iStock-810211610.jpg

Sou uma leitora assídua e também acompanho “Querido Dentista”, na SIC. Já me apercebi que existe uma técnica de anestesia que algumas das pacientes usaram para se sentirem mais confortáveis durante a cirurgia. O que é e para que serve exatamente? Quais as vantagens deste tratamento? Maria do Carmo, Beja

O que provavelmente viu em alguns casos que foram apresentados é o que usamos muitas vezes na clínica, ou seja, a sedação consciente inalatória. Um dos grandes desafios da medicina dentária é a qualidade no atendimento e o conforto do paciente durante o procedimento clínico. Assim, o controlo do medo e da ansiedade, além da dor, inflamação e infeções de origem odontogénica, devem nortear o atendimento dentário. A sedação consciente, também conhecida como “analgesia inalatória”, constitui uma alternativa preciosa quando os doentes desenvolvem um grau de ansiedade que dificulta a realização de tratamentos dentários. O conceito difere totalmente da anestesia geral. Enquanto a sedação consciente é uma depressão mínima do nível de consciência, em que são mantidos a respiração voluntária, reflexos protetores e a capacidade de resposta a comandos físicos e verbais do paciente, a anestesia geral é uma depressão generalizada do sistema nervoso central, levando o indivíduo à inconsciência, à perda dos reflexos protetores e da capacidade respiratória espontânea, estando o paciente, na maioria das vezes, entubado. A utilização da técnica possibilita a individualização da dose, controle do nível de sedação, como o aprofundamento da sedação apenas nos momentos mais críticos do atendimento. A duração da ação varia de acordo com a necessidade do profissional e do tratamento e possibilita a imediata recuperação do paciente. Tem ampla aplicação na medicina dentária, podendo ser usada em praticamente todos os procedimentos. Este tipo de sedação apresenta inúmeras vantagens quanto à recuperação pós-operatória quando comparada com a anestesia geral. O doente mantém respiração espontânea, está vígil, reage a estímulos físicos e verbais e por isso é administrado anestésico injetável para a execução do tratamento sem dores.
É importante que o doente não sofra de qualquer obstrução nasal (constipação), para que possa respirar corretamente pelo nariz. Se no dia agendado a criança ou o adulto adoecerem, deverão prevenir o médico pois o tratamento terá que ser adiado. Podem surgir efeitos indesejáveis, sendo muito raros.

Mais no portal

Famosos

Alexandra Lencastre teve alta hospitalar

A atriz estava internada há quase duas semanas, depois de ser infetada pela covid-19.

Televisão

Ljubomir Stanisic queimou-se gravemente durante gravações de "Hell's Kitchen"

O chef revela o que fez quando percebeu que se tinha magoado.

Famosos

Na reta final da gravidez, Andreia Rodrigues mostra a barriguinha!

A apresentadora espera pela segunda filha, fruto do casamento com Daniel Oliveira.

Famosos

Lourenço Ortigão vendeu as ações da TVI que detinha

O ator já não é mais acionista do grupo Media Capital.

Famosos

Cristina Ferreira conta segredo para estar mais magra

A apresentadora admite que está mais magra e revela o que fez para chegar ao peso que considera ideal.

Televisão

João Paulo Rodrigues estreia novo concurso de música na RTP

"Não Te Esqueças da Letra!" é o novo programa dos sábados à noite na estação pública.

Dá que falar

Leia em casa: A TvMais já está disponível na versão digital

Para ler no seu computador, telemóvel ou tablet.

Famosos

Cristina Ferreira tem "revelação ao país" - O que acha que a apresentadora vai dizer?

Um comunicado anunciado através de um vídeo promocional na TVI.

Famosos

Kelly Bailey derrete-se por Lourenço Ortigão: "Uma bomba"

O ator é capa de uma conhecida revista de boa forma, e a atriz não deixa de comentar o corpo do namorado!

Famosos

Xana Abreu revela ter sido procurada pela família paterna depois de "Alta Definição"

Na entrevista a Daniel Oliveira, a cantora contou que foi abandonada pelo pai quando tinha 1 ano. Agora, familiares retomaram o contacto.

Televisão

As primeiras concorrentes de "All Together Now"

Já têm experiência na música e vão brilhar no novo concurso de Cristina Ferreira, a partir de dia 7. Veja-as em palco! (vídeo)

Dá que falar

A história de Selena Quintanilla, assassinada pela presidente do clube de fãs

Aos 23 anos a "rainha da música Tejana" teve os sonhos interrompidos. A história é tema do terceiro episódio de Crime sob o Holofote.