Está marcado para os dias 21 e 22 de maio o regresso de Fernando Mendes aos palcos do Teatro Sá da Bandeira, no Porto. A peça “Insónia” será apresentada nestes dois dias, pelas 20h30, com bilhetes que custam entre 12 e 20 euros. Parte da receita vai ser revertida a favor da União Audiovisual.

Em “Insónia”, Fernando Mendes estará a solo e encarnará na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.

Custódio encontra-se à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida para além de comer, beber e dormir.

É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia… Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência. A única ginástica que faz é financeira e a pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho. Aos dezassete anos começou a trabalhar como padeiro. Hoje em dia, vende vinho, mas, na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Até gosta do que faz e acha-se entendido em vinhos, não o sendo verdadeiramente.

É, em boa verdade, um tipo sem grande profundidade intelectual e sem grandes teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado e tem lábia de vendedor. O típico português de café que fala de tudo sem dizer quase nada.

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.

Pelo meio desta ‘Insónia’ vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para “ver se chama o sono”, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

Palavras-chave

Mais no portal

Televisão

Audiências: 'Cristina ComVida' regista o pior resultado de sempre

O programa continua a descer nas audiências.

Famosos

Joana Madeira derrete seguidores com este vídeo da filha mais nova

A comediante surge num momento terno com Carolina, de três semanas.

Famosos

Em biquíni, Rita Pereira deixa mensagem aos 'haters'

A atriz mostrou ainda a sua excelente forma física.

Famosos

Ruth Marlene assistida no hospital com Covid-19

A cantora partilhou a notícia nas suas redes sociais

Televisão

Ana Marques fala sobre os comentários de Marco Paulo que foram criticados nas redes

"Ó Ana, podes calar-te um bocadinho?" foi uma das frases do cantor para a colega.

Famosos

José Raposo surge em momento amoroso com a filha Lua

O momento foi partilhado por Sara Barradas nas redes sociais.

Famosos

Ana Rita Clara emociona-se ao falar da saída da SIC e do novo projeto na TVI

A apresentadora esteve à conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos.

Famosos

Teresa Guilherme revela a Goucha como foi trabalhar com Cláudio Ramos

Na passada terça-feira, a apresentadora 'Big Brother - Duplo Impacto', deu uma entrevista no programa 'Goucha'.

Famosos

Cristiano Ronaldo afasta garrafas de Coca-cola e já há memes

Na conferência de Imprensa, o craque preferiu água e o momento não passou despercebido aos criativos da Internet

Famosos

Dolores Aveiro festeja assim a vitória da seleção no Euro2020

Foi uma vitória bastante celebrada pela mãe de Cristiano Ronaldo e os seus amigos.

Famosos

Celebridades apostam em linhas de beachwear e têm lucros fabulosos

Com corpos de sonho, são muitas as estrelas que se despem de preconceitos e exibem os seus atributos em campanhas publicitárias das mais variadas marcas de roupa de praia

Dá que falar

Caso Maria das Dores: As versões da defesa, da acusação e a confissão

Em 2007 mandou matar o marido, mas só confessou mais de dez anos depois. O último episódio da segunda temporada de "Crime sob o Holofote" recorda um dos casos mais mediáticos de Portugal.