Muitas crianças cresceram a ouvir os contos de fadas contados pelos livros e filmes da Disney. Mas poucas pessoas sabem que as histórias que basearam estas obras mundialmente conhecidas não são assim tão encantadas… Veja na lista 5 contos de fadas que foram baseados em histórias muito sombrias!

Cinderela

A versão conhecida na obra da Disney conta a história de uma jovem que é maltratada na casa da sua madrasta. Cinderela é convidada para o baile do príncipe, mas só pode ir graças a um feitiço de uma fada madrinha. A jovem precisa retornar até à meia noite, antes de o feitiço ser quebrado, e na “fuga” perde um sapatinho de cristal. O príncipe encontra o sapato e procura a sua dona. As mulheres solteiras da vila tentam provar o sapato, mas é no pé de Cinderela que o calçado cai perfeitamente, quando então Cinderela torna-se a escolhida do príncipe.

Porém, a versão original, escrita pelos irmãos Grimm, é um pouco mais sombria. Cinderela perde o sapato, mas a irmã má corta o próprio dedo do pé para fazer o sapato servir no seu pé. Quando o príncipe viu o sapato cheio de sangue, descobriu a farsa e voltou para a casa de Cinderela. Então a outra irmã má corta o próprio calcanhar! Foi só depois de recusar as duas irmãs que Cinderela finalmente prova o sapatinho. Mas a tragédia não termina assim. No casamento de Cinderela com o príncipe, as duas irmãs más têm os olhos furados pelas pombinhas que vestiram Cinderela para o baile, e ficaram cegas para o resto da vida.

Capuchinho Vermelho

Esta é outra história originalmente escrita pelos irmãos Grimm. Na versão da Disney, o lobo devora a avó de Capuchinho Vermelho e veste-se como a mulher para enganar a menina. Mas na hora de devorar Capuchinho Vermelho, um caçador surge e mata o lobo.

Na história original, Capuchinho Vermelho também é devorada pelo lobo. O caçador chega só depois, e encontra o lobo adormecido na cama. Pensando que ainda poderia salvar a avó e a menina, o caçador corta a barriga do lobo com uma tesoura e tira as duas da barriga do lobo. Mas a versão dos irmãos Grimm foi baseada numa história ainda mais sombria, escrita por Charles Perrault no século XVII. A versão em que Capuchinho Vermelho era devorada pelo lobo tinha uma função didática: ensinar as meninas a não se enganarem ao ouvir estranhos.

A Pequena Sereia

Para poder viver um romance com Eric, um humano, a sereia Ariel aceita trocar a sua voz por um par de pernas. A jovem tem o desafio de conquistar um beijo de amor verdadeiro em três dias, ou então Ariel volta a ser uma sereia. A história acaba feliz: apesar das maldades da vilã Úrsula, Ariel torna-se humana e casa-se com Eric.

Na versão dinamarquesa de Hans Christian Andersen, se a pequena sereia não conquistar o beijo de amor verdadeiro, a jovem morre. O príncipe casa-se com outra jovem, que acreditava ter sido a pessoa que o salvou de um acidente. Mas agora, para a sereia voltar para o mar, ela precisa esfaquear o príncipe de deixar o sangue cair sobre os seus pés. A jovem recusa-se a matar o seu amado, e transforma-se em espuma do mar.

Branca de Neve e os sete anões

Na versão da Disney, a Branca de Neve é invejada pela madrasta, que pede o coração da princesa a um caçador. O caçador decide manter a jovem viva, e esconde-a na casa dos sete anões. Porém, a madrasta descobre e oferece uma maçã enveneada à princesa, que dorme um sono profundo. O príncipe surge para beijá-la e salvá-la da maldição.

No conto original dos irmãos Grimm, a madrasta decide comer o coração trazido pelo caçador. Sem efeito, a rainha continua a tentar matar Branca de Neve, de diversas formas. Quando o príncipe encontra a princesa desamaiada pensa que ela está morta e pede para levar o corpo da jovem até o castelo. No caminho o caixão cai e o pedaço de maça preso na garganta de Branca de Neve desloca-se, fazendo a princesa acordar. A rainha foi convidada para o casamento do príncipe com Branca de Neve e ganhou um castigo inesperado: é obrigada a calçar sapatos em chamas, e dançar até a morte.

Pinóquio

O Pinóquio da Disney é um boneco de madeira que ganha vida. Para não se envolver em problemas, o boneco começa a esconder e mentir para o seu criador, Gepeto. A cada mentira, o nariz do boneco crescia. Um dia Pinóquio salva Gepeto, que está preso na barriga de uma baleia. Uma fada transformar Pinóquio num menino de verdade.

A história de Pinóquio é baseada no conto italiano “As Aventuras de Pinóquio”, escrito por Carlo Collodi. Porém, o conto tem vários capítulos com mais detalhes, entre eles alguns sombrios. Na história original, por exemplo, Pinóquio mata o seu amigo grilo a marteladas. O boneco ainda sofre muito antes de ser “um menino de verdade”: é sequestrado e enforcado, um final tão macabro que teve que ser adaptado!


Palavras-chave

Relacionados

Famosos

10 grávidas portuguesas cheias de estilo

Relembre algumas das mamãs que lançaram tendências durante a gestação!

Famosos

15 vezes que Cristina Ferreira e Cláudio Ramos usaram visuais a combinar

A apresentadora do programa da manhã da SIC e o vizinho estão em si...

Famosos

5 curiosidades sobre a carreira de Gabriela Duarte

Mais no portal

Famosos

Veja a primeira festa de aniversário da filha de Liliana Filipa e Daniel Gregório

Ariel fez um ano esta sexta-feira, dia 20.

Famosos

Rita Pereira com o filho na piscina à noite

A atriz e apresentadora está a passar férias no Dubai.

Famosos

Veja a primeira dança de Cristiana Jesus e Cláudio Alegre

Os ex-concorrentes de "Casa dos Segredos" casaram-se este sábado, ...

Famosos

Quanto custa o visual de Carolina Patrocínio nos Emmy Awards

A apresentadora optou por um vestido leve e colorido. Saiba todos o...

Famosos

Andreia Vale casou-se

A cerimónia aconteceu este sábado, dia 21, no Funchal.

Famosos

Os detalhes do casamento de Cristiana Jesus e Cláudio Alegre

Dos visuais, ao ramos da noiva, decoração e bolo. Veja alguns dos p...

Famosos

Jennifer Lopez arrasa ao voltar a desfilar com mítico vestido da Versace

A cantora de 50 anos volta a usar este modelo que tanto deu que fal...

Famosos

Cristiana Jesus chora de emoção ao entrar na igreja para se casar com Cláudio Alegre

A noiva não conseguiu segurar as lágrimas.

Famosos

Pedro Lima faz homenagem à avó de 90 anos

O ator admite que Bernadette é a grande referência da sua vida.

Famosos

João Mota explica como se sente após o fim do namoro com Mariana Monteiro

O namoro durou sete anos.

Famosos

Catarina Furtado celebra os 18 anos do enteado com fotos inéditas

A apresentadora assinalou a data especial desta forma.

Famosos

Sara Norte adia casamento e explica o motivo

A atriz vai dar o nó com Vasco Cruz.