Engordar foi para muitos um dos grandes males do confinamento. Mas para outros foi também a altura certa para dizer adeus aos quilos a mais. Com 1,88 m de altura e 100 kg de peso, Diogo Caramujo, de 36 anos, sentia-se pesado e pouco ágil. Freelancer na área do audiovisual, viu-se fechado em casa com o filho, que na altura tinha quase 3 anos, e obrigado a mudar grande parte das suas rotinas para tomar conta dele. “Fazia grandes noitadas em frente ao computador, de manhã também quase só me mexia se tivesse de sair para fazer alguma reportagem. E com o miúdo a pé a partir das 6.30 h comecei a perceber que me faltava energia para estar, brincar com ele. Eu era um falso magro, não tinha uma grande barriga, mas tinha peso a mais, atar os sapatos já era difícil. O confinamento ‘obrigou-me’ a estar mais com o meu filho, que, como todas as crianças, tem muita energia e não o conseguia acompanhar. Dei-me conta que não era nenhum dos exemplos que queria ser para o meu filho”, recorda. “O primeiro passo foi tentar ter uma alimentação mais equilibrada e cortar com alimentos como o pão, batatas fritas, refrigerantes… e substituir tudo por grelhados e legumes. Nas primeiras duas semanas perdi cerca de 4 kg”, acrescenta. A grande mudança foi quando começou a andar de bicicleta com o filho, numa cadeira que já tinha montado para ele e sem preocupações com os quilómetros percorridos ou calorias gastas. E foi quando decidiu instalar a conhecida aplicação Strawa que percebeu que a “voltinha” que entretanto se tornou diária já chegava aos 20 km e sempre a contar com mais 17 kg do filho às costas. Diogo tinha ganho resistência, massa muscular e percebeu que era capaz, sozinho, de fazer voltas maiores na serra do Montejunto (perto de onde vive) e dos 20 km passou aos 40 e hoje, além da meta de 200 km semanais, também já participou em provas de BTT e arrastou alguns familiares e amigos nesta paixão. Segundo Diogo, “o Manel ganhou um exemplo em casa de uma vida saudável e da prática de desporto; ele já aprendeu a andar de bicicleta e já vamos os dois, lado a lado, fazer uma voltinha”, conta, orgulhoso dos 18 kg perdidos em quatro meses a andar de bicicleta e a fazer uma alimentação saudável, o que não implica deixar de beber a sua cerveja ou de desfrutar de uma boa feijoada.

Documentário sobre rodas

Apaixonado e profissional de fotografia e vídeo, Diogo criou um canal no YouTube, “O Ciclista Improvável”, onde partilha não só a história da sua perda de peso sem qualquer ajuda profissional mas também os seus trilhos diários, desafios sobre as duas rodas…. O mais recente foi percorrer a mítica Nacional 2, na companhia de um primo e que deu origem ao espetacular documentário “738 KM Nacional 2”. “Fizemos essa estrada em seis etapas, durante seis dias. Sabia que estava fisicamente preparado para esta aventura, não contávamos era com o alerta amarelo que surgiu entretanto e, ao contrário dos 30 graus previstos, fizemos a etapa até Chaves debaixo de chuva torrencial e ventos de rajada que quase nos obrigaram a desistir. Ao longo do percurso, fomos recebendo o apoio e carinho das pessoas sempre que íamos carimbar o passaporte [ver documentário]. Uns davam-nos roupa, outros bebidas quentes e diziam-nos para não desistirmos”, lembra, emocionado. Quer voltar a repetir a aventura, mas, agora, de carro e com a mulher e o filho.

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Mais no portal

Famosos

Os detalhes do visual de estreia de Fátima Lopes na SIC

O branco foi a cor escolhida para a "Gala dos Sonhos"

Famosos

Renato Godinho comemora 25 anos de estreia no teatro

Com um tesourinho da primeira experiência em palco!

Televisão

Tony, Mickael e David Carreira protagonizam momento de maior emoção da Gala dos Sonhos

Pai e filhos subiram ao palco para cantar um tema de muito significado em homenagem a Sara Carreira. Veja o vídeo.

Famosos

Rodrigo Guedes de Carvalho elogia Cláudio França: "É preciso ser uma pessoa inteligente para fazer este papel"

Veja a entrevista exclusiva com os pivôs da SIC

Holofote TV

Cláudio Ramos: "Talvez seja a primeira vez na história da televisão que o daytime esteja a ser feito de forma equilibrada"

O apresentador do "Dois às 10" mostra-se feliz ao fazer o balanço do último ano e afirma que as audiências não o fazem "perder o sono"

Lifestyle

Descarregue o Guia para organizar o Natal

Para que a noite de Natal seja uma alegria, o ideal é preparar tudo com calma. Nós ajudamos!

Televisão

Traição em "Amor Amor": Linda une-se a Ângela

Para o choque de Mel e Sandra

Dá que falar

Alergia fatal ou insolação? As teorias sobre a morte misteriosa de Bruce Lee aos 32 anos

O ator morreu apenas 6 dias antes da estreia de "O Dragão Ataca". As causas permanecem um mistério até hoje

Famosos

Inês Gutierrez faz desabafo no dia do seu aniversário

"Foi um ano de superação, mas a cima de tudo, de crescimento. Um ano em que conheci lugares feios que jamais achei que tivessem espaço na minha vida alegre.

Famosos

Fanny Rodrigues continua em festa. Saiba porquê...

A apresentadora comemorou 30 anos recentemente

Famosos

Descubra qual é o destino de sonho de Ricardo Pereira

E esta não é a primeira vez que visita esta zona de sol, praia e mar cristalino

Famosos

Laura Dutra fala sobre as cenas finais da personagem de Maria João Abreu: "Ela estava ali connosco!"

A atriz diz que "não foi nada fácil" gravar o fim de Sãozinha na novela "A Serra"