Na noite da última segunda-feira, 12 de abril, Cristina Ferreira fez uma publicação misteriosa no Instagram. No dia em que se soube que o seu programa de domingo à noite, “All Together Now”, fez a pior audiência de sempre, a apresentadora decidiu falar em pessimismo, e partilhou uma fotografia no Instagram com a frase: “Ser pessimista não tem qualquer utilidade, é uma perda de tempo”, que a apresentadora atribuiu a Daniel Libeskin (leia abaixo a origem da frase).

Na sequência foi a vez de João Manzarra comentar a publicação reflexiva de Cristina. “Olá. Embora seja importante que em qualquer grupo ou mesmo em nós o optimismo prevaleça, para que se avance de forma cuidada, uma dose de pessimismo tem também o seu lugar. O pessimista é o que geralmente levanta os problemas, pondera a acção e traz novos ângulos de reflexão. Aparece muita vezes como controlo de qualidade. Mas sem dúvida que as coisas avançam com uma maior percentagem de optimismo”, escreveu o apresentador da SIC. A diretora de entretenimento e ficção da TVI respondeu: “concordo em absoluto com o controlo de qualidade. beijinho querido Manzarra” .

O comentário de Manzarra tornou-se popular entre os seguidores da apresentadora. Foram vários os fãs que responderam a concordar com as palavras do apresentador da SIC. O comentário recebeu quase 400 likes.

Origem da frase

Numa busca online não se encontra o autor “Daniel Libeskin”, mas sim o arquiteto polaco Daniel Libeskind, autor do museu judaico em Berlim e responsável pelo plano inicial para o memorial no Ground Zero, onde ficavam as torres do World Trade Center, em Nova Iorque.

O arquiteto fala em pessimismo num discurso nas Ted Talks de 2009, em que lista 17 palavras de inspiração na arquitetura. “Acredito que o optimismo leva a arquitetura em diante. É a única profissão onde é preciso acredita no futuro. (…) E é esta crença que move a sociedade. Hoje em dia temos um pessimismo evangélico ao nosso redor. E é nestes tempos que acredito que a arquitetura pode fazer-nos ter grandes ideias, ideias que não são pequenas”. Em 2004 o arquiteto também disse, num evento, que “Não podemos pagar pelo luxo do pessimismo”.

Entretanto a frase “Não seja pessimista, é uma perda de tempo”, foi dita por Shimon Peres. O ex-presidente de Israel disse estas palavras num evento organizado pela Forbes em 2016. A mesma frase também pode ser encontrada amplamente online, atribuída a Norman Cousins, um professor de estudos comportamentais que morreu em 1990. No fim da vida tornou-se ativista pelo tratamento paliativo em casos de doenças terminais. O próprio foi diagnosticado com uma doença e criou o seguinte tratamento: uma combinação de vitaminas e sessões de riso provocados por programas de apanhados e filmes de comédia.

Palavras-chave

Relacionados

Televisão

Audiências: “All Together Now” de Cristina Ferreira cai para novo mínimo

Concurso de talentos da TVI foi visto por pouco mais de um milhão de espectadores

Famosos

Visual de Cristina Ferreira em "All Together Now" agita redes sociais mais uma vez

A apresentadora apostou num look polémico que dividiu opiniões.

Famosos

Quanto custam os visuais de Cristina Ferreira em “Cristina ComVida”

A apresentadora sempre nos presentou com a sua boa disposição e looks fantásticos

Mais no portal

Televisão

Paixão em “A Serra”: Tomás beija Fátima e ela declara-se

Veja as imagens!

Televisão

Para os amantes de "true crime" há uma nova série a estrear este domingo

"Who Killed My Son?" é sobre a luta de uma mãe que não descansou até descobrir toda a verdade sobre a morte do filho

Televisão

Surpresa em “Amor Amor”: Ângela casou-se com Anselmo no hospital

Vanessa descobre a verdade.

Televisão

Renato Godinho sobre personagem de “Amor, Amor”: “O Xô Bítor vai voltar”

As gravações da novela da SIC chegaram ao fim, mas o ator revela que a trama pode não ficar por aqui! Renato não se despediu da personagem

Televisão

Tragédia em “Amar Demais”: Madalena e Célia caem de uma ravina e só uma é encontrada

Emoções bem fortes na novela da TVI.

Televisão

Sem dinheiro, Cristina Ferreira precisa cancelar programas na TVI

A apresentadora e diretora da TVI apostou tudo em grandes formatos, como “All Together Now” e “Cristina ComVida”, programas com custos elevados, que não lhe dão a liderança. A situação é preocupante

Televisão

Surpresa em “Bem Me Quer”: Maria Rita recusa falar com Honório sobre o casamento

Veja as imagens!

Famosos

Fernando Mendes apresenta espetáculo "Insónia" nos dias 21 e 22 de maio no Porto

É o regresso do espetáculo a solo do apresentador ao Teatro Sá da Bandeira.

Televisão

Tensão em “Festa é Festa”: Ainda repreende Tomé em público

Saiba tudo o que passou na novela da TVI.

Famosos

Carolina Carvalho posa com a mãe: "acham que somos parecidas?"

Veja a reação dos fãs.

Famosos

Angie Costa esclarece polémica com Windoh

Em causa está o rumor de traição por parte do Youtuber.

Famosos

Marco Costa pondera adotar uma criança

Um dos grandes sonhos do chef é ser pai.