“Isto está a ficar bonitinho e cheira muito bem”, exclama Teresa Guilherme enquanto mexe uma frigideira com cebola e pimento, entre outros ingredientes. “É estranho usar uma colher de plástico, mas não derrete porque é feita com um material especial”, explica a apresentadora, que se estreia pela primeira vez na cozinha. “Nem um ovo sabia estrelar e descascar batatas é muito difícil”, confidencia, sem sombra de vergonha por mostrar falta de talento para a culinária: “Até acho curioso ver os legumes no supermercado e depois cozinhados no prato quando vou ao restaurante”.

De volta à bancada da cozinha, Teresa Guilherme aprende com Rui Marques a cortar batata-doce às rodelas e não resiste a provar. “Adoro batata-doce e tem a particularidade de fazer bem a tudo e não engordar”, realça a comunicadora, que depois se concentra na etapa final do bacalhau à minhota. “Agora tens de empratar”, diz o autor de “A Pitada do Pai”. Ela esboça um sorriso e pergunta-lhe: “Tens a certeza que queres que seja eu?” Ele confirma e Teresa começa por colocar as postas de bacalhau num prato, dispõe a batata-doce e por cima o preparado que fez na frigideira. “É a coisa mais linda”, diz ao mesmo tempo que mostra o prato. E voltando-se para Rui Marques agradece pelo desafio: “Graças a ti vou ser uma cozinheira de mão-cheia”.

Teresa Guilherme salpica o prato com salsa e decora com algumas azeitonas. “Antes, pensava que salsa era coentros e vice-versa”, conta e prossegue, radiante com o seu feito: “Estou encantada! Fui eu que fiz esta receita, mas com a ajuda do Rui. É um ótimo almoço”. Ele acrescenta: “Mas com um vinho a acompanhar”. A “rainha” dos reality shows ainda aprecia as cebolas antes de tirar o avental: “Estão tão bonitas!”

Fisgada na sopa alentejana

A TvMais acompanhou em exclusivo a gravação de uma das emissões do programa “Numa Grande Caldeirada”, que estreia a 9 de maio no canal de YouTube “A Pitada do Pai”, e que conta com Teresa Guilherme ao lado de Rui Marques. “Nunca tinha cozinhado, embora adore comer, mas passei a dar mais importância aos ingredientes e às especiarias, como o colorau, que está misturado com os alimentos e quem não sabe também não dá por ele.” Ainda que esteja numa cozinha, a dupla faz uma viagem gastronómica pelo País. “Já fomos de norte ao sul, mas também aos Açores e Madeira”, revela Rui Marques. “Fiquei fisgada na sopa de tomate alentejana. Estava deliciosa porque fizemos e depois comemos”, conta, divertida, a apresentadora, salientando: “O Rui simplificou as receitas para ser mais fácil para mim e com a vantagem de sujar pouca loiça”. E como foi a prestação da comunicadora a aprender a ser cozinheira? “A Teresa é uma surpresa. Aplica-se muito e está a ganhar confiança. Qualquer dia já vai estar a cozinhar para os amigos”, responde Rui Marques.

Teresa Guilherme abraçou mais este desafio, enquanto aguarda por novos projetos na TV. “Para já, não vou fazer nada. Tenho algumas ideias, mas não apresentei nenhuma proposta a qualquer canal. Se me fizerem um convite para algo que ache piada, tudo bem.” A antiga estrela da TVI garante que ainda não viu o “Big Brother”, reality show que apresentou várias temporadas mas agora é de Cristina Ferreira. “Não tenho curiosidade em ver”, conclui. 

Palavras-chave

Aproveite esta oferta especial, assine a TvMais por apenas €1,30/edição. ASSINE JÁ

Relacionados

Mais no portal