
Foto DR
O comendador Rui Nabeiro morre aos 91 anos. A notícia foi avançada pela Lusa, que refere que o conhecido empresário se encontrava internado no Hospital da Luz, com propblemas respiratórios.
Rui Nabeiro não era apenas um dos homens mais ricos de Portugal mas também um dos melhores, conhecido pelo seu trabalho como empresário de sucesso, mas também um empregador humano, sempre preocupado em melhorar as condições de vida dos seus colaboradores, e um marido, pai e e avô dedicado.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, no Alto Alentejo. Começou a trabalhar aos 12 anos, ajudando a mãe na pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café. Aos 17 anos perdeu o pai e aos 19, apenas com a antiga 4ª classe, assumiu os comandos da pequena empresa de torrefação da família. Em 1961 funda a Delta Cafés, empresa líder do mercado dos cafés em Portugal até hoje e que opera também no mercado internacional.
O seu sucesso mas, sobretudo as suas características humanas, fizeram dele um dos homens mais queridos dos portugueses que viram com satisfação e orgulho todas as homenagens que lhe foram sendo feitas ao longo da vida.
Rui Nabeiro foi condecorado com a Ordem Civil do Mérito Agrícola Industrial e Comercial – Classe Comercial pelo Presidente Mário Soares, em junho de 1995, e com a Ordem do Infante D. Henrique, em janeiro de 2006, pelo Presidente Jorge Sampaio. Também em Espanha, recebeu a Comenda da Ordem de Isabel a Católica e, em 2010, foi nomeado Cônsul Honorário de Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Na última edição dos Globos de Ouro foi também agraciado com o prémio Mérito e Excelência, entregue por Francisco Pinto Balsemão e que deu a lugar a uma sentida salva de palmas.