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Além de ser um alívio, para os pais descansarem, a criança que tem um sono tranquilo cresce mais saudável e feliz. “Dormir mal frequentemente traz uma série de problemas, porque o sono não é só um momento de descanso para o corpo e para a cabeça. Enquanto dormimos, ocorrem vários processos metabólicos importantes para o organismo”, diz a pediatra Mónica de Cássia. Como esta é uma das principais queixas dos pais, fomos procurar respostas para o seu filho dormir como um anjinho.

SINAL VERDE

Incentive a criança a escolher um objeto – por exemplo, um ursinho – que será a sua companhia durante o sono. Isso deixá-la-á mais segura à noite.

Crie uma rotina tranquila na hora de dormir. Conte histórias agradáveis para ajudar o pequeno a relaxar. Nada de deixá-lo ver televisão. As luzes podem agitá-lo.

Deixe uma luz fraca acesa no corredor se a criança se mostrar insegura em relação ao escuro.

Se ela quiser ir para a sua cama à noite, veja se ela teve um pesadelo ou se está doente. Caso contrário, acalme-a, mas deixe-a na cama dela.

Certifique-se de que o pequeno está bem alimentado. Ninguém consegue dormir bem de barriga vazia.

Mesmo durante a sesta da tarde, deixe a janela do quarto aberta para a criança diferenciar o dia da noite.

SINAL VERMELHO

Nada de colocá-lo ao colo. O correto é colocá-lo na cama ou no berço e cantarolar durante uns 15 minutos.

Andar com a criança pela casa, seja no carrinho de bebé ou no ovo.

Passear de carro para a criança dormir. Esta é uma grande asneira!

Oferecer biberão ou colocá-lo na mama a cada queixume.

Abraçar o bebé até ele pegar no sono. Deixe o quarto quando ele estiver sonolento, mas acordado. Assim, percebe que está sozinho e não se assusta.

Será que ele está seco?
Se o bebé estiver a chorar muito sem motivo aparente, uma das primeiras atitudes é ver a fralda. É natural que o bebé se queixe desta situação. Sentir-se molhado incomoda mesmo, principalmente se já estiver com assaduras. A mãe aprende logo a perceber o recado do filho, que surge através de um choro irritado, como se resmungasse. É o típico chorinho de desconforto!

Uma boa noite de sono pode evitar…
Problemas na escola Se não dormir bem, a criança com certeza terá dificuldade em concentrar-se no dia seguinte. Isso diminui a sua capacidade para criar e aprender coisas novas, especialmente as matérias na escola.
Ataques de birra Além da dificuldade de se concentrar nas atividades diárias, a criança que dorme pouco e mal pode irritar-se com mais facilidade.
Crescimento reduzido As crianças produzem mais hormona do crescimento do que os adultos. O pico de produção ocorre durante a fase de sono profundo.
Obesidade Estudos mostram que quem dorme menos do que o necessário costuma comer mais e consumir maior quantidade de alimentos calóricos. A leptina é uma hormona importante para a sensação de saciedade e, à noite, o nosso organismo produz entre 20 a 40% mais leptina do que de dia.
Diabetes Durante as horas de descanso noturno, o pâncreas liberta insulina, hormona que retira o açúcar do sangue. “A falta de sono inibe a sua produção e eleva a quantidade de cortisol, hormona que tem o efeito contrário”, explica a pediatra.

Vale a pena o sacrifício!
Estipular um horário para dormir não é mania, é uma questão de saúde! E nada de passar horas a explicar isso. O melhor é seguir um ritual. Depois do jantar, apague as luzes e leve-o para escovar os dentes. Conte uma história e fique um pouco com ele na cama. É claro que a criança não vai aprender a dormir do dia para a noite. Mas seja forte e repita tudo alguns dias. Em pouco tempo, ela terá
o sono de um anjinho.

Fique atenta se…

…o seu filho ressona muito
“Ele pode estar com as vias respiratórias altas entupidas. Isso é provocado por rinite, hipertrofia de adenoides ou das amígdalas. Cuidado, pois esse tipo de obstrução é uma das principais causas de apneia do sono.”
…está sonolento de dia
Segundo a pediatra, há muitos problemas de sono em crianças e eles não estão ligados apenas à quantidade de horas dormidas, mas, principalmente, à qualidade do descanso. “Muitas vezes, é difícil os pais testemunharem os problemas do sono ou estabelecerem relação entre eles e queixas, como dificuldade de aprendizagem, distúrbios emocionais, como ansiedade, e questões físicas, como obesidade”, explica a especialista. Esteja atenta ao seu filho e saiba que o sono pode estar relacionado com essas alterações. Se tiver uma suspeita, procure o médico.Um boneco ou fralda podem deixar o pequeno mais seguro à noite.

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