Maria João Abreu sofreu o rompimento não de um, mas de dois aneurismas e sabe-se agora que a situação da atriz é muito grave e inspira cuidados. João de Carvalho, que contracena com a atriz na novela “A Serra”, da SIC, explicou ao final desta tarde, 6 de maio, na inauguração da exposição dedicada ao pai, Ruy de Carvalho, que Maria João, de 57 anos, tinha queixas há cerca de um mês e receava ter algum problema de saúde além da fibromialgia, a doença crónica que descobriu há 4 anos. “A Maria João falava muito comigo, para mim ela é como uma irmã. Íamos os dois para a sala de atores nas gravações e ela colocava-me muitas questões. Ela não estava bem, andava muito preocupada com coisas pessoais e estava sempre a adiar ir ao médico, andava sempre atarefada com o trabalho”. Nós conversávamos muito, porque ela era muito amiga da Lena [Helena, a mulher de João de Carvalho, que morreu em 2014 na sequência de um AVC hemorrágico]. A João perguntou-me quais eram os sintomas. Dizia-me que tinha dores de cabeça muito fortes”, revela o ator.

O Moisés da trama avança: “O elenco…  bem estamos todos muito, muito preocupados. Para terem uma ideia, todas as noites, às 21h30, estamos em conjunto, no Whatsapp, a orar por ela. Todos nós temos uma vela acesa em casa por ela. No dia em que aconteceu isto à Maria João, não sei quantas vezes é que eu rezei o terço. Isto é terrível, parece que estou a reviver tudo o que passei com a minha mulher”, confessa João de Carvalho.

O filho de Ruy de Carvalho aponta outros sinais que bem conhece, pois também afetaram a sua mulher: “A Maria João estava muito magrinha, mas não era pelas dietas. As pessoas com este problema perdem a vontade de comer. Eu lembro-me da Maria João rechonchudinha. Ela mostrou-me as pernas à pouco tempo e eram um pauzinho. Deixou de ter curva”, explica.

“Há uma descoordenação motora quando algo se passa com o cérebro e aconteceu-lhe isso quando ela tentou apertar os botões de um casaco…”, recorda João de Carvalho que também numa dessas ocasiões apercebeu-se que algo estava errado com a colega de elenco.

Maria João foi submetida a uma cirurgia no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no sábado, dia 1 de maio, onde ainda se encontra internada em coma induzido. A cirurgia teve como objetivo estancar a hemorragia provocada pelo rompimento do aneurisma. “Mas ela tinha dois. Os médicos localizaram o primeiro e fizeram um stent [pequeno tubo que é colocado dentro da artéria para abri-la e evitar novo entupimento], só que ao tratarem este não deram conta que estava lá outro aneurisma, numa zona mais profunda e menos acessível. É esse que está agora a dar os problemas”, explicou com preocupação.“Desejo muito, muito, que ela recupere, mas a recuperar que seja a Maria João, porque uma coisa parecida com a Maria João… Ela é uma mulher muito forte e uma atriz extraordinária, vê-la diminuída não sei se é justo”, assume o ator confiante na recuperação da colega.

Palavras-chave

Relacionados

Famosos

Maria João Abreu começa novo tratamento

A atriz continua internada em estado grave no Hospital Garcia de Orta.

Famosos

Marido de Maria João Abreu reage a internamento da atriz

João Soares partilhou fotografias ao lado da amada.

Famosos

Amigos e colegas de Maria João Abreu reagem ao estado de saúde da atriz

"Estamos todos a rezar por ti"

Mais no portal

Televisão

Audiências: 'Cristina ComVida' regista o pior resultado de sempre

O programa continua a descer nas audiências.

Famosos

Joana Madeira derrete seguidores com este vídeo da filha mais nova

A comediante surge num momento terno com Carolina, de três semanas.

Famosos

Em biquíni, Rita Pereira deixa mensagem aos 'haters'

A atriz mostrou ainda a sua excelente forma física.

Famosos

Ruth Marlene assistida no hospital com Covid-19

A cantora partilhou a notícia nas suas redes sociais

Televisão

Ana Marques fala sobre os comentários de Marco Paulo que foram criticados nas redes

"Ó Ana, podes calar-te um bocadinho?" foi uma das frases do cantor para a colega.

Famosos

José Raposo surge em momento amoroso com a filha Lua

O momento foi partilhado por Sara Barradas nas redes sociais.

Famosos

Ana Rita Clara emociona-se ao falar da saída da SIC e do novo projeto na TVI

A apresentadora esteve à conversa com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos.

Famosos

Teresa Guilherme revela a Goucha como foi trabalhar com Cláudio Ramos

Na passada terça-feira, a apresentadora 'Big Brother - Duplo Impacto', deu uma entrevista no programa 'Goucha'.

Famosos

Cristiano Ronaldo afasta garrafas de Coca-cola e já há memes

Na conferência de Imprensa, o craque preferiu água e o momento não passou despercebido aos criativos da Internet

Famosos

Dolores Aveiro festeja assim a vitória da seleção no Euro2020

Foi uma vitória bastante celebrada pela mãe de Cristiano Ronaldo e os seus amigos.

Famosos

Celebridades apostam em linhas de beachwear e têm lucros fabulosos

Com corpos de sonho, são muitas as estrelas que se despem de preconceitos e exibem os seus atributos em campanhas publicitárias das mais variadas marcas de roupa de praia

Dá que falar

Caso Maria das Dores: As versões da defesa, da acusação e a confissão

Em 2007 mandou matar o marido, mas só confessou mais de dez anos depois. O último episódio da segunda temporada de "Crime sob o Holofote" recorda um dos casos mais mediáticos de Portugal.