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Os dias de muito calor que se fizeram sentir até ao final de outubro permitiram prolongar a exposição solar e manter a pele dourada. Se não quer perder num ápice o tom luminoso e uniforme que conseguiu manter, vale a pena relembrar quais os cuidados básicos a ter no dia a dia.

Máxima hidratação
A pele do corpo deve ser nutrida ao longo de todo o ano, mas, durante e após a exposição solar, necessita de cuidados redobrados. Para evitar que fique seca e comece a escamar, aplique uma dose generosa de creme hidratante (à base de aveia, ureia, amêndoa…) de manhã e à noite. Poderá ter de reforçar a aplicação em zonas específicas – como, por exemplo, cotovelos – ao longo do dia. O truque consiste em ter o produto numa pequena caixa e transportá-la na mala. Assim, está sempre à mão e pronto a usar.Adeus manchas
Quando já não há volta a dar, ou seja, quando o rosto perde o seu tom uniforme e luminoso, a solução é fazer uma suave esfoliação ao corpo para acabar de vez com as inestéticas manchas.

Duche quente? Não!
Na hora de tomar banho, não caia na tentação de abusar da água quente, pois ela fragiliza a barreira protetora da pele. Resultado? Fica seca e desidratada, sendo isto meio caminho andando para perder o tom de que tanto gosta. Opte por manter uma temperatura morna e utilize um gel adequado ao seu tipo de pele. Para intensificar a hidratação pode ainda espalhar uma dose de óleo hidratante antes da última água do banho.

Beba água
Hidratar não significa apenas espalhar um bom creme pelo corpo. Não se esqueça de ingerir água (pelo menos 1,5 litros) ao longo do dia, de modo a zelar por uma aparência saudável. Se não gosta deste líquido, alterne com suaves infusões e sumos de fruta naturais. O mais importante é hidratar o corpo por dentro!

Os alimentos certos
Inclua na sua dieta diária alimentos ricos em betacaroteno – cenoura, beterraba, papaia, espinafre, abóbora – e licopeno – tomate, melancia –, pois ajudam a manter o bronzeado por mais tempo. Para que a epiderme mantenha a elasticidade e a firmeza consuma alimentos que forneçam vitaminas C e E (laranja, azeite, manga, nozes, brócolos, quivi) ao organismo.

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