Morreu Paco Rabanne. O estilista espanhol tinha 88 anos.
Nasceu em Espanha mas é em França que consolida a carreira como designer de moda. É, aliás, nessa terra que adotou como sua que se despediu da vida. A região francesa da Bretanha era onde residia.

Morreu Paco Rabanne
No batismo, em 1934 no País Basco, recebeu o nome de Francisco Rabaneda Cuervo. Mas tornou-se mundialmente conhecido através do pseudónimo Paco Rabanne. A mãe chegou a ser costureira-chefe do atelier de Cristóbal Balenciaga, e Paco seguiu-lhe as pisadas como aprendiz. O pai era um general republicano. Morreu quando Paco tinha apenas dois anos, assassinado. Por isso, a família fugiu para França.
Contudo, nem tudo foram rosas. Inegavelmente, Paco Rabanne era a personificação de enfant terrible, sobretudo porque era termo muito em voga nos anos 60 do século passado. “Nem todos podem ser estrelas. Têm de ser inteligentes (…). O mais importante é serem vocês próprios, diferenciarem-se dos outros. Nunca sejam uma cópia”, aconselhou Rabanne, em 2010, numa palestra com alunos de uma escola secundária.
Por isso, marcar pela diferença é a caraterística que melhor se adequa a Rabanne. Primeiramente, lançou-se no design de jóias para marcas como a Givenchy, Dior e Balenciaga. Posteriormente, em 1966 cria a própria marca.
“12 Unwearable Dresses in Contemporary Materials” – “12 vestidos inutilizáveis em materiais contemporâneos”- é o título da sua primeira coleção de roupa. No fundo, Paco apresentou um trabalho que ousou e provocou um enorme frenesim. Rapidamente, Rabanne ascendeu a um dos grandes nomes da moda da década de 60.
Morreu Paco Rabanne
Entretanto, o uso de materiais como papel, plástico e metal destacou-o por ser diferente. Aliás, celebridades como Audrey Hepburn, Brigitte Bardot ou Françoise Hardy adoravam-no.
Os tecidos e aviamentos foram substituídos por plásticos e metal. Contudo, não foi só na coleção que o estilista rasgou padrões. Na apresentação do trabalho Rabanne surgiu com modelos negras e música. Nunca antes tinham sido usados na Alta Costura. Gabrielle Chanel chamou-lhe “o metalúrgico da moda”.
A excentricidade tornava-o autêntico num mundo em que todos imitam todos.
O estilista tinah ainda a particularidade de viver para chocar. Ao longo da vida proferiu declarações que fizeram correr muita tinta. Por exemplo, a dada altura declarou que assassinou Tutankhamon, e que tinha sido visitado por extraterrestres. Também chegou a afirmar que tinha 78,000 anos. Carismático, Paco tinha o dom de se reinventar.
Lançou o primeiro perfume feminino em 1969. Em 1973 cria a fragrância masculina, Paco Rabanne Pour Homme.
Hoje, talvez sejam os perfumes as suas criações mais conhecidas.
Em 1999 anunciou que se ia retirar da Alta Costura e durante alguns anos a marca dedicou-se apenas aos perfumes.
A 3 de fevereiro de 2023 o mundo perde um dos grandes criadores da história da moda no mundo.
Assine aqui a nossa newsletter e seja o primeiro a saber o que está a dar que falar!