
Bom dia! Hoje, 17 de março, celebra-se o Dia Mundial do Sono. E, realmente, dormir é mesmo o melhor remédio em muitas situações. As nossas celebridades sabem bem disso. E, se algumas, como Sara Barradas, confessam ter uma rotina diferente, há outros que gostam é de dias relaxados na cama ou no sofá, sozinhos ou acompanhados.
Veja a galeria de imagens que atores e apresentadores de televisão já publicaram.
Contudo, se, ao contrário dos famosos, tem dificuldades em dormir bem, há dicas que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Veja quais são e comece já a implementar novos hábitos.
Dicas para melhorar a qualidade do sono
- Antes de tudo estabeleça uma rotina. Tente ir para a cama e acordar sempre à mesma hora todos os dias, incluindo fins de semana. Isso ajuda o corpo a estabelecer um ritmo regular e a dormir melhor.
- Crie um ambiente favorável. Assim sendo, certifique-se de que o seu quarto está escuro, silencioso e fresco. A luz excessiva, ruídos e temperaturas elevadas podem interferir no sono.
- Evite estimulantes antes de dormir como cafeína, álcool, nicotina e alimentos pesados, pois podem interferir. Evite consumi-los pelo menos duas a três horas antes de dormir.
- Desligue os aparelhos eletrónicos. A luz azul emitida por televisores, telemóveis e computadores, podem atrapalhar o sono. Desligue-os pelo menos uma hora antes de dormir.
- Faça atividades relaxantes antes de dormir. Por exemplo, tome um banho quente, leia um livro ou ouça música suave. Essas atividades podem ajudar a relaxar e a preparar o corpo e a mente para o sono.
- Exercite-se regularmente. O exercício regular ajuda a melhorar a qualidade do sono. Mas evite exercícios vigorosos à noite, pois podem deixá-lo mais alerta e dificultar o sono.
- Evite sonecas longas. Fazer uma sesta durante o dia pode atrapalhar o sono noturno. Se tiver necessidade disso, limite esse momento a 20 ou 30 minutos.
- Procure ajuda médica se tem problemas crónicos de sono. Os especialistas podem ajudá-lo a identificar e corrigir comportamentos e pensamentos.
Por fim, saiba que o Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da World Sleep Society, organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do sono saudável. A data é uma oportunidade para alertar sobre as condições e os distúrbios do sono. Por exemplo, a apneia do sono, insónia e síndrome das pernas inquietas são algumas doenças mais comuns.