
Em fevereiro de 2008, Fernanda Serrano, 49 anos, foi diagnosticada com cancro da mama e, presentemente, faz apelo pela saúde de todas as mulheres.
Outubro rosa, mês da prevenção contra o cancro da mama já terminou, novembro também, mas a atriz não quis deixar passar em branco a importância de um diagnóstico precoce no caso do cancro da mama, que venceu há 14 anos. O alerta foi feito, então, através das suas redes sociais.
Fernanda Serrano faz apelo pela saúde: Uma por todas
“Há quem só se recorde de fazer exames de rotina e rastreio de cancro da mama em outubro, porque todos falamos do outubro rosa. Mas o nosso compromisso para connosco é muito mais do que isso! Devemos lembrar-nos que todos os meses são meses de rastreio, de nunca deixarmos para amanhã o que devíamos ter feito já hoje e de fazermos exames também só de rotina”, relembra, avançando ainda: “Acreditem, pode fazer tanta diferença na nossa vida! O Natal está quase aí à porta! Não vamos deixar para o ano, coisas tão importantes como estas e terminar este 2022 em bom. Conto convosco? por vocês, por nós, por eles, os que nos amam e tanto precisam de nós!”

Num vídeo, a Natália da novela da TVI ‘Quero é VIver’ reforça o seu apelo para que nenhuma mulher descubra uma verdade angustiante tarde demais.
“Creio que nunca será demais relembrarmo-nos que devemos fazer meses de rastreio. Acreditem que pode fazer muita diferença nas nossas vidas. A mensagem de uma por todas reflete exatamente isso: nunca esquecer que devemos fazer por nós mais do que qualquer outra pessoa.”
Ainda recentemente, Fernando recordou a pior fase da sua vida em entrevista.
“Em relação ao diagnóstico do carcinoma da mama, obviamente que foi terrível. Tinha acabado de ter a minha segunda filha e estava toldada pelas alterações hormonais, físicas e emocionais relacionadas com um parto. Nunca me passou pela cabeça que estivesse perante tal enquadramento clínico. O mundo ruiu naquele momento. O pior é mesmo o momento em que se recebe o diagnóstico. A partir daí é solucionar. Mas cada um de nós terá o seu método de encarar estas e outras questões. Não existem fórmulas mágicas.”
Veja o vídeo.