Garcia Martins a Leandro na gala do 'BB Famosos': "Teve um jogo absolutamente miserável"

A comentadora não poupou o cantor quando avaliou o seu desempenho no jogo.