Depois de muitas personagens que arrancaram gargalhadas aos portugueses, Marina Mota vai agora surpreender na pele de uma terrível vilã. A primeira que interpreta nos seus quase 50 anos de carreira artística. Na próxima novela da TVI “Para Sempre” (que está a ser gravada há sete meses e deverá estrear em setembro no lugar de “Amar Demais”), a veterana atriz será uma mulher fria, calculista, com poucos escrúpulos e que abandona um filho (personagem de Diogo Morgado) ainda em criança. E nas ruas é bem provável que lhe digam que a sua personagem “é uma cabra”. É que vai impossível não odiarmos a Antónia Novais.

Quem é a terrível Antónia?
Terrível porquê? (risos) Logo nos primeiros episódios haverão muitas revelações. Ela é uma empresária, dona de um grupo, o Braga Saúde, que herdou do marido. É viúva há mais de uma década. Tem dois filhos, o Lourenço (Pedro Sousa), e a mais nova, Joana (Sílvia Chiola). Vive com a mãe, Natália (Carmem Santos). Às vezes parecem uma família disfuncional. O que vai parecer ao espectador – e logo veremos se ela é mesmo assim ou não – é que a Antónia é uma mulher fria, calculista, com poucos escrúpulos, que faz tudo para atingir determinado estatuto social. Agora, se é só isso ou não, têm de ver para saber.

Ela é uma mulher que abandonou um filho em criança…
Sim… O Pedro (Diogo Morgado), quando ele tinha 4 anos. Com o tempo, o público vai perceber o porquê. Digamos que há mais do que uma razão para isso ter acontecido.

Marina Mota num momento descontraído com o “filho” que ela abandonou em criança, Pedro (Diogo Morgado)

Como foi criar esta vilã?
Já me cruzei com muita gente, já vi muita coisa, já observei muito. E, pelo menos para mim, existem muitas ‘gavetinhas’ onde armazeno alguma informação que sei que mais tarde vai ser-me útil para fazer determinada personagem. E gosto de pedir ajuda aos autores para me explicarem qual é o passado daquela pessoa. Para depois poder criá-la à minha maneira. Mesmo que não seja relevante para a história ou que o espectador nunca venha a saber. Se ela tem habilitações literárias, que tipo de música ouve, se algum desgosto de amor a deixou pior, se ela já é geneticamente má… Há muitas coisas que preciso saber para construir uma personagem. Depois, preciso de acreditar nela. E defendo-a com unhas e dentes, até ao fim, como se fosse a melhor pessoa do mundo. Mesmo com os defeitos que ela tem, mas isso temos todos.

Ao longo dos anos, o público tem-na visto mais em registos cómicos. Tem receio que este papel mais denso cause estranheza?
Sou antirrótulos! Um ator e uma atriz são atores, independentemente da personagem que estão a vestir. As pessoas viram-me mais vezes num registo mais de comédia ou mais boazinha. Mas um ator tem de ser muito mais do que isso. Não tenho medo absolutamente nenhum que estranhem ver-me neste registo. As pessoas também estavam muito habituadas a ver-me fazer só humor, até, pela primeira vez, me verem fazer uma personagem mais séria e quase dramática. E, se calhar, aí perceberam que eu não faço só rir. No teatro de revista acontece isso. Quando a produção é minha, faço sempre questão de trazer ao palco número, e até de uma forma pedagógica, números de intervenção de cidadania. E logo aí já é um registo muito diferente do que quando estou a fazer comédia. Não me limito a fazer um registo só. Agora, na novela, o que irei provocar no espectador, isso para mim já é surpresa.

“Vou defender a Antónia até ao fim”
(Marina Mota)

Está pronta para, pela primeira vez, ser odiada na rua?
Uma coisa é dizerem-me na rua: ‘Aquela Antónia é um cabra’. Ou dizerem: ‘Marina, odeio a sua personagem’. Vou achar isso ótimo! Outra será dizerem que me odeiam a mim. Eu deixo a Antónia no estúdio, não a trago comigo. Espero que as pessoas se sintam afrontadas quando virem a Antónia na TV, mas que saibam fazer a distinção de que aquela não sou eu (risos). Em algumas situações vão odiá-las. Em outras, até eu me divirto com ela. É uma mulher sarcástica, com um sentido de humor que me agrada. Tem algumas tiradas com graça. Mas é uma personagem pesada. Acho a Antónia interessante pelas diferentes camadas que ela tem. Não é só má, só fria, só despreocupada. Mesmo quando ela faz coisas erradas, perceberão que não as faz de ânimo leve”.

Há semelhanças entre a Marina e a Antónia?
Acho que todos temos um bocadinho de tudo dentro de nós. Não somos só bons ou só maus. Talvez eu e a Antónia tenhamos em comum uma forma mais ou menos parecida de lidar com o universo masculino. Ou seja, ela é uma mulher que não tem problema absolutamente nenhum em estar à altura, ou acima, de um género que não é o dela. Ela não é uma mulher submissa. E isso eu também não sou! Nem se sente diminuída quando está a falar com um homem de poder, por exemplo. Aí, acho que as duas nos assemelhamos.

“Ela tem limites… Mas não se sabe bem quais”
(Marina Mota)

Em março vai celebrar 50 anos de carreira. Qual é o balanço?
Não parece que passaram 50 anos. Sou de facto uma privilegiada por, ao fim deste tempo, continuar a trabalhar ativamente, sem nunca ter tido uma pausa, a não ser quando me obrigo a ter. Isto prova, pelo menos para mim, que o objetivo não é chegar lá. É mantermo-nos lá! E eu cá estou… Até sentir-me útil, até perceber que o público me quer ver, até eu conseguir dar o meu melhor a essa entidade máxima que merece todo o meu respeito. O balanço é muito positivo! Estou sempre a querer fazer coisas novas, nunca estou muito satisfeita com o que estou a fazer no momento. Ainda há muitas coisas diferentes que quero fazer.

Continua a sentir muito carinho por parte do público?
Quando estou com um espetáculo itinerante na estrada, ou até a passear pelo meu País, sinto o carinho com que as pessoas me abordam. E o que mais me traz orgulho – não é vaidade – é perceber que tenho pessoas a quererem dar-me um abraço, dos 15 aos 80 anos. Umas que seguem a minha carreira e a minha vida e continuam comigo. E outras, que não tendo idade para ver-me quando eu fazia TV com regularidade, não sei como nem porquê, fizeram uma busca ao meu trabalho e conhecem coisas que eu fiz há muitos anos. Continuo a achar incrível, quando estou em teatro, ter à minha frente um público tão eclético, de todas as faixas etárias e classes sociais. E tenho o privilégio de sempre ter sido assim.

De volta à estrada com uma comédia

O espetáculo “E Tudo o Morto Levou” vai percorrer o País em tournée

“É Tudo o Morto Levou” é a comédia protagonizada por Marina Mota que, a partir de 13 de novembro, regressa aos palcos, de norte a sul do País. A pandemia só permitiu realizar quatro sessões em 2020. “Quero acreditar que as pessoas além de querem ir ver a peça, financeiramente, também podem ir. Porque este ano e meio de pandemia – quase dois – deu cabo da vida de muita gente”, afirma a atriz, acrescentando: “Cálculo que, depois destes tempos tão cinzentos, o público queira voltar a rir. E é isso que vamos tentar que aconteça. Quero continuar a descentralizar o teatro, mesmo com poucos apoios, correndo todos os riscos”. Após uma personagem tão intensa na novela “Para Sempre” (as gravações terminam em setembro), a artista vai agora recriar algumas das suas personagens cómicas mais emblemáticas que popularizou na televisão, como a “desbocada” Matilde ou o insubordinado Bisnaga. “Não sei viver sem as tábuas. Sou de teatro, não há nada a fazer. É a minha base, a minha escola e faz-me falta”. A enorme versatilidade de Marina Mota estará agora mais visível do que nunca! “Na TVI vão ver uma atriz a fazer uma personagem muito pesada e densa. E se forem ver a mesma atriz ao teatro mais próximo da sua localidade, vão vê-la fazer algo completamente diferente. O convite está feito!”. A primeira sessão acontece em novembro em Alverca.

Leia a entrevista completa de Marina Mota na edição da revista TvMais, já à venda nas bancas e disponível ainda em formato digital

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Reis Felipe e Letizia saem para jantar com a princesa Leonor

Reis Felipe e Letizia saem para jantar com a princesa Leonor

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’

William, Kate e os filhos não irão assistir à missa de Páscoa este ano

William, Kate e os filhos não irão assistir à missa de Páscoa este ano

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Como adicionar uma segunda mala ao seu carro?

Está na altura de arriscar e assumir o cabelo grisalho

Está na altura de arriscar e assumir o cabelo grisalho

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

"Os traumas, quando não ficam bem resolvidos, perpetuam-se para as gerações seguintes"

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Maria Rueff: “Fico comovida, sinto que formei uma grande mulher”

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

A primeira fotografia da filha de Angie Costa

A primeira fotografia da filha de Angie Costa

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

BMW Vision Neue Klasse X: Conheça o SUV futurista 100% elétrico

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Fernanda Serrano: Programa de mãe e filhas em tarde dedicada à moda

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

JL 1394

JL 1394

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

PRIO – Exame Informática – Peugeot, a equipa dos ralis ‘zero emissões’

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

Hella Jongerius cede ao Vitra Design Museum o seu vasto arquivo

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Asus Marshmallow KW100 e MD100 em teste: Teclado e rato em novos sabores

Asus Marshmallow KW100 e MD100 em teste: Teclado e rato em novos sabores

Quer usar brincos? Escolha uns que sejam grandes!

Quer usar brincos? Escolha uns que sejam grandes!

Prepare a sala para desfrutar de comunhão em família

Prepare a sala para desfrutar de comunhão em família

Como apenas duas noites mal dormidas podem

Como apenas duas noites mal dormidas podem "acrescentar" quatro anos à idade real

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Ir ao Madame Tussauds vai ser mais caro em dias de sol?

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Farmacêutica não encontrou problema em suplemento associado a cinco mortes no Japão

Farmacêutica não encontrou problema em suplemento associado a cinco mortes no Japão

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Molas de cabelo: 15 versões do acessório-estrela da estação

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

OE2024: Receita do IMT afunda 15,7% nos dois primeiros meses do ano

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Salinidade compromete uso de água tratada para rega no golfe do Algarve

Salinidade compromete uso de água tratada para rega no golfe do Algarve

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

A próxima missão para a Inteligência Artificial? Fazer cerveja

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Mineiros da Panasqueira prolongam greve e empresa ameaça com 'lay-off'

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Final de “Flor Sem Tempo”: Catarina e Vasco fogem juntos de Vila Santa

Final de “Flor Sem Tempo”: Catarina e Vasco fogem juntos de Vila Santa

Vamos tomar um chá?

Vamos tomar um chá?

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Maria Botelho Moniz está de parabéns! 40 anos em 40 fotos

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros