Margarida Bakker, filha de Alexandra Lencastre e Piet-Hein Bakker, deixou um comentário no Instagram que está a dar que falar. Tudo porque a jovem atriz afirma ter sido ameaçada por uma grande estação de televisão.

O comentário foi feito numa publicação da atriz Inês Vaz, que queixava-se de ter um filme a ser exibido na RTP2 mas os nomes dos atores divulgados serem apenas aqueles mais conhecidos do público: “Ao ser promovido nas redes e na página da Rtp,  omite-se por completo a minha participação no elenco,  assumindo apenas os actores com “fama” (ou talvez  mais seguidores) , mesmo sejam papeis secundários  ou participações especias. Já não é a primeira vez que acontece. Um actor na actualidade não só tem as chances de integrar um projecto audiovisual mediada pelos “seguidores” ou grau de fama, como também vê o seu trabalho invisibilizado à posteriori pelas mesmas razões”, escreveu Inês.

Margarida então deixou um longo comentário a concordar com a crítica da atriz. “Obrigada pelo testemunho! Já ando nesta luta pela igualdade de oportunidades e/ou, pelo menos, respeito pela formação/experiência há algum tempo…”, escreveu a filha de Alexandra Lencastre. Recorde-se que Margarida foi uma das vozes ativas contra a contratação de atores sem formação profissional para trabalhos de ficção, e chegou a criticar a escolha de Francisca Cerqueira Gomes para a novela “Festa É Festa. “Cheguei a ser contactada pelos advogados de um dos “grandes canais” a ameaçarem-me com processos caso a “polémica nas redes não terminasse””, escreve a atriz.

“Tenho uma mãe que se deixou corroer pelos valores meramente estéticos que a ficção nacional lhe impôs desde sempre (também é atriz), assim como um pai que produz e sabe que infelizmente já não são os anos 80. Uns colegas meus falaram na altura de uma plataforma online para colegas “não influencers” para acesso a castings”, continua Margarida Bakker, no comentário. “Esta plataforma porém sempre me pareceu meia utópica, visto que para resultar teríamos de aceder a determinados contactos que (tal como o ciclo da vida indica) nos rejeitariam com a justificação de ‘falta de reconhecimento’.”

Palavras-chave

Aproveite esta oferta especial, assine a TvMais por apenas €1,30/edição. ASSINE JÁ

Mais no portal