Maria João Abreu faleceu a 13 de maio de 2021
(Foto: José Oliveira)

Ao contrário do que era esperado, a última vez que iremos ver Maria João Abreu trabalhar não será na SIC. É que enquanto gravava a novela “A Serra” e a série de comédia “Patrões Fora”, ambas para o canal de Paço de Arcos, a atriz (que partiu a 13 de maio na sequência de complicações de dois aneurismas), fez uma participação especial num documentário que irá homenagear e recordar os anos de ouro da revista à portuguesa, o género que a popularizou nos teatros do Parque Mayer, em Lisboa, e daí a lançou para a ribalta. A ideia partiu do realizador António-Pedro Vasconcelos e deverá ser transmitido ainda este ano na RTP1.

A atual edição da revista TvMais mostra imagens exclusivas dessas gravações que decorreram em secretismo entre janeiro e fevereiro deste ano na Academia de Santo Amaro, em Lisboa. Entre os vários episódios, que vão retratar o género de teatro português desde que surgiu até à atualidade, veremos a malograda artista recriar dois temas que ficaram populares em revistas: “O Cochicho” (popularizado por Beatriz Costa em 1932) e “Lisboa à Noite” (de Milú, em 1956).

Veja as imagens da participação da atriz neste documentário na atual edição da revista TvMais, já está à venda nos locais habituais e disponível ainda em formato digital

Maria João Abreu estreou-se neste género de teatro em “Toma Lá Revista”, no ano de 1987. “Quando o convite surgiu a Maria João não hesitou. Gravar um documentário sobre a revista à portuguesa, o género que ela mais gostava e onde conquistou primeiramente o carinho do público ao lado do José Raposo, era algo que ela não podia deixar de fazer. A Maria João tornou-se uma das mais populares artistas no teatro de revista e ao lado do Zé – com quem chegou a ter uma produtora [Toca dos Raposos] – esgotou salas. E agora foi como encerrar um ciclo na carreira sem se estar à espera”, revelou à TvMais uma fonte ligada ao projeto. Este será, assim, o último trabalho em que vamos ver a estrela, que partiu aos 57 anos.

“Quando o convite surgiu a Maria João não hesitou. [Revista à portuguesa] era o género de teatro que ela mais gostava e onde conquistou o carinho do público ao lado do José Raposo. Foi como encerrar um ciclo na carreira sem se estar à espera”
(diz à publicação fonte ligada ao projeto)

O elenco conta ainda com José Raposo e Ricardo Raposo (o filho mais novo do casal), para além de Flávio Gil (que dirigiu a recriação dos números), Paula Sá, Diogo Martins e Sara Brás. A produção é uma parceria entre a estação pública e a Panavideo, com o apoio de Ana Balbi. A realização ficou a cargo de Leandro Ferreira e Pedro Clérigo.

Palavras-chave

Assine uma das suas revistas preferidas e ganhe outra assinatura digital à sua escolha Compre aqui

Relacionados

Televisão

Noémia Costa sobre cenas nos mesmos locais onde gravou Maria João Abreu: "Nunca pensei que me ia custar tanto"

A atriz é o novo reforço de "A Serra" e grava muitas cenas na casa de "Sãozinha", a personagem que era interpretada por Maria João Abreu.

Televisão

Um mês após a morte de Maria João Abreu, viúvo vai estar na SIC

Carla Andrino vai apresentar o programa "Estamos em Casa" e receber João Soares

Famosos

Ricardo Raposo, filho de Maria João Abreu, estreia-se em novela da SIC: "Sinto-me com o dever de honrar"

Depois de Miguel Raposo ter entrado em "Golpe de Sorte" ao lado dos pais, é a vez do irmão abraçar um projeto no canal de Paço de Arcos

Mais no portal

Famosos

Em dia de aniversário, recorde 27 fotos da carreira de Carolina Carvalho

A atriz celebra nesta sexta-feira, 3 de dezembro, 27 anos

Televisão

Surpresa em “Para Sempre”: Pedro e Clara unem-se para tirar Lourenço da prisão

As emoções da novela da TVI

Famosos

Fernanda Antunes depois da Gala dos Sonhos: "A palavra que a Sara mais dizia era obrigada"

A mãe da cantora reagiu ao carinho do público depois da emissão especial

Televisão

"Big Brother" - Rui e Débora em missão: "Somos uns atores incríveis!"

Rui e Débora tentam enganar os colegas. Afinal a proximidade entre os dois concorrentes é uma missão.

Famosos

Fátima Lopes sobre a gala da Associação Sara Carreira: "Nunca vivi nada igual"

Depois de uma noite de emoções fortes a apresentadora assumiu que a condução do espetáculo foi uma experiência marcante na sua carreira.

Famosos

"Big Brother": Rita chora e ameaça desistir

Rita foi alvo de uma partida das colegas durante a noite… a situação foi longe demais e a jovem ameaçou deixar o programa da TVI.

Televisão

"Big Brother" - Saiba quem são os concorrentes preferidos e os mais odiados

A poucas semanas de se conhecer o grande vencedor, os internautas votaram para eleger os concorrentes da sua preferência e os que não convencem.

Famosos

"Gala dos Sonhos": O abraço emocionado de Fernanda e Tony

O ex-casal mantem-se unido um ano após a morte da filha

Famosos

"Gala dos Sonhos": Famosos aplaudem solidariedade dos portugueses

O valor angariado durante a gala superou os 200 mil euros

Famosos

Patrícia Candoso anuncia gravidez com vídeo amoroso. Ora veja!

Aos 40 anos, a atriz prepara-se para reviver as delícias da maternidade

Televisão

Tensão em “A Serra”: Domingos e Rosalinda mentem em tribunal

As emoções da novela da SIC

Famosos

Cláudia Vieira partilha imagens do segundo aniversário de Caetana

A bebé nasceu a 1 de dezembro.